Planejamento estratégico é o primeiro passo fundamentar, projetar uma empresa ou um negócio …. formula objetivos de longo prazo, modelo de negócio, modelo operacional e indicadores de desempenho.
Objetivos da Empresa
Objetivos empresariais são indicadores qualitativos da empresa e são o primeiro passo no planejamento estratégico.
Toda empresa deve ter uma rede objetivos e idicadores atrelados.
Objetivos financeiros … financeiros … receita, despesas, custo, ROI,
marketing (participação de mercado, produtos e consumidores), produção (custo de operação, produtividade), etc.
Todos os objetivos devem seguir os seguintes “critérios de qualidade”:
RELEVANTE … orientado para o impacto, de modo que represente um objetivo do programa e não o resultado de actividades específicas.
GERENCIÁVEL … mensurável; gerenciável e que possa ser materialmente afetado pela empresa.
TEMPORAL … limitado no tempo, na medida em que é alcançável dentro do prazo da estratégia.
UNIDIMENSIONAL … de modo que atinja um único problema de desenvolvimento.
ESPECÍFICO… para que não possa ser interpretado de diferentes maneiras.
Esse check list expõe características para garantir objetivos de boa qualidade … veja objetivos SMART
Redação do Objetivo Empresarial
A explicação da articulação dos objetivos, indicadores e metas, suas relações de causa e efeito (tradeoffs) é muito importante para a compreensão da proposta de valor da empresa, modelo de negócio e modelo operacional da empresa.
Se propões a comunicar o que deve ser alcançado e medido.
O que é planejado para o atingimento das metas, de forma consistente, dentros das faixas de tolerências.
Se o objetivo não atender aos critérios de qualidade citados (especificidade, mensurabililade, acessibilidade, relevãncia e temporalidade), os indicadores e suas metas desdobrados perderão eficácia, não representarão a realidade das mudanças.
Formular bons objetivos é um misto de ciência e arte.
Formular, compreender, desdobrar objetivos em indicadores, metas e planos é uma habilidade empresarial de gestores e líderes, considerada no mercado como de alto nível técnico, cognitivo e emocional.
Objetivos Estratégicos
Objetivos estratégicos são indicadores de maior grandeza da empresa.
É o conjunto de resultados mais ambiciosos, mais elevados, que se espera alcançar dentro de um prazo de 3 a 5 anos.
Visa agrupar e sintetizar vários objetivos e isso, torna a medição do seu desempenho problemática, já que é difícil (ou impossível) definir com precisão apenas um objetivo específico.
Na realidade o objetivo estratégico representa uma “rede de objetivos específicos” interdependentes, compondo um sistema de tradeoffs.
O objetivo estratégico é a representação da empresa como uma rede de objetivos, com uma arquitetura e indicadores próprios, que permita gestão, economia, qualidade de atendimento, desempenho e segurança.
Rede de Objetivos
A empresa é formada por um grupo de objetivos.
Para tal, é preciso que cada objetivo e indicadores de mudança, estejam articulados ou interdependentes.
Implementados de forma integrada na mesma atividade ou ambiente de tarefa.
Alcançáveis através de um conjunto comum de resultados intermédios e ligações causais (fluxos de informação interdependentes) no quadro de resultados.
Mutuamente reforçáveis e sinérgicos, tal que a realização de um facilite a realização do outro.
Objetivos Intermediário
Um objetivo intermediário é um resultado chave que deve ocorrer para atingir um objetivo estratégico.
O objetivo intermediário, tal como o objetivo estratégico, do qual é gerado, reflete a razão pela qual um projeto ou programa (conjunto de projetos) foi empreendido.
Quanto mais claro isto for articulado, mais fácil se torna a tarefa de desenvolver indicadores apropriados.
A diferença entre objetivos estratégico e intermediário é que é necessário alcançar os resultados intermédios, antes de poder alcançar o objetivo estratégico de nível superior, mas não são ainda atividades; são mais movimentos táticos.
Selecionar Indicadores
Depois de cada objetivo ter sido claramente articulado e definido, como saberemos se esse resultados projetados irão ocorrer?
Responder a essa pergunta sobre a informação necessária faz parte do processo de desenvolvimento de indicadores de medição de desempenho.
Um indicador é um mecanismo que pode responder à questões de quanto (ou se) progresso está sendo feito em direção a um determinado
objetivo.
Mede o desempenho de um programa específico comparando os resultados reais com os resultados esperados.
Não responde à questão de saber por que razão se regista ou não progresso.
O processo de formulação de objetivos e seleção de indicadores é iterativo.
As etapas a seguir não ocorrerão necessariamente em sequência, mas ilustram o processo que deve ocorrer após a definição dos objetivos:
- Propor potenciais indicadores para cada nível de resultados; o grupo que discute a lógica subjacente de uma tarefa (projeto ou programa), deve começar por debater possíveis respostas à pergunta: como saber se o resultado está a ocorrer?
- Avaliar alternativas … uma variedade de indicadores deve ser considerada para melhor determinar as escolhas mais aplicáveis para cada resultado.
- Medidas diretas e indiretas … se não existirem medidas diretas possíveis, ou se muito caras ou de alguma forma inviável, então considerar indicadores substitutos, medidas que podem informar indiretamente os gestores da tarefa sobre o seu desempenho.
- Fonte de dados … explorar fontes de dados potenciais e disponíveis para indicadores candidatos; para cada um dos indicadores aplicáveis; explorar
quais fontes estão disponíveis; se necessário, conceituar os indicadores de maneira ajustada. deverão ser utilizados indicadores para os quais seja viável recolher dado. - Coleta de Dados … entender quais dados estão sendo coletados, se os dados existentes são apropriados, relevantes e viáveis.