Este check list tem como objetivo servir de meta ferramenta para “aprender a aprender” sobre socialização na empresa.
Construtivamente fazer com que a interação e repetição de seu uso aprimore cientificamente e seu conhecimento sobre aculturar, ambientar,
Depende da sua atenção, reflexão e uso continuado.
São apresentados principais conceitos sobre socialização e descritos de forma sumária.
Não é uma lista exaustiva de conceitos … são princípíos.
É uma ferramenta de consulta rápida, pode ser usada como um glossário ou lista de verificação sobre pontos de atenção e reflexão sobre socialização, atividades e estratégias, que dem ser repetidas espaçadamente ao longo da gestão na empresa.
Resumindo … servir de ferramenta de medição e mediação da gestão social.
Pode ser aplicada no planejamento, desempenho, controle e ajustes de atividades de socialização.
É uma lista de verificação de possíveis atividades, estratégias, planos de ações de socialização.
Dessa forma, servir de referência, para ajustar o “fluxo de socialização” em vários níveis indivídual, time, empresa, cadeia de valor e mercado.
Serve de autodiagnóstico para você avaliar “o que sabe descritivo e o que sabe tacitamente.
Isso pode ser feito de forma individual e em grupo.
Como tudo são repetições, nunca descarte as diferenças temporais de percepções e interpretações – são as mudanças – Use o mesmo mapa para autoregular e automonitorar o seu conhecimento.
Na empresa como em tudo é importante sempre avaliar a temporalidade social e sua geografia.
Somos criaturas sociais.
Socialização desenvolve o “ser social”.
É ciência e exige método científico e conhecimentos teóricos e empricos para quem formula e para quem aplica, diferentes … uma coisa é modelar e outra é usar reprodutivamente.
Socializar é base para desenvolver pessoas, desde o nascimento, educar, promover acesso a informação e conhecimento, desenvolver marcas , produtos, serviços e soluções.
A ciência social usa, desenvolve e atrela as outras ciências para socializá-las …
Socializar está na base de todas as ciências, [1].
Somos afetados tanto pela natureza, que é a nossa genética, quanto pela forma de socialização e ambiente social em que somos criados, família, comunidade, escola, trabalho, cultura, política … tudo isso entra como “fatores sociais”
Significa destacamente educar [1, 2, 3] e garantir uma sensação geral de bem estar, bem comum ou qualiddae de vida.
Significa também, interação … Interagir está na base da socialização e aculturamento da sociedade, em várias perspectivas como pessoas, funcionários, clientes e parceiros.
Socialização na empresa passa por construir, transferir competências e costumes e empoderar as pessoas para desenvolver e participar da cultura social e empresarial.
Afeta todas as atividades da empresa tal como a forma que ela “respira”, se comunica e se posiciona como “ser social”.
A capacidade de socialização de indivíduos e empresas é fator de predição de sucesso, motivação de funcionários e cadeia de valor e modulação de hábitos científicos de trabalho.
Check List sobre Soocialização nas Empresas
Existem vários caminhos para desenvolver a sociabiliadde.
Veja na sequência 25 boas práticas e seus benefícios para as pessoas e empresas:
- Aculturar … Transferir conhecimento sobre necessidades e ofertas.
- Ambientar … criar ambiente favorável para comprar ofertas da marca.
- Aprender … ganhar e prover novos conhecimentos
- Aproximar pessoas … grupar e assemelhar empresa e mercados.
- Assimilar hábitos … repetir comportamentos e interações da marca.
- Coletivizar … popularizar a marca.
- Compartilhar … distribuir, coparticipar informações e conhecimento.
- Comunicar … transmitir e divulgar informação.
- Conceituar … descrever, definir, explicar propostas e ofertas.
- Construir … criar, inovar, projetar e produzir bens e serviços.
- Contextualizar … descrever de uso da marca.
- Desenvolver comunidades … grupar pessoas com mesmo propósito.
- Desenvolver pessoas … resolver problemas e tomar decisão.
- Desenvolver a ética … promover e discutir boas conduta e intenções.
- Ensinar … transmitir competências, ensinamentos e instruções.
- Familiarizar … introduzir e habituar a marca, produtos e serviços.
- Formar redes … conectar clientes e parceiros com mesmos interesses.
- Humanizar … transformar seres humanos em sociais.
- Influenciar … inspirar, aconselhar e motivar usos da marca e ofertas.
- Integrar … incorporar, incluir, fixar a marca no cotidiano.
- Interagir … relacionar-se, conectar-se e agir com reciprocidade.
- Internalizar … valorizar e normatizar para garantir valor da marca.
- Justificar crenças … explicar a utilidade da marca.
- Mudar … modificar, ajustar e adaptar a marca às mudanças do mercado.
- Perguntar … enunciar, pedir informação, propor, investigar, interrogar, questionar, solicitar, interagir
- Valorizar … informar normas, princípios e crenças.
Conclusão sobre Socialização na Empresa
São apresentados 25 conceitos sobre socialização com alta relação entre si.
Se propõe servir de ferramenta cognitiva para contribuir com o “saber descritivo” ou “à priori” sobre solcialização.
E em decorrência, facilitar ganhar conhecimento de familiarização e conhecimento tácito.
O objetivo é conceituar socialização – o que é, sua importância e aplicações, para gerar descobertas, conscientização, compreensão, prática e desempenho de atividades de socialização.
Cada conceito podem ser interpretado e usados como indicadores qualitativos do nível de socialização de indivíduos e empresa.
São indicadores qualitativos para medir mudanças sociais e modelar estratégias de comunicação, aculturamento, relacionamento e socialização da empresa e mercados alvo.
Socializar está na base de todas as mudanças já que tudo passa e é filtrado pelo “sujeito social”.
Socilizar é uma atividade de gestão.
Éstá relacionada com … gestão da marca, gestão de informação, gestão de conhecimento, gestão de mudanças das pessoas.
A socialização provê referências.
Ajuda o sujeito se conscientizar e autoconscientizar da importância da interação entre pessoas e grupos, na vida e no local de trabalho.
Provê o bem estar … permite sujeito e a empresa descobrir, compreender, garantir acesso a informação e ao conhecimento.
Socializar é aculturar …. as técnicas de socialização nos dão competências e costumes necessários para participar e desenvolver a cultura corporativa, interagir e conhecer pessoas dentro e fora da empresa, quebrar paradigmas e inovar,
Socialização molda pensamentos e estados mentais” … e por conseguinte, como nos comportamos e ganhamos hábitos de trabalho.
Socializar foca no trabalho em equipe … e na elaboração de táticas e o compartilhamento de informações … fator significativo e relevante para a empresa crescer.
Permite aprender mais rápido … e produzir informação de maneira mais eficiente e oportuna.
Prove mais abertura e interação entre as pessoas … e aumenta a capacidade de compartilhamento e aquisição de conhecimentos.
Aumenta a capacidade do sujeito para resolver conflitos … diálogar, abordar e lidar com os problemas antes que se tornem graves.
Um dos fatores chave da socialização é inspirar a colaboração … gerar conexões emocionais e íntimas mais fortes entre as pessoas e estabelece “zonas de conforto” de forma mais natural.
Socialização é preditivo de melhora da saúde e moral … trabalhadores saudáveis são trabalhadores felizes e mais produtivos, levam a caminhos de melhor moralidade no local de trabalho e saúde.
Finalizando … aumenta networking, essencial para promover relacionamentos úteis, desenvolver e impulsionar redes sociais e desenvolver a carreira profissional.
Socializar torna a força de trabalho mais eficiente, unida, engajada e forte.
Teste seu Conhecimento
O que é socializar na empresa?
Por que socializar na empresa?
Como socializar na prática, quais são as atividades e ferramentas de socialização?
Como medir o seu nível de socialização e da sua empresa?
Como medir e ganhar vantagem competitiva com habilidades de socialização?
Qual o seu nível de socialização e da sua empresa?
Como justificar o valor da socialização?
Saiba mais …
Repetição e Cognição … a importância da repetição para aprender, socializar e gerencia a marca.
O que é socializar? … como criar redes sociais e relacionamentos.
+ 50 Princípios da Gestão da Marca … veja indicadores qualitativos, atividades e fatores fundamentais.
Princípios da Gestão do Conhecimento – GC
Como Transferir Conhecimento em Rede na Empresa?
Escrita Ativa … como se diferenciar na multidão?
Objetivismo na Empresa
IA, Educação e Aprendizagem na Empresa
Teoria do Mundo Pequeno, Grafos, Ciência e Empresa
Filosofia da Ciência e Empresarial
Linguagem e Alinhamento Empresarial
Como implantar a Experiência e Conhecimento Científico na Empresa?