O processo de tomada de decisão na empresa deve necessariamente ser analisado em três planos: estratégico, tático e operacional.
Cada um desses desses três planos roda processos de gestão que precisam estar articulados e sincronizados por todos na empresa e na sua cadeia de valor.
Diante disso, uma das habilidades mais fundamentais é a articulação e sincronismo.
Para isso acontecer é necessário que gerentes e gerenciados saibam claramente distinguir o que é uma atividade estratégica, tática e operacional no seu “ambiente tarefa especifico” para poder priorizá-las.
Além disso trabalhar com indicadores que permitam fazer o alinhamento em tempo real de forma rápida, flexível e precisa.
Isso exige várias habilidades que podem ser estudadas e desenvolvidas nos planos estratégico, técico e operacional.
Decisões Estratégicas.’
São decisões de grande espectro e mexem com a empresa, ou projeto, tarefa, produto, etc.
Definem componentes fundamentais do planejamento modelo de negócio.
Definir controlar e ajustar capacidades e recursos no longo prazo.
Garantir sustentabilidade empresarial e social.
Sustentabilidade … agregar valor ao meio ambiente e social.
Formular missão, valores e visão da empresa.
Definir e ajustar modelo de negócio e modelo operacional.
Aumentar o poder de atração e desempenho da marca.
Definirquem serão os clientes estratégicos e segmntos, selecionar quais os indicadores de tempo real de mercado e da empresa, que serão monitorados e medidos, gerenciar o escopo (maior) do empreendimento … desempenho da marca e empresa.
Decisões Táticas são voltadas para:
Desdobrar o todo estratégico em partes táticas.
Dividir para conquistar.
Servir de ponte entre estratégico e operacional; atuar e fazer previsões de médio prazo para organizar, movimentar e distribuir recursos; orientar as decisões operacionais … desempenho do s times
Focar em garantir consistência de resultados, do trabalho em time.
Decisões Operacionais … garantir corretismo na execução de atividades e tarefas, capacidades e habilidade, para selecionar e otimizar recursos em tempo real, em fração de segundos ou sob “coação”, em situações onde a decisão racional é ppouco ou não viável, estão focadas no ambiente de tarefa, indivíduos, técnica, comportamento, familiarização, pratica, desempenho, habilidade, treinamento, compreensão, aprender … desempenho técnico e individual.
As decisões estratégicas, táticas e operacionais são tipos de decisões diferentes e exigem habilidades diferentes.
É diferente olhar ao longe e de perto.
Olhar focado e periférico.
Olhar global para agir local.
Avaliar o conceito incluso no contexto.
Sempre a contraposição dessas visões temporais é necessária.
É no plano operacional que as coisas acontecem.
Mas é no plano tático e estratégico que as coisas são pensadas.
Se existe problema ou excelência na execução (operação) a razão está na tática e na estratégia.
O indivíduo e empresa dedicam a maioria das suas horas no operacional, muito menos no plano tático e muito menos ainda no estratégico.
No entanto, se algumas “gotas do estratégico e tático” não forem acrescentadas criteriosamente o resultado mingua.
O fio condutor que conecta o operaional, tático e etratégico, devem estar claro e visíveis por qualquer sujeito na empresa e sua cadeia de valor, bem como o seu papel e esforço em cada plano.