Este mapa conceitual é uma explicação gráfica do que é marketing e seus principais componentes.
Marketing pode ser entendido como um conjunto composto por arte, ciência, processo, ofertas e plano de marketing.
Cada componente é desdobrado em vários outros subcomponentes, tal como ilustrado no mapa da figura.
“Uma rede de atividades e recursos onde cada componente (nó ou conceito) pode ser conectado (associado, relacionado) a qualquer outro.
Arte … explorar a imaginação, consciência, criatividade, conceituação, emoção, forma, funcionalidade, cores, beleza … atrair as pessoas, gerar prazer.
Ciência … ganhar conhecimento via métodos científicos, para coletar, processar, gerar hipóteses, informação, conhecimento e inteligências, de forma reprodutiva e em escala.
Ofertas … empacotamento de produtos e serviços, endereçar categortias de clientes e necessidades distintas, sob a mesma proposta de valor e marca da empresa.
Processo … criar, inovar, transformar, comunicar, entregar e trocar (comercializar) ofertas de bens e serviços, para resolver necessidades, problemas, desejos e insatisfações … agregar valor para clientes e empresa e cadeia de valor.
Plano de marketing … documento geral, estratégico-tático; descreve objetivos, estratégias (geral e específicas), informações para todas as atividades de marketing.
A modelagem gráfica, especificamente via grafo, permite você compreender e ajustar o modelo de marketing da sua empresa ou unidade de negócio, em rede, ao longo do tempo e de toda a cadeia de valor.
Mapas e grafos são excelentes ferramentas cognitivas … para leitura ativa, estudo, repetição espaçada, conceituação, imaginação e visualização.
O mapa da figura facilita identificar caminhos, conexões entre conceitos, práticas, alternativas, rotas de sair de um ponto corrente para um ponto futuro ou de um problema para uma solução … e vice versa … no domínio do marketing.
A visão gráfica gera benefícios e vantagens cognitivas (atenção, percepção, pensamento, memória, linguagem e aprendizagem) … você pode constatar prestando um pouco de atenção nesse mapa, por exemplo conectando qualquer componente a outro, mentalmente.
Observe que sempre, para dois pontos distintos e quaisquer, existem múltiplos caminhos, que são explorados e comparados a cada repetição de situações … e à partir daí, podem ser calculados caminhos mínimos e máximos ao longo do grafo (da rede).
Um grafo e mapa conceitual explica o todo e parte desse todo de forma mais rápida, posicional, relativa. contextual, específica e significativa … tal como num mapa rodoviário ou de metrô de grandes centros desenvolvidos, ou redes de telecomunicações, como a Internet.
É uma estrutura de dados e algoritmos subjacente que suporta qualquer rede e o seu esqueleto de gestão (e meta informações).
O grafo e mapa conceitual de marketing, tal como este exemplo, permite olhar qualquer componente de qualquer sistema e seu todo e vice versa … e facilita a comparação entre estratégias, componentes e sistemas.
Mapas e grafos são excelentes para estudar, ensinar, trabalhar em time, compartilhar conhecimentos, sinalizar posições, em rede … podemos discutir várias estratégias e táticas de marketing através de grafos desse tipo.
Mapas e grafos são bem mais propriados e efetivos para compartilhar (transferir) o conhecimento tácito.
Dessa forma, o marketing também pode ser visto como uma série de teorias e práticas para explorar “grafos de contextos sociais e de negócios” mais importantes para um dado ciclo de planejamento, ou situação, e ir aos poucos progredindo e armazenando e ampliado nós e conexões de pessoas, empresas, conhecimento, ferramentas, bens e serviços, para formar e ampliar o modelo de negócio da sua empresa.
Isso significa pensar no marketing de forma sistêmica, unificada … como uma “rede de recursos” – empresa, propósitos, pessoas, marcas, bens, serviços, necessidades, objetivos, que se interagem e mudam o tempo todo.
Á partir da imagem mental criada pelo “pensamento gáfico”, representada e armazenada no grafo, fica mais fácil para “qualquer pessoa na empresa” qualificar e quantificar a rede e caminhos para a “tomada de decisão”, de forma repetitiva, determinística e refinar o modelo de negócio.
Neste mapa conceitual de marketing são destacadas 5 principais perspectivas ou “caminhos do grafo de marketing” … arte, ciência, processo, oferta e plano.
É um exemplo de modelagem de referência e “ferramenta metacognitiva” para você criar o “modelo grafico específico” da sua empresa ou unidade de negócio e desenvolver e gerenciar as mudanças de contextos e circunstâncias.
Observar que cada um dos conceitos representados “nessa árvore de conceitos”, estão interconectados e seus “tradeoffs” (ou compromissos e relações de causa e feito) podem ser tradados de forma metódica e unificada, através do pensamento e técnicas de resolução de problemas de teoria de redes.
Em paralelo, isso amplia o poder de aprendizagem e uso da inteligência conceitual (inteligência humana) para abstrair e a artificial para usar computadores e máquinas para aprender de forma mais profunda.
Entenda inteligência conceitual (inteligência humana) como subjacente e imediata e necessária para a inteligência artificial, uma ciência e habilidades da sociedade de informação, conhecimento, bens e serviços.
A prática e a repetição da aplicação de grafos e mapas faz você e empresa evidenciar e compreender contextos mais rapidamente …. ajuda alinhar e sincronizar.
Prmite monitotar e analisar mais profundamente diferenças de contextos ao longo do tempo, de forma coletiva e individual, e aumentar o desempenho do processo de decisão operacional, tático e estratégico, de toda a empresa.
Isso tudo de forma unificada … em rede.
É nescessário compreender o funcionamento do trabalho em rede, fazer, repetir, reproduzir, medir e gerar conhecimento.
Esse mapa ou os mapas à partir dele são ferramentas para ajudar a a gestão, planejamento, desempenho, controle e ajustes de mudanças no marketing.
O caminho não é imediato, mais fica cada vez mais curto com a aplicação repetitiva do método e gestão de rede.
Gera inteligência superior.
Saiba mais.