Veja o check list de referência do foco da Colaboraepara desenvolver a empresa epistêmica:
- Desenvolver Autodidatas … capacitar times e empresa a “aprender a aprender” por conta própria, com autonomia, autoregulação, automonitoramento e autocontrole da aprendizagem e excução de tarefas; facilitar e equipar pessoas para trabalhar em time e em rede, para buscar e pesquisar o material necessário para aprender, tomar decisões e executar tarefas com corretismo e consistência.
- Inteligência Competitiva … aumentar a capacidade e probabilidade de ganhar a competição com concorrentes no mercado, desenvolver habilidades de indivíduos e times para aumentar o desempenho de tarefas de missão crítica da empresa, tais como, coletar, analisar e usar informações sobre concorrentes, clientes e outros fatores de mercado que contribuem para aumentar a percepção de valor e vantagem competitiva das ofertas da marca.
- Aprender a Aprender … desenvolver a metacognição e comportamento construtivista, ir além de executar a tarefa com desempenho, mas também criar o hábito de selecionar e usar modelos, protótipos, métodos, ferramentas científicos, para orientar de forma correta e consistente a gestão do aprendizado de tarefas, para indivíduos, times, e parceiros … aprender a gerir, planejar, desempenhar, controlar e ajustar … refletir, interpretar e se conscientizar da experiência e benefícios, identificar “gaps” de conhecimento e caminhos de aprendizagem.
- Aprendizagem Significativa … usar aprendizagem conceitual que usa conceitos para cientificar pensamentos, conectar o conhecimento corrente com o conhecimento novo e futuro, centrar a atenção no modelo de negócio da empresa, fazer diagnósticos e avaliações de conhecimento e aprendizagen, criar “zonas de desenvolvimento proximal” de tarefas em rede.
- Aprendizagem em Rede … compartilhar projetos de aprendizagem via web, com monitoramento e indicadores de gestão, economia, atendimento, desempenho e segurança de rede; identificar, avaliar e percorrer caminhos mais curtos para obter melhores resultados, informações certas, na hora certa.
- Prototipação de Ferramentas … selecionar, avaliar e aplicar modelos para aumentar a precisão, desempenho e melhores especificações de funcionalidades de sistemas e ferramentas para simular e testar teorias ou hipóteses … para ajudar a materializar, formalizar e avaliar produtos, serviços e soluções.
- Treinamentos on the job … desenvolver soluções, ferramentas, práticas para aprendizagem acelerada e continuada, focadas em tarefas e atividades críticas e prioritárias para a empresa.
- Prática deliberada “On the Job” … usar tecnologia digital para aplicar treinamentos no local e posto de trabalho para aprender a otimizar recursos e ativos, desenvolver hábitos e habilidades específicos para executar o planejado e aumentar o desempenho de “tarefas específicas”.
- Ambientes Digitais em Rede … desenvolver ambientes propício para a aprendizagem, usar sistemas de gestão de conteúdo e conhecimento, para conectar pessoas, ferramentas e tarefas.
- Inteligência Artificial … usar redes de computadores, estruturas de dados e algoritmos para reproduzir competências semelhantes às humanas como é o caso do raciocínio, aprendizagem, planejamento, criatividade, etc.
- Ferramentas de autogestão, autoregulação e automonitoramento para desenvolver habilidades e informações específicas, com foco em tarefas.
- Tecnologia celular … disponibilizar, portabilizar e permitir acesso a aprendizagem a qualquer hora de qualquer lugar.
- Mediar a aprendizagem … ajudar a interpretar, compreender e explicar formas de aprender.