O ser humano pertence a natureza, é regido por suas leis, provocado por ela, mas também a modifica, na tentativa de controlá-la.
A filosofia estuda a melhor forma de pensar e perceber para interagir e transfor a si e natureza.
Está associada a refletir, que é pensar de forma aprofundada e conceitual, todas as atividades humanas.
Um propósito geral é ensinar o sujeito a trabalhar como meio e objetos do conhecimento de forma lógica, ética, racional, política, artística, com competência e sabedoria que é a competência equilibrar conhecimento e comportamento.
Estudar princípios filosóficos significa se conscientizar que não se nasce sabendo, que o conhecimento precisa ser desenvolvido deliberadamente, investigativamente e continuamente para identificar e acompanhar as mudanças.
A filosofia está embutida na arte e ciência, facilita e permite uma experiência ampliada para as pessoas que a usam, transforma o homem num ser social e epistêmico.
É um conjunto de metodologias que constrói modelos e ferramentas do conhecimento, para suportar a operações mentais mais elaboradas, ou de nível superior, para tratar a subjetividade e falhas do sujeito.
A filosofia não deve ser vista como um pequeno detalhe, ou algo à mais no ambiente da empresa e negócios, mas sim como base e elo da cadeia de produção e inovação de produtos e serviços.
Intelectualização
Intelectualização é o processo pelo qual um indivíduo procura formular num discurso lógico seus conflitos, de modo a poder dominá-los.
É uma operação metal produto da filosofia e ciência.
É a habilidade do sujeito fazer abstrações ou operações conceituais que possibilitam transitar do conhecimento do senso comum (baseado em opiniões) para o conhecimento filosófico e científico.
Sujeitos intelectuais ou epistêmicos usam o pensamento racional, com métodos e ferramentas filosóficos (explicar) e científicos (demonstrar ) para evitar emoções desconfortáveis, subjetivismos, viéses emocionais, concentrando-se nos fatos e na lógica.
O foco da atenção está nos conceitos, em vez dos efeitos humanos (percepções, sentimentos e emoções).
A intelectualização protege contra a ansiedade e afasta emoções relacionadas a um evento.
Psicologicamente falando, intelectualização é diferente de isolamento e essa diferença ajuda a entender o significado das duas coisas.
Isolamento é uma resposta dissociativa que permite vivenciar desapaixonadamente um pensamento ou evento desagradável.
A intelectualização busca conceituar um pensamento ou evento desagradável de uma maneira intelectualmente compreensível e lidar racionalmente com uma situação … mas pode causar supressão de sentimentos (mecanismo de defesa) que precisam ser reconhecidos e tratados.
A intelectualização fornece uma ponte entre mecanismos imaturos e maduros, tanto no processo de crescimento como na vida adulta.
Pode provocar efeitos negativos para o empobrecimento emocional e para o humor, como um forte e relevante processo defensivo.
Para as pessoas que têm alto desejo de conhecimento, a teorização pode se tornar uma atividade compulsiva problemática e anti producente para o relacionamento e ua das soluções para isso, é a mediação.