Indicador Qualitativo … é uma medida de mudança qualitativa de um sujeito, relação ou objeto do conhecimento,
Investiga as qualidades ou características de pessoas, processos, comportamentos, graus e tipos de mudanças frente aos seus objetivos, valores ou cultura.
Procuram revelar a percepção das pessoas em relação aos resultados expressos pelos indicadores quantitativos, conhecidos como KPI – Key Performance Indicator.
São usados em situações em que os resultados numéricos não são suficientes para entender o contexto.
Estão associados a avaliação subjetiva das pessoas, como bom ou ruim, melhor ou pior, força ou fraqueza, oportunidade e ameaça.
Quão as pessoas percebem e interpretam os indicadores quantitativos.
Dessa forma os indicadores qualitativos são dependentes dos indicadores quantitativo e da percepção das pessoas.
De forma contraposta, são necessários para complementar os indicadores quantitativos.
Visa capturar questões qualitativas, como eficácia, participação, capacidade de respostas
Indicadores qualitativos não usam números ou percentuais para planejar. desempenhar, controlar e ajustar mudanças e sim signos – qualquer coisa que significa alho
- estrutura de dados
- modelo
- texto
- string
- lista
- equação
para tal, usa critérios ou atributos de valor chave específicos, pré – determinados pela empresa no seu modelo de negócio, para gerar informações orientar o processo de gestão, tomada de decisão, alinhamento e sincronismo, agregação de valor e vantagem competitiva.
- indicador qualitativo
- ferramenta
- mental
- cognitivo
- pensamento
- emocional
- percepção
- complementar
- indicador quantitativo
- medida
- subjetiva
- padronização
- interpretação
- compreensão
- pessoa
- mudança
- tempo
- critérios
- atributos chave
- específicos
- pré-determinado
- empresa
- modelo de negócio
- informações
- orientar
- processo
- gestão
- tomada de decisão
- alinhamento
- sincronismo
- agregação de valor
- vantagem competitiva.
- Diferentemente dos indicadores qualitativos, sua contraparte, não envolvem estritamente envolve enumeração … isso permite fornecer informações específicas e diferenciadas.
- Indicadores qualitativos visam explicitar a compreensão das pessoas quanto as mudanças, causas e efeitos,
- São recomendados para sistemas complexos com múltiplas variáveis, como na empresa, no cumprimento da missão, visão e valores.
- Precisam ser claramente definidos, para “medir o que deve ser medido”.
Qual a importância dos Indicadores Qualitativos?
- Medir mudanças.
- Tudo muda cada vez mais rápido e de forma mais complexa … ambiente, informações, ritmo de mudanças, quantidade de pessoas interessadas.
- Os indicadores quantitativos são limitados para medir e prever mudanças em ambientes complexos ou multitarefas.
- Os indicadores qualitativos são mais apropriados, já que tem como objetivo avaliar a compreensão que cada um tem sobre os indicadores quantitativos e o que ele representa.
- Tem objetivo diferente e atrelado aos indicadores quantitativos.
- Avaliam a percepção e compreensão das pessoas sobre qualidade e quantidade das mudanças e suas relações de causa e efeito.
- São parâmetros de mudança: 1) ferramentas de gestão, 2) contabilização e clareza de resultados e 3) lições aprendidas com a experiência.
Gestão … 1) contabilidade e clareza dos resultados, 2) estabelecimento de prioridades, 3) construção de códigos de ética, 4) melhor entendimento de como as reformas ou não fortalecem as mudanças políticas , 5) projetar programas de gestão futuros.
Contabilidade e clareza de resultados … 1) alocação de recursos, monitoramento e avaliação de projetos, 2) identificar e desenvolver caminhos práticos para tornar os efeitos mais atribuíveis as intervenções, 3) impedir desvios nas direçoes estratégicas.
Aprender com a experiência … o que funcionou e o que não funcionou … melhores práticas a serem aplicadas em programas futuros. … disseminadas … compartilhar resultados de análises e incorporar achados dentro de atividades.
Como os indicadores de Qualidade são Aplicados?
- Gerenciar programas … coleções de projetos complementares que constituem um pacote completo de trabalho.
- Avaliar resultados antecipados … esperados de programas em antecipação aos indicadores quantitativos.
- Engatilhar e sinalizar … possíveis desvios de objetivos nas atividades e planos de referência.
- Estabelecer diálogo contínuo … com funcionários e parceiros sobre gestão de atividade, implementação e eficácia.
- Rever portifólio e estratégia …
- Suportar a comunicação … por toda a cadeia de valor e mercado alvo.
Qual o processo para desenvolver Indicadores
O desenvolvimento de indicadores qualitativos (e quantitativos) envolve um trabalho articulado do núcleo estratégico da empresa, desdobrado em indicadores táticos e operacionais … usa uma estrutura hierárquica em árvore.
Passo 1. Plano Estratégico … indicadores fazem parte de um sistema de monitoramento da empresa que cobre todas as atividades chave para planejar, desempenhar, controlar e ajustar processos de negócios … os propósitos da empresa são desdobrados em objetivos qualitativos, metas quantitativas e estratégias específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais … depois vem o desenvolvimento e seleção de medidas.
Passo 2. Desenvolvimento e seleção de indicadores …
Uma vez que cada objetivo seja articulado na rede de objetivos da empresa, no passo 1, a empresa e cadeia de valor deve ganhar a capacidade para perguntar e responder …
- Os resultados previstos estão sendo alcançados?
- Qual a qualidade e quantidade de informações necessárias para responder essa pergunta?
- Como fornecer a informação necessária?
- Como é o processo para desenvolver indicadores de medidas de desempenho.
Um indicador é um dentre uma variedade de mecanismos que podem responder à questão de
quanto (ou se) o progresso está sendo feito em direção a um determinado objetivo.
- Ele mede o desempenho de um “programa específico” comparando os resultados reais com resultados esperados.
- Não responde a questão de por que o progresso está ou não sendo feito … depende de outros indicadores para ter “significância de contexto” e possa ser interpretado corretamente.
Seleção e Tipos de Indicadores
Diferenças entre Indicadores quantitativos, qualitativos e híbridos.
Indicador Quantitativo
Indicador quantitativo é o indicador que aplica alguma contagem para indicar mudança, geralmente número ou percentagem.
- Insere uma medida precisa de crescimento ou decréscimo em impacto.
- Não é muito indicado para definir tendências envolvendo múltiplas atividades e programas de longo prazo.
- Não fornece informações sobre contexto e escala das mudanças (visão periférica).
- É mais apropriados para descrever mudanças em atividades discretas, ou …
- Serve de medida central da média de resultados de grupos de atividades envolvendo uma população ou grupo alvo.
- Tem caráter mais imediatista em termos de relatórios de necessidades ou expectativas.
- Exemplos … quantidade de múltiplas fontes de informação e tecnologias de informação, como internet, sites, e-mails, redes sociais, etc.
Indicadores Híbridos
Indicadores híbridos (ou mistos) quantificam dados qualitativos.
Indicador híbrido … ou indicadores multidimensionais … capturam melhor dados sobre indicadores qualitativos (atributos de valor ou dimensões) e quantificam o valor e diferenciação (valor percebido).
São adequados para quantificar / expressar um conjunto multifacetado de necessidades ou desejos, expresso por indicadores qualitativos, de forma agregada, multidimensional, contextualizada, explicando preferências e resiliências.
Indicadores híbridos são usados para estabelecer e atender requisitos, medir e coletar dados quantitativos, satisfazer a necessidade de indicadores multidimensionais.
Indicadores híbridos são particularmente eficazes em desenvolver comparações entre projetos … aumentar a “comparabilidade” entre projetos e soluções.
Ajudam a modelar e fazer simulações e entender as relações de causa e efeito determinantes do sistema e ambiente.
- Índices …
- Benchmarking …
- Scorecards …
Existem três tipos principais de ferramentas para medir indicadores híbridos: índices, benchmarking (escalas de marcos) e scorecards.
seção.
Indicador Qualitativo
Um indicador qualitativo é uma “avaliação escrita” sobre a mudança ao longo do tempo à luz de critérios específicos e predeterminados.
Não envolve necessariamente quantificação, esses indicadores superam os indicadores híbridos em
especificidade e nuance das informações que eles fornecem.
Como resultado, eles são particularmente úteis ao tentar determinar a natureza, caráter e escopo dessas mudanças.
Um indicador qualitativo é bem representado por um grafo, mais especificamente por uma árvore de decisão.
Representa o conjunto de indicadores quantitativos e híbridos ou outros indicadores qualitativos conectados em rede;
Modela o contexto, de forma dinâmica e facilita identificar mudanças, registrar e conectar informações e memórias e acrescentar “meta informações”, observações, pontos de atenção, ou “gatilhos de gestão”.
Permite mapear continuamente no mesmo mapa (grafo) as situações, condições, caminhos alternativos, custos de cada caminho, custo das decisões, fazer projeções no longo prazo, identificar o que é foco e o que é periférico; o que é prioritário e urgente, na sua forma mais enxuta.
É uma estrutura de informação não linear, com nós e arestas, que representam qualquer coisa e suas relações de causa e efeito, em rede.
O conceito estrutural simples do grafo permite modelar qualquer
Embora uma escala de marco na legislação
reforma poderia fornecer informações críticas
sobre se um projeto de lei foi ou não elaborado,
apenas um indicador qualitativo poderia relacionar
informações sobre o processo envolvido, sua
transparência, o grau de confiança
comitês, independentemente de a contribuição pública ter sido ou não
absorvido e sobre a qualidade do
produtos. Eles respondem às mesmas demandas
para indicadores que capturam o que é crítico, mas
difícil de quantificar, mudanças nos processos,
práticas, instituições e comportamentos que são
no centro das iniciativas do DG.
- Passo 3. Uso de Indicadores
- Acrescenta e detalha um conjunto de habilidades emocionais e cognitivas subjacentes às habilidades técnicas da empresa.
- Expressa o comportamento das pessoas, time e empresa, frente aos seus objetivos, valores ou cultura.
- Procuram revelar a percepção das pessoas em relação aos resultados expressos pelos indicadores quantitativos, conhecidos como KPI – Key Performance Indicator.
- São usados em situações em que os resultados numéricos não são suficientes para entender o contexto.
- Estão associados às avaliações subjetivas das pessoas, como bom ou ruim, melhor ou pior, força ou fraqueza, oportunidade e ameaça.
- Descrevem a percepção e interpretação dos indicadores quantitativos.
- São dependentes ou atrelados aos indicadores quantitativos e da percepção das pessoas.
- São necessários para complementar os indicadores quantitativos.
- Investigam processos, comportamentos, grau e tipos de mudanças.
- Objetivam capturar e visibilizar a “cognição empresarial”, para controlar, questões qualitativas, como eficácia, participação, capacidade de resposta, colaboração ou habilidades não técnicas chave atreladas às habilidades técnicas chave.