Ler livros traz benefícios para a saúde física e mental e esses benefícios podem durar por toda a vida.
Exemplos de principais benefícios da leitura …
Fortalecimento cerebral … a leitura fortalece as rede de conexões neurais do cérebro, aumenta o desempenho cognitivo e previne o declínio cognitivo relacionado à idade.
Conhecimento … ler é o método de aprendizagem humano para aquisição de conhecimento descritivo “à priori” para descobrir, expandir e aprofundar o conhecimento.
Compreensão … ler aumenta o tamanho do vocabulário que aumenta o “domínio de compreensão” ou capacidade de relacionar conceitos e aumentar o poder de comunicação, para gerar informação e interagir socialmente.
Experiência – permite “experienciar mentalmente”, obter resumos de experiências que demandaram esforço e tempo de especialistas, descrever ou traduzir aspectos subjetivos inseridos na forma de fazer, compartilhar pensamentos e percepções, orientar a compreensão combinando diferentes perspectivas, para de forma mais rápida, mediada por especialistas, pensamentos filosóficos e científicos
Inteligência … a leitura desenvolve todas as inteligências para tomar melhores decisões e escolhas na vida.
Imaginação e Criatividade – fazer você imaginar coisas que não viriam à mente normalmente e criar cenários e perspectivas próprias.
Inteligência Emocional … ler desenvolve o autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e socialização.
Memorização – ampliar a capacidade de reter informações na sua memória e ampliar conexões neurais, obter acesso a livros e memórias secundárias e artificiais de vários tipos.
Relaxamento … relaxar a mente … 5 minutos de leitura reduzir os níveis de estresse no entorno de 50%, impacta positivamente o sono, acalma a mente, ajuda a dormir melhor e aprender.
Humildade … quando lemos percebemos o quanto ainda não sabemos, o que não significa que não sejamos culto ou inteligente.
“ Alguns livros devem ser provados, outros devorados, mas apenas alguns devem ser mastigados e digeridos completamente ”.
Francis Bacon (filósofo inglês)
A leitura permite o sujeito trabalhar em várias frentes e objetivos cognitivos de forma ativa e determinada.
O hábito de ler é um canal fundamental do aprendizado descritivo, teórico e está na base da construção do pensamento científico.
Neurocientificamente falando é uma atividade fundamental do cérebro … gera novas conexões neurais reunindo e iluminando várias regiões e esquema cerebrais.
Ler reune uma combinação de funções cognitivas que varia muito de pessoas para pessoa … tem alto grau de subjetividade.
Depende do nível de compreensão do leitor que foi armazenada nas nas “suas memórias” … o conhecimento prévio.
Essas memórias podem ser de vários tipos.
O conhecimento prévio, influi diretamente no “desempenho da leitura”.
Se já sei alguma coisa, seja sobre forma ou seja sobre conteúdo, fica mais fácil e rápido fazer associações e fazer a leitura.
No contraponto ou extremo oposto, como em tudo na vida, pode gerar erros de formatação e interpretação por negligência ou falsa generalização.
Dessa forma, ler é um “indicador qualitativo” … somos aquilo que lemos!