A fundamentação teórica tem como propósito ensinar indivíduos, times e empresa sobre os objetos e objetivos de conhecimentos e comportamentos mais importantes e prioritários para a execução de tarefas específicas.
Veja na sequência um check list sobre fundamentos da gestão do trabalho nas empresas.
- Compreender, Comunicar e Explicar … entender como usar métodos e ferramentas para desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e técnicas na empresa.
- Coleta de Dados
- Gestão … planejar, desempenhar, controlar e ajustar tarefas (mudanças, recursos, planos, processos, projetos, tempo, pessoas, conhecimento), para atingir objetivos.
- Plano … documento interativo e fruto do ciclo de planejamento, para descrever intenções, compromissos, objetivos, ações, responsáveis, comportamentos, indicadores de desempenho, metas e entregas.
- Desempenho … descrição do comportamento e atividades para executar o plano com eficiência (foco em habilidades) e eficácia (foco em resultados) em tempo real, explicar como usar ou adaptar modelos e ferramentas, preparar ambientes, reavaliar requisitos e critérios, indicadores e metas previamente definidos; otimizar recursos e sistemas, fazer previsões em tempo real para atingir metas.
- Planejamento Estratégico … definir plano estratégico, objetivos e prioridades de longo prazo, garantir o alinhamento, articulação, sincronismo de planos de médio e curto prazos da empresa.
- Planejamento Operacional .. cumprir o plano estratégico, desdobrar objetivos em metas específicas, mensuráveis, acessíveis, relevantes e temporais; gerenciar o dia a dia, alinhar o planos estratégicos e operacionais, estabelecer a direção comum estratégica.
- Modelagem de Negócio … modelar a lógica do funcionamento do negócio, proposta de valor, ofertas, recursos, parcerias, segmentos, canais, receitas e custos … como funciona e se difencia no mercado.
- Modelagem Operacional … modelar a prática, representar “como” o modelo de negócio funciona na prática via unidades operacionais, fluxo de informações e serviços, cadeia de valor, logística de entrada, transformação de insumos em produtos e logística de saída.
- Proposição de Valor – compreender a importância dos “atributos de valor chave” da empresa … ressaltar o foco, singularidade e mensagem de valor das ofertas, saber declarar (prometer) valores, se posicionar, atrair o publico alvo ou comprador ideal, motivar e inspirar “estado mental” de busca do saber e ressaltar o valor da marca.
- Ética ... equilibar moral e intenções … avaliar regras de conduta, intensões e comportamentos apropriados e não apropriados para a execução das tarefas e atividades; compreender como os “desvios comportamentais” podem ser evitados e os acertos evidenciados, identificar indicadores qualitativos chave voltados para o ser humano, para as várias atividades, tarefas e interações.
- Construtivismo … orientar como contribuir de forma ativa no processamento e uso da informação na empresa … análisar de forma crítica e metacognitiva o conhecimento e aprendizagem, considerá-lo como um ativo de alto valor, saber explicar as tividades e tarefas chave,como parte explícita do modelo de negócio e operacional; como as pessoas devem construir seu próprio conhecimento, através da experiência mediadas por esquemas, modelos mentais e físicos, métodos e ferramentas, que podem ser inseridos, desenvolvidos e sofisticados, por meio de processos complementares de práticas, assimilação e alojamento.
- Objetivos – entender a importância da formulação de objetivos como abstração âncora para a gestão de qualquer coisa; como uma rede de indicadores de desempenho financeiro, logística, produção, marketing, venda, conhecimento, relações de compromisso, metas, pessoas, tarefas, ferramentas, trabalho em time, que permita identificação desvios, previsões e melhorias contínuas.
- Metas SMART … aprender a desdobrar objetivos em metas – eSpecíficas, Mensuráveis, Acessíveis, Relevantes e Temporais; criar, grupar e hierarquizar objetivos e metas, direcionar e equacionar o trabalho em time; facilitar o sincronismo (ritmo, simultaneidade, sintonia) e alinhamento (posicionamento, direção, caminho, formação).
- Análise de Situação – saber enumerar e explicar alternativas e condições, motivos, razão, viabilidade ou ajustes de objetivos; decidir como “dividir os objetivos e problemas em problemas menores, com metas quantificáveis e mensuráveis atreladas, de mais fácil solução e conhecidos pela empresa; analisar sistematicamente quatro tipos de informação: forças, fraquezas, oportunidade, ameaças; tomar decisões de maior qualidade, em tempo real, comparar visões dos ambientes externo e interno, aprender a ganhar consciência das situações emergentes e frequentes e como tratá-las; separar o foco da tarefa da sua periferia.
- Formulação de Estratégias … baseado nos objetivos, pesquisas, análise de situação e desafios previstos, definir metas SMART, é possível formular estratégias para garantir o atingimento do objetivos, resolver como os recursos disponíveis serão organizados, compartilhados, distribuídos, para possibilitar que os times atinjam os objetivos quatitativos e quantitativos da empresa; observar que a boa estratégia se preocupa também com a facilidade e qualidade da geração dos planos de ação, controle, ajustes e avaliação de desempenho.
- Planos de Ação … para cada estratégia, existe uma meta e um plano de ação que deve incluir mapa, check list, cronogramas, para que líderes e liderados possam se debruçar, estudar, compreender, se preparar, imaginar e agir, durante a jornada até o objetivo … no final do ciclo, um outro plano melhorado é gerado, a sistemática PDCA, acrescenta e documenta a evolução e gera melhorias constantes; desa forma forma, “planos são os conteúdos ou pacotes de controle que circulam na rede de gestão da empresa.”
- Monitoramento e Controle … qualquer plano ou conjunto de planos deve ser monitorado; e qualquer monitoramento deve ser fundamentado, tal como explicitado aqui; para que todos os “movimentos em campo” possam ser observados “por todos”, mesmo que haja funções e pessoas específicamente designadas para tal; todos devem monitorar suas vizinhanças; por isso, os planos precisam ser simples, mmnemônicos … SMART, tal como objetivos e metas; desvios ou imprevistos mais comuns devem ser enumerados para facilitar a identificação e investigação; planos alternativos, atrelados a estratégias alternativas, precisam estar engatilhados e são peças importantes para aumentar a resiliência e precisão para alcançar os objetivos propostos.
- Tomada de Decisão … conscientizar, buscar informação, avaliar alternativas, tomar decisão, avaliar a decisão.
- Gestão do conhecimento … processo, rede, sistema, pessoa, modelo, método, ferramenta, técnica, prática, comportamento, habilidade.
Todos os pontos de fundamentação teórica listados devem ser continuamente revistos e servir fde referência inicial.
O check list serve para a gestão de escopo e revisões espaçadas .
Devem ser personalizados para o ambiente de tarefa específicos.
Qualquer plano ou conjunto de planos deve ser bem compreendido e monitorado.
Todas as atividades de monitoramento deve ser fundamentadas. tal como explicitado aqui, sinteticamente.
De uma forma geral, “movimentos em campo” podem visibilizados “por todos”, mesmo que haja funções e pessoas específicamente designadas para tal.
Todos devem monitorar suas vizinhanças.
Dessa forma, planos, modelos, métodos, ferramentas, técnicas e práticas precisam ser simples, mmnemônicos … SMART, tal como objetivos e metas.
Desvios ou imprevistos mais comuns devem ser enumerados para facilitar a identificação e investigação e servirem de lições aprendidas.
Planos de referência atrelados a estratégias préestabelecidas e testadas com sucesso são ferramentas, que podem estar engatilhados.
A fundamentação teórica e seus aparatos é peça importante para aumentar a resiliência e precisão para alcançar os objetivos propostos.