Analisar … dividir o tododa tarefa em suas em partes e se concentrar na solução das partes
Desafiar … não é repetir o que já se sabe;, precisa demandar esforço intelectual e físico, mesmo que seja feito com prazer.
Esforço consciente … não é uma atividade automática, exige sair da zona de conforto e reorganizar conhecimento, habilidades e comportamentos.
Modelo mental mais complexo … exige e gera mais informações, aprimoramentos e precisão a cada repetição.
Uso de facilitadores … para focar no processo e dar feedbacks sobrecorretismo, consistência e capacidade
Foca em pontos fracos com maior probabilidade de ganho de habilidade.
Não pode ser fácil ou divertida … caso seja, deve ser melhorada … por exemplo, se você quiser aumentar a velocidade de leitura, terá que praticar, usar técnicas e ferramentas, medir velocidade, nível de compreensão e memorização.
Requer esforço deliberado … abrir mão de recompensas imediatas … forçar além do ritmo natural das coisas … repetir coisas que você é ruim até ficar bom … é mais cansativo.
Deve sempre ser recompensada … em virtude do esforço deliberado exigido … por exemplo, comemorando o atingimento da meta ou fazendo uma atividade mais prazerosa.
Requer Repetição Espaçada … para atingir a meta pré-estabelecida e desafiadora aos poucos.
Um ponto importante é registrar o histórico da participação e avanços, entender o passado, compreender a evolução, rastrear melhorias ao longo do tempo, prever quando a meta será atingida, fazer análise e ganhar conhecimento sobre o processo da Prática deliberada.
Não há dúvida de que a prática deliberada “pode” ser a receita para o sucesso, mas apenas sob certas condições.