A mediação semiótica na empresa tem como propósito aumentar o desempenho cognitivo, ajudar a fazer conexões do conhecimento corrente com o conhecimento futuro planejado, aprender de forma mais rápida, continuada, especializada, de acordo com o ambiente, contexto, linguagem e objetivos de negócio.
Numa empresa ou rede de negócios o sujeito se depara com falta de conhecimentos prévios adequados e tem momentos de dificuldades para atribuir os significados do contexto de mudanças.
Mudam signos, sinais e sinalizações, símbolos, linguagem, etiquetas, formas e formatos das informações e comunicação … continuamente.
Isso acontece com qualquer um e faz parte do ambiente de negócios.
Frequentemente gera descompassos, bloqueios, travas cognitivas, dificuldade de aprendizagem, falta de atenção, estresse.
A mediação semiótica trata a relação do sujeito e objeto do conhecimento em várias perspectivas fundamentais que variam de acordo com o contexto e situações, tais como …
Forma … envolver conteúdo … usar estruturas e modelos para pensar … modelar produtos e serviços, dados, informação e conhecimento; analisar atributos, características, dimensões;
Desempenho cognitivo … da linguagem e comunicação, pensamento, percepção, conceituação, comparações, comportamento, uso, controle e ajustes.
Conteúdos … preencher a forma … entender os vários tipos, propósitos, características e aplicações; como gerenciar, coletar, entregar, recuperar informações em qualquer formato.
Processo … desenvolver formas e conteúdos … organizar, sequenciar, categorizar, criar algoritmos, procedimentos, regras para acessar e reunir conceitos filosóficos, científicos e empresariais, tomar decisões e resolver problemas.
Ferramentas cognitivas … usar modelos, métodos, ferramentas, técnicas, práticas cognitivas
Gestão de processo mental … planejamento, desempenho, controle e ajustes.
Aplicar métodos científicos para modelar e acessar tipos de pensamentos ou abstrações.
ganhar mais consciência sobre o objeto do conhecimento, memorização de pontos de atenção, ferramentas de interpretação para ganhar compreensão,
Abstrações … aprender a fazer operações conceituais.
Compreensão … ganhar habilidade para ganhar “conhecimentos verdadeiros”, mais rápidos ou profundos de um dado contexto.
Explicar … ganhar habilidade para fazer os outros compreenderem o seu ponto de vista (a sua compreensão) e ganhar autonomia para resolver problemas de um dado assunto ou domínio do conhecimento.
Trabalhar em rede … trabalhar em time, resolver problemas de forma coletiva, alinhada, sincronizada, articulada e autogerida.
Desenvolver a metacognição … desenvolver a capacidade de autoregulação e automonitoramento., aprender a aprender.
Equilíbrar o conhecimento … aprender a perceber desequilíbrios cognitivos e emocionais equilibrar e aumentar o seu desempenho cognitivo, emocional e técnico.
Focar nas tarefas … orientar as abstrações e conhecimentos para tarefas para que possam ser melhor qualificados e quantificados em termos de benefícios e valor para o negócio da empresa.
Criar zonas de desenvolvimento proximal … criar caminhos de aprendizagem de acordo com mo perfil do sujeito e objetivos empresariais; diagnosticar gaps e caminhos à partir daí, e planejar estágios de aprendizado do sujeito, com a orientação para tarefas.
Gerenciar a rede de conhecimento … entender e conectar em rede sociais pessoas, ferramentas e tarefas e seus relacionamentos.