Análise … segmentar a empresa e problemas em seus elementos e partes componentes para melhor compreensão.
Avaliação… usar padrões” para proverpareceres, opiniões técnicas, financeiras e cálculos de valor.
Ciência Social … estudar a cultura (recursos, ferramentas e usos), organização da empresa e contexto social; agregar valor social.
Comportamento … orientar a ética, relação interpessoal, atitudes e interações.
Cultura … desenvolver recursos e ferramentas, atividades, padrões para criar produtos, serviços, aplicar ciência e arte.
Economia … regular fatores de produção – natureza, trabalho, capital; gerar riqueza e eficiência econômica.
Ferramentas … desenvolver recursos como instrumentos para aprender, desempenhar, padronizar e reproduzir tarefas, produtos, serviços e soluções.
Foco no Cliente … atender necessidades e expectativas dos clientes com qualidade.
Indicadores de Controle… monitorar mudanças e desempenhos, continuamente em tempo real.
Meta … desdobrar objetivo quantitativamente para ser medido e servir de base para a estratégia.
Estratégia…reunir e coordenar recursos para atingir metas com eficiência e vantagem competitiva.
Norma … regular procedimentos, comportamentos e práticas.
Objetivo … definir o fio em metas para garantir eficácia, orientação, referência e avaliação do sucesso.
Observação … direcionar atenção para perceber e retratar a realidade sem interpretar, como primeiro passo da aplicação de métodos científico.
Plano … projetar propósito, objetivos, metas, conjunto de ações, recursos, controles e ajustes.
Prática … aplicar teoria, atividades de execução regular ou planejada.
Princípio … fundamentarnormas, leis e padrões de conduta para as diferentes áreas do conhecimento.
Prioridade … definir o que deve ser atendido primeiro; por exemplo, focar em 20% nos recursos que representam 80% dos resultados (princípio de Pareto)
Propósito … definir escopo e intensões; o que se quer fazer, realizar; plano, intuito, alvo; explicar a razão de existir; declarar visão, missão e valores.
Tomada de Decisão … fazer escolhas num contexto de restrições e tradeoffs.
Relações … mapear associações, semelhanças, vínculos entre pessoas, fatos, causas e efeitos;.
Relatórios … gerar informações sistemáticas, essenciais e conclusões sobre resultados de tarefas, projetos e atividades.
Processo … definir conjunto de atividades repetíveis para transformar recursos em produtos, serviços e soluções.
Projetos … administrarempreendimento temporário, com recursos diversos para criar algo novo.
Recursos … controlar relaçãoentre recursos e objetivos e elaborar estratégias para atingir metas e objetivos.
Teorias … estudar e aplicar regras, métodos, hipóteses, experimentações, observações para resolver problemas, tomar decisões.
Tipos de Gestão … mudanças, atividades, conhecimento, informação, dados, economia e finanças, logística, marketing, vendas, produto, processo, produção, recursos, recursos humanos, TI, e outros.