A gestão da atenção é uma atividade cognitiva fundamental do desenvolvimento humano, empresarial e social.
Tem como propósitos:
Orientar a modelagem do processo atencional.
Analisar fatores externos e internos mais frequentes que afetam a atenção das pessoas.
Facilitar a elaboração de estratégias, métodos, planos, produtos e ferramentas ajudar as pessoas chamar a atenção e prestar a atenção.
Selecionar e desenvolver “ferramentas cognitivas” para conscientizar e internalizar o “processo atencional”.
Fundamentar, planejar e usar gatilhos mentais externos e internos de forma controlada, ajustada e deliberada.
Sincronizar, alinhar e sustentar a atenção de pessoas, plateias, equipes, clientes, parceiros, interessados.
Chamar a atenção e atrair pessoas para comprar é a “razão de existir do marketing”.
Chamar a atenção, além das suas características cognitivas que ainda precisam ser melhor entendidas por várias ciências que a estudam, depende e convive num ambiente que muda e flui o tempo todo e de forma cada vez mais rápida.
Atenção na empresa, se desdobra no estudo e aplicação de diferentes tipos de atenção nas várias áreas … planejamento estratégico, planejamento operacional, marketing, vendas, logística, produção.
Check List
Como Chamar a Atenção?
Fatores Externos
São fatores não controlados pela empresa ou pessoa, mas previsíveis, que interagem, contextualizam, circunstanciam e influenciam a empresa e o seu ambiente interno.
Fatores externos são “benchmarking” para fatores internos.
Veja a seguir uma lista “não exaustiva” de fatores externos que influênciam positiva ou negativa para o controle da atenção de pessoas e empresas:
- Ambiente externo … conjunto de coisas, circunstâncias, condições, clima, em que existe determinado objeto ou ocorre determinadas ações e fenômenos de interesse.
- Ameaça … sinal ou indício de acontecimento desfavorável, gerador de problemas, exposição de vulnerabilidades ou redutor de valor e competitividade da empresa e suas ofertas.
- Competição … rivalidade entre pessoas / empresas por um objetivo em comum que não pode ser compartilhado; tais como sobrevivência, segurança, filiação, estima e recompensa.
- Conjuntura … acontecimentos e circunstâncias num determinado momento que afeta o contexto, eventos e mudanças.
- Contexto … tudo que cerca o ambiente interno, uma pessoa ou empresa.
- Contraste … comparação e sinalização de oposição, distinção entre coisas ou pessoas.
- Cultura … mix de comportamentos, conhecimentos; pensamentos e hábitos; rede de símbolos, significados e valores de uma pessoa, empresa ou sociedade, que criam identidades sociais.
- Economia … estado geral de produção, distribuição e consumo de bens e serviços, juros, inflação, poupança, balança comercial, PIB, renda , salário mínimo, poder de compra, etc.
- Comparação … investigação de semelhanças e diferenças entre coisas e características.
- Necessidades … benefícios e desejos potenciais do mercado mais frequentes e emergentes.
- Justificativa de Valor … explicar métodos de racionalizar ou calcular o “retorno do investimento” de produtos e serviços.
- Lucros … enumerar formas de redução de custos, aumento de receitas, evitação de custos.
- Incerteza … prover informação, reduzir risco no processo de decisão de compra nas suas várias fases.
- Inovação … novas formas de pensar, justificar e usar as coisas, produtos, serviços, soluções e quebrar paradigmas,
- Movimento … variação de posição espacial das pessoas e empresas ao longo do tempo do tempo e mudanças na realidade.
- Mudança … modificação de fatores ambiental, social, político, pessoal, organizacional, estado físico e metal, forma, conteúdo, caráter, transferência, etc.
- Oferta … estratégias de marketing para empacotar produtos, serviços e soluções.
- Oportunidade … circunstâncias que contribuem e alavancam a promoção e venda de ofertas de produtos, serviços e soluções;.
- Paradigma … conjunto de crenças e regras adotadas pela sociedade, empresas e indivíduos para conceber o mundo ao seu redor.
- Política … estabelecer relações de poder entre indivíduos, distribuir recursos ou status (valor social de uma pessoa).
- Promessas … declarar intensões.
- Recompensa … reconhecer, retribuir, conceder, reparar, premiar, as pessoas. clientes e parceiros.
- Sazonalidade … acompanhar a variação do fluxo de demanda do mercado.
- Solução de problemas … enumerar soluções mais viáveis, frequentes e emergentes para modelos de negócios específicos.
- Tendências … informar possibilidades e inclinações para mudanças, decisões, caminhos, características, comportamentos e necessidades.
- Tecnologia … informações de aplicação do conhecimento e recursos para alcançar objetivos práticos para indivíduos e empresas, que sejam reprodutíveis, gerem produtos, serviços físicos e abstratos (software) e desenvolvam a ciência e mudanças na vida cotidiana.
- Vantagem competitiva … fatores que permitem uma empresa produzir bens ou serviços melhor ou mais baratos do que seus rival, gere mais vendas ou margens superiores em relação aos seus rivais de mercado..
- (inclua um fator adicional à lista)
Fatores Internos
São fatores controlados pela pessoa que interagem com fatores externos.
Fatores internos devem apresentam uma relação com fatores externos (características comuns e atreladas), que pode e deve ser exploradas para a elaboração de estratégias e gatilhos para controlar a atenção.
Veja a seguir uma lista “não exaustiva” de fatores internos os que têm influência positiva ou negativa para o controle da atenção de pessoas e empresas:
- Ambiente Interno … ambiente sobre o qual a empresa (ou pessoa) exerce total controle.
- Análise … dividir problemas complexos em problemas menores e mais simples de serem soluiocnados.
- Carga cognitiva … carga imposta ao sistema cognitivo da pessoa na realização de tarefas e aprendizagem de novos conhecimentos.
- Código de Ética …
- Conhecimento … nível de familiarização (saber conviver), descritivo (saber descrever, explicar; saber indireto, saber “à priori”) e tácito (saber fazer, saber “à posteriori”).
- Competitividade … busca e experiência em disputas, automotivação para enfrentar desafios, fazer melhor do que os outros; sentir confiança e autoficácia; testar limites e capacidades; conhecer os principais gargalos técnicos e emocionais; aprender a aprender a vencer.
- Condição … estado da pessoa numa dada situação, tomar decisão, trilhar caminho e atingir o objetivo.
- Cultura … mix de comportamentos, conhecimentos; pensamentos e hábitos; rede de símbolos, significados e valores de uma , empresa ou sociedade; fruto do cuidado, cultivo e gestão do crescimento de grupos sociais, que criam identidades sociais.
- Emoção … característica diferencial humana; estado mental, fluxo de energia vital, de carater subjetivo, provocado por fatores ou gatilhos externos ou internos, que fixa sentimentos, pensamentos, aprendizagem, memória, aciona autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade;
- Habilidade … excelência, virtuosidade, disciplina, capacidade de execução de uma tarefa.
- Gestão da Informação … sistematização de conceitos específicos que têm o poder de informar sobre necessidades, problemas, sentimentos e soluções; que reduzir a incerteza e risco para a tomada de decisão; chamar a atençao, despertar curiosidade, interesse, desejo e ação de compra.
- Gestão de Conhecimento … compartilhamento de informações, ferramentas, atividades, pessoas em rede; garantir gestão, economia, atendimento, desempenho e segurança.
- Proposição de Valor – capacidade de sntetizar um conjunto de crenças, valores, com foco, singularidade e mensagem consistente, para atrair pessoas no entorno de prop´psitos comuns.
- Objetivos … enumeração de objetivos específicos, mensuráveis, acessíveis, relevantes e temporais, conectados em rede.
- Forças … conjunto de virtudes, qualidades, habilidades técnicas e emocionais, que contribuem para vantagens competitivas da empresa e clientes.
- Fraquezas … defeitos, carências, incertezas, inabilidades, pontos fortes do passado (ou do futuro), que não contribuem para a imagem e percepção de qualidade de serviços da empresa.
- Gestão – capacidade de organização, usar métodos e ferramentas metacognitivas para planejar, executar, controlar e ajustar atividades físicas e mentais, na empresa.
- Informação … acesso à pesquisas e canais de informações de alta qualidade que reduzam incertezas e gerem confiança e maior capacidade de resolução de problemas..
- Intensão … propósito e comportamento conotado (atrelado, associado) por um símbolo ou declaração para compreensão do significado.
- Metas … capacidade de desdobrar objetivos em objetivos menores com características SMART – eSpecífico, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal.
- Situação … capacidade de identificar o posicionamento competitivo do indivíduo e empresa
- Gestão … Capacidade de administrar – planejar, desempenhar, controlar e ajustar) – os recursos individuais e empresariais continuamente, sistematicamente e gerar planos interativos a cada ciclo.
- Incerteza … duvida para tomar decisão; falta de confiança; incapacidade ou falta de clareza para prever eventos, causas e efeitos.
- Inteligência Geral … inteligência emocional e cognitiva para resolver problemas, ganhar conhecimento comportamental, descritivo e prático.
- Inteligência Emocional … capacidade de autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade.
- Inteligência Cognitiva … capacidade de atenção, percepção, pensamento, memória, comunicação, aprendizagem e metacognição.
- Inteligência Competitiva … calibrar as inteligência cognitivas e emocionai; capacidade de formular objetivos desafiadores, inovar em métodos e ferramentas de modelagem, execução de atividades de negócio e atingir metas.
- Plano … formular e projetar o futuro, alinhar e sincronizar intensões, objetivos, estratégias, recursos, para atingir metas.
- Solução de Problemas … identificar, formular e isolar problemas; identificar hierarquia de problemas e causas raízes; solucionar com eficácia, utilizar e recursos disponíveis; comunicar a solução na perspectiva do cliente e usuário.
- (inclua um fator à lista)