
- Este check list resume propósito, características e aplicações da corrente epistemológica conhecida como construtivismo.
- Descreve principais conceitos atrelados e significativos.
- Serve de guia para reflexão, diagnóstico e planificação, regulação e monitoramento sobre a teoria construtivista na gestão do conhecimento na empresa e no indivíduo, você, equipe e cadeia de valor.
- Construtivismo é um ramo da teoria psicológica cognitivista.
- Foca em modelos mentais para representar e entender cientificamente processos cogntivos, como a atenção, percepção, memória, pensamento, linguagem, aprendizagem, metacognição, funções cognitivas de nível superior ou especiais.
- É uma corrente muito aceita nos dias de hoje como modelo educacional e profissional nas empresas.
- Trabalha em cooperação e sinergia com a corrrente behaviorista, baseada em estímulos e comportamentos.
- O construtivismo vai além do empirismo, convive com o pragmatismo, objetivismo e outras correntes.
- Direciona o foco de estudo para sujeito, suas interações, abstrações, reflexões, num processo contínuo de aquisição e equilibração do conhecimento.
- Busca e analisa modelos para representar diferentes níveis de interações e abstrações, empíricas, lógicas (dedutivas, indutivas e abdutivas), metacognitivas, que em conjuto constróem o conhecimento, inteligência e comportamento do sujeito, empresas e grupos sociais.
- Está ancorado no método científico, mas vaí além dele, foca na reflexão e conscientização do sujeito sobre odo resultado da experiência, que está numa camada cogntiva superior e mais estratégica do fazer e ser hábil.
- Acredita na necessidade do uso da mediação nas suas várias formas para ajudar o sujeito a construir seu conhecimento na direção alinhada com o modelo e proposta de valor da empresa, em camadas, pela criação de zonas de aprendizagem proximal no entorno das tarefas e atividades.





