Economia trata de gerenciar a riqueza de pessoas e empresas.
O mapa conceitual da figura provê uma visão top down dos principais componentes e relacionamentos envolvidos “gestão da economia na empresa”.
Ilustra seus indicadores de tempo real para planejar e monitorar mudanças.
É uma representação simplificada da rede de “recursos econômicos” e “perspectivas” que envolvem uma empresa.
Serve de metaferramenta para olhar o conjunto de elementos ou contexto, ajudar a refletir, modelar e representar, remodelar e simular o ambiente econômico da empresa e tarefas que a compõem como uma rede de recursos.
Essa forma posicional em rede ajuda a analisar relações de causa e efeito e tradeoffs envolvidos nas mudanças, identificar situações, fazer planos, encontrar novos caminhos e estratégias econômicas na empresa e nos seus negócios.
A análise econômica pode ser modelada como um conjunto de redes sociais de bens e serviços, que se conectam e interagem, em constante mudança.
Macro e Micro Economia
Na economia, as categorias de principais agentes de mudanças são categorizadas como microeconômicos (individuais) e macroeconômicas (sistêmicos).
Ambas perspectivas econômicas se complementam e influenciam o estado corrente e futuro do mercado, empresa, incluindo clientes e cadeia de valor.
Os conceitos de micro e macro economia, fornecem o contexto, conteúdo, condições e parâmetros para a compreensão e funcionamento do domínio social da empresa, como “práticas e interações humanas” interdependentes.
Tudo está conectado e dependente de relações de causa e efeito dos fatores e agentes econômicos.
Check List
Aplicação da Gestão Econômica na Empresa
Praticamente falando onde se aplica a análise econômica na empresa?
Veja uma lista “não exaustiva” de atividades que a gestão econômica se presta de insumo da gestão da empresa e seus negócios:
Formular Objetivos empresariais – conectar objetivos, desdobrar metas considerando os fatores econômicos de mercado, produto, consumidores.
Gestão Temporal … orientar, articular e alinhar tres horizontes temporais de recursos – o plano estratégico (longo prazo), tático (médio prazo) e operacional (curto prazo) – de uma tarefa e empresa.
Planejar no Longo Prazo … é o processo estratégico de sustentabilidade e longevidade do negócio …. foca na seleção de indicadores, metas e objetivos para a empresa num horizonte temporal mais extenso … seleciona indicadores de mudança, conecta e acompanha as mudanças nas crenças, valores, missão e visão da empresa … envolve análise de tendências de mercado, previsões, alocação de recursos e gestão de riscos.
Selecionar Indicadores Econômicos … olhar na perspectiva de fora para dentro … selecionar, monitorar, interpretar, compreender indicadores econômicos e de tempo real como insumo evpara alinhamento dos planos e operações da empresa, analisar relações de causa e efeito e tradeoffs, suportar a tomada de decisões e formular estratégias economicas … considerar fatores ou indicadores econômicos (externos), como políticas governamentais, oportunidades de emprego, fases do ciclo de produtos, taxas de câmbio, tendências econômicas emergentes, tendências de mercado, etc, como exemplos de potenciais indicadores e monitotar o quanto se relacionam ou afetam o funcionamento e sucesso da empresa.
Diagnosticar a Saúde Financeira … medir e interpretar a capacidade de gerenciar recursos financeiros de forma eficiente, manter equilíbrio entre receitas e gastos (custos, investimentos, despesas e perdas) … cuidar da rentabililidade ou ROI, margem e turnover da produção … administrar o dinheiro, obter lucros razoáveis, reduzir riscos com investimentos de capital … servir de insumo para planejamento estratégico, tomada de decisão e ações de marketing, vendas, inovação, melhorias contínuas, redução de custos operacionais e escolhas de tecnologias.
Compreender e antecipar a resolução de problemas econômicos: de uma forma geral saber responder: 1) O quê e quanto produzir? 2) Como produzir? e 3) Para quem produzir?
Identificar Benefícios econômicos quantificáveis … aqueles facilmente quantificáveis em moeda … caracterizam a essência do ativo e seu potencial em contribuir direta ou indiretamente para o fluxo de caixa da empresa como ganhos de receita, investimentos, redução de custos e perdas, aumento da quantidade de clientes, ticket de venda, capacidade de produção,
Aumentar a eficiência economica … seguir a máxima que “um sistema é eficiente ou ótimo quando maximiza os resultados desejados (como a utilidade ) dados os insumos disponíveis”.
Adaptar Políticas e Práticas … políticas são as diretrizes básicas para decisões e condutas da empresa e práticas são métodos, técnicas e processos que norteiam as ações e a relação organizacional com o ambiente.
Processos de Negócios … melhorar a eficiência, definir políticas, planejamento de longo prazo, fontes de matérias-primas, análise de demanda, lucro e gerenciamento eficiente do valor dos ativos.
Equipar gestores com ferramentas e técnicas econômicas … para analisar a demanda do mercado, fazer previsões, definir padrões e níveis de serviço, avaliar custos, determinar estratégias de preços, avaliar riscos e compreender a dinâmica competitiva.
Seleção de Ativos … o ativo
Seleção de Ativos Tangíveis … bens concretos ou físicos, imóveis, equipamentos, máquinas, veículos, infraestrutura, estoque, capital financeiro, bens de natureza permanente , que possuem valor comercial, podem ser negociados entre pessoas e empresas,
Seleção de Ativos Intangíveis … ativos incorpórios, não monetários, que agregam valor e vantagem competitiva como: gestão do conhecimento, administração do capital intelectual, métodos, ferramentas, educação corporativa, gestão de vendas, comunicação empresarial … estão inclusos também, ar atmosférico, gestão de recursos humanos, softwares, clientes, patentes, valor da marca, direitos autorais, tecnologia, know-how (saber fazer), estilo de vida, valor de cura.
Para potencializar o valor de ativos intangíveis, é preciso saber fazer gestão do conhecimento, o que vai atrair funcionários competentes, novos clientes e também investidores.
Prever Demanda ... estimar tipos de produto e serviço, quantidade, distribuição geográfica, distribuição temporal, sazonalidades, tendências … estudar o comportamento do consumidor … ajustar ofertas e fortalecer a pósição de mercado com melhoraria da da rentabilidade e valor da marca.
Gerir Recursos … é sinônimo de gerenciar fatores de produção (recursos naturais), trabalho (inteligência humana, horas, tempo de dedicação, salário e eficiência), para aumentar o desempenho do processo de produção … servir de insumo para tomar decisões sobre seleção e otimização de ativos, matérias-primas, técnicas de produção, máquinas, recrutamento de profissionais, etc, orçamentar e controlar o fluxo de recursos.
Economia de Mercados … uma análise meticulosa das tendências da economia de mercados é insumo para fixar os preços dos produtos e a tomar decisões sobre a produção, determinar novos nichos de mercado, reduzir custos de produção e aumentar a vida útil do produto.
Elaborar relatórios … informar estatísticas – previsões, resultados, desvios, sinalizações, tendências, sazonalidades … manter a gestão atualizada sobre o ambiente e impactos na empresa … prover dados e informações convenientes à gestão de tarefas … comunicar estratégias de aprimoramento para melhorar a eficiência econômica da empresa.
Gerenciar a riqueza material
Planejar, desempenhar, controlar e ajustar bens materiais, dinheiro, propriedades, recursos, produtos, serviços.
Gerenciar a riqueza imaterial … isso inclui conhecimento, competência, experiência, reputação, arte … riqueza e prosperidade são quase sinônimos … riqueza está associada ao material – dinheiro, por exemplo, ao passo que prosperidade está associada ao sentimento causado pela riqueza
Quando se acredita que alguma coisa tem valor ela passa a ter valor.
Avaliar o valor social … a gestão econômica deve expandir a visão, avaliar o contexto social e a agregação de valor na esfera social, além do ambiente da empresa e cadeia de valor próxima.
A força da crença como fator de mudança explica o poder da propaganda, que é um modo específico e sistemático de persuadir visando influenciar, com fins ideológicos e políticos as emoções, atitudes, opiniões ou ações de empresas e sociedade … neste particular vale a distição entre propaganda e publicidade … publicidade é uma ferramenta de marketing que trabalha especificamente com a verdade para influenciar a tomada de decisão de compra das ofertas do marketing, o que não necessariamente acontee com propaganda.
Contrapor e avaliar a economia nas perspectivas de mercados, produção, distribuição e consumos … avaliar objetivos, metas, tradeoffs e equilíbrio econômico.
Tomar as decisões empresariais considerando os fatores econômicos … avalir risco, serviços, produtos, administração de riqueza e aplicações das ofertas da empresa no mercado.
Ajustar as propostas de valor da empresa e suas ofertas …
O mapa é uma descrição que representa uma visão ou perspectiva simplificada de vários agentes, fatores, conceitos, princípios e relações, envolvidos na análise econômica das empresas e mercados.
Tem como propósito aumentar a compreensão dos colaboradores e gerentes da empresa sobre o ambiente externo e seus reflexos no ambiente interno.
Provê uma visão “de cima para baixo” (topdown).
Ajuda a analisar o contexto, situações e condiçoes que a empresa enfrentou, enfrenta e poderá enfrentar.
Modela e descreve a proposta da relação da empresa com a sociedade, ambiente externo e interno.
A gestão da economia empresarial visa prover a gestão estratégica … de longo prazo e sustentabilidade da sua riqueza.
Valorizar a análise econômica empresarial, alinhar a empresa ao ambiente externo e monitorar ndicadores de tempo real.
A gestão econômica na empresa busca cientificar.
Ganhar conhecimento, controle, influenciar, projetar, prever e formular planos para agregar valor e riqueza aos donos do negócio, investidores, parceiros, colaboradores e clientes.
Todos devem ganhar.
A economia é uma ciência social.
Olha na perspectiva de fora para dentro.
Contribuir na visão mais estratégica da empresa.
É de responsabilidade das pessoas que gerenciam e lideram a empresa.
Deve se alastrar nos vários níveis organizacionais.
A análise econômica transpassa o planejamento, desempenho, controle e ajustes.
Precisa ser elaborada no nível estratégico e introspectatada nos níveis tático e operacional, de forma articulada, sincrona e realimentada.
Dessa forma, como ciência, os princípios da análise econômica são formais e aplicados a todas as empresas independentes do tamanho.
Para qualquer tipo de empresa e negócio, a economia agrega estratégias de valor para estudar a produção, distribuição, comercialização e consumo de bens e serviços, através de recursos escassos.
Estuda métodos e ferramentas para administrar um conjunto de recursos naturais e artificiais, compostos de processos que envolvem pessoas, cultura, valores, educação, tecnologia, história, organização social, estrutura política e jurídica.
O mapa ilustra os vários agentes econômicos individuais envolvidos na análise econômica na empresa.