O funil de marketing é uma ferramenta de gestão de marketing.
É uma estrutura de dados que facilita a gestão do marketing e relacionamento da empresa com o mercado.
Neste exemplo, para efeito de compreensão, está configurado em 8 estágios: informar, engajar, conectar, converter, usar com eficiência, expandir serviços e fidelizar.
Esse número e estrutura varia entre empresas e canais de diferentes tipos de relacionamentos
(pessoal, digital, etc).
Estágios do Funil
Cada estágio do funil representa um conjunto de atividades e tarefas e um conjunto de clientes ou potenciais compradores, em diferentes estágios de relacionamento.
Cada é um conjunto de objetivos, estratégias e ofertas predefinidas e automáticas (ou semi-atomáticas).
A função de cada estágio é tratar ações de marketing, interagir e evoluir a venda para o próximo estágio, continuamente, de acordo com o interesse do comprador e empresa.
O objetivo é fazer a venda aos poucos, de forma mais detalhada, passo a passo, adaptá-la para o ambiente digital, aumentar interações oportunas, aumentar a confiança, conscientizar sobre necessidades e problemas, oferta e de entrada, gratuitas e de baixo risco e investimento, que podem ser usadas, ajudar e incentivar o ganho de eficácia no uso de serviços e produtos adquiridos, inspirar a ampliação do uso de serviços e interação com a marca, fidelização e maiores retornos do investimento.
Alinhamento e Sincronismo Organizacional
O funil de marketing não acompanha apenas a venda, mas o relacionamento com o mercado nos seus vários estágios.
Envolve toda a empresa.
Representa o fluxo operacional previsto em tempo real, no curto e médio prazos.
Permite selecionar e monitorar vários indicadores quantitativos e qualitativos referentes a:
Demanda
Taxa de prospecção … taxa de potenciais clientes.
Taxa de qualificação … taxa de clientes qualificados / taxa de potenciais.
Quaisquer melhorias ou problemas na operação do negócio, no relacionamento e escomento de produtos e serviços na empresa podem ser mais facilmente percebidos e analisados usando o “modelo de estrutura ddo tipo funil”
Qualificar e Quantificar Clientes
Prever Demanda … cliente, produto, quantidade, distribuição, localização
Indicador tempo real … interações, quantidades coleta, mede, registra as informações essenciais da compra e venda.
Prospectar a venda … identificar, qualificar, quantificar cliente ideais (indivíduos e categorias).
Qualifica a vendar … identificar cliente, produtos e quantidades.
Balanceia as vendas … prioriza o fechamento, prospecção e qualificação, nessa ordem.
O funil permite medir o fluxo e taxa de efetividade da prospecção, qualificação e fechamento de oportunidades de negócio.
O funil de marketing é uma “ferramenta poderosa” provê uma visão qualitativa, quantitativa e gráfica.
Facilita analisar mudanças na forma do todo do contexto antes do conteúdo da ação.
Registra um caminho ou jornada de compra.
Se o tempo e o volume pu fluxo de interações e resultados está no “formato normal”.
Facilita muito a visibilização e controle.
Identificar desvios mais rapidamente.
Facilitar fazer previsões de volume de ativiaddes necesárias ou deficientes no funil.
Oberve pelo seu modelo geométrico, posicicional e gráfico o funil sempre considera um ponto ou opotunidade de venda no contexto ou posicionamento no funil,
O funil de cada negócio tem sua forma (e conteúdo).
Amplia a quantidade de parâmetros e indicadores para analisar aspectos qualitativos e quantitativos da operação, tática e estratégias de venda.
O eixo vertical do funil mede o “tempo do ciclo de venda ou projeto.
O eixo horizontal mede quantidade de trabalho.
No topo do funil representa a demanda e carga de trabalho … largura indica quantidade de oportunidades
borda do funil estão as oportunidade prospectadas
que controla, segmenta, pesquisa, acompanha, provê informações, se coloca a disposição para interação, começa pequeno. faz ofertas gratuitas que as longo do funi podem servinculadas a uma interação e dessa forma, todo o camonho trilhado por comprador e vendedor é acompanhado e registrado.
Usar ferramentas do tipo CRM ou “funil de marketing” para automatizar configurar a venda em “n” estágios é uma alternativa eficaz, eficiente e produtiva.
No entatnto para acomodar a empresa a vender em estágios. usar uma ferramenta de gestão.
Exige alterações profundas na forma de admministrar o marketing e vendas; criar algoritmos para representar o “processo do funil” e desenvolver algoritmos que irão fazer com que uma opoortunidade de venda entre no topo do funil.