Criar, Compartilhar e Usar Conhecimento são as atividades mais importantes de quase qualquer pessoa e empresa.
Gestão do Conhecimento significa filtrar, aplicar e reproduzir o “conhecimento importante coletivo” de toda a força de trabalho.
GC objetiva facilitar processos organizacionais e coletivos para estabelecer ambientes em rede para encorajar, criar, aprender, compartilhar e usar o conhecimento e ferramentas cognitivas em conjunto, para o benefício de todos …
organização, processos de negócio, colaboradores, clientes e partes interessadas.
Capacidade da empresa criar novo conhecimento … disseminá-lo, incorporá-lo em seus produtos, serviços e sistemas”.
Formular e reformular perguntas paradigmáticas … que regulam as fronteiras e regras do conhecimento da empresa … “
- Como gerenciar o conhecimento que é intangível, para que seja percebido, criado e desenvolvido?
- Como usar, reusar e aperfeiçoar o conhecimento por pessoas, áreas, posicionamentos funcionais e perspectivas … todas diferentes?
- Como perceber, não perder e aumentar o fluxo de valor, na cadeia de valor, dos bens e produtos da sua empresa?
- Como medir o custo benefícios da geração / agregação de valor?
- Qual o desempenho e previsão do nível da qualidade do conhecimento individual e coletivo da empresa?”
“Conhecimento tácito tem suas dimensões específicas, como técnica, habilidade informal, perícia, experiência (know how) e cognição” … estão conectados a crenças, ideais, valores, modelos mentais e esquemas que moldam a forma da percepção da pessoa
” A criação do conhecimento é um processo “espiral” de interações dinâmicas entre os conhecimentos tácito e explícito” e pode ser modelado em 4 passos:
Socializar … aproximar indivíduos para capturar conhecimento um do outro.
Criar Redes
Fontes de Informação
Externalizar o Conhecimento Tácito …
- Aforismo
- Mediação
- Debate
- Diálogos
- Discurso
- História
- Lição
- Operações conceituais
- Idéias
- Conceitos
- Imagens
- Palavras
- Mapas Conceituais
- Mapas Mentais
- Grafos
- Gráficos
- Algoritmos
- Perguntas.
- Metáforas
- Analogias
- Narrativas
- Aforismos
- Equações
- Fórmulas
- Mnemônicos
Combinar…
Modelar a conversão do conhecimento explicito em modelos mais complexos de conhecimento, via ferramentas.
Capturar e integrar novos conhecimentos explícitos …
Tanto tanto internos quanto externos, via indicadores de tempo real, rede, mediação, estrutura de dados e informação, padronização de tarefas e fluxos de trabalho.
Disseminar o conhecimento explícito …
Espalhar o novo conhecimento para pessoas e times da empresa.
Processar o conhecimento …
Em formas mais facilmente utilizáveis.
Internalizar …
Conversão de conhecimento exlícito em tácito..
Incorporar conhecimento na ação e prática
Princípios do Conhecimento
10 Princípios para Criar Conhecimento
- “O conhecimento é criado e desenvolvido por meio da aprendizagem. Criar conhecimento significa aprender “.
- Quem cria conhecimento é o ser humano, VIA A MEDIAÇÃO.
- Criar conhecimento é combinar materiais e acontece no estágios de integração ou fusão do conhecimento novo ou diferente.
- A reformatação do conhecimento corrente gera novo conhecimento, já que agrega mudanças no contexto.
- O proceso de resolução de problemas de situações particulares geram conhecimento.
- A geração do novo conhecimento depende de esforço empresarial.
- Depende também de pesquisa e desenvolvimento do conhecimento internamente.
- Adaptar o conhecimento corrente de forma diferente, gera conhecimento.
- Comprar ou alugar o conhecimento.
- Técnicas de resolver problemas de forma compartilhada, fundindo diferentes perspectivas na empresa.
2. Princípios para Compartilhar Transferir Conhecimento
- Compartilhar o conhecimento significa usar ferramentas cognitivas para: 1) coletar, 2) organizar, 3) apresentar e 4) integrar informação, para gerar conhecimento novo, percepção nova, e assim por diante.
- Usar vários métodos e ferramentas qualitativos e quantitativos para processar informação , gerar conhecimento e tranferir conceitos relevantes, técnicas para fazer pessoas, times e a empresa, acompanhar e compreender o pensamento individual e coletivo; perceber a situação de forma mais clara e periférica, contextualizar de forma mais simples e rápida e aumentar a significação do novo conhecimento para si e para o entorno.
- Analisar e mapear a relação entre sujeito do conhecimento e fonte de informação.
- Detalhar a fonte, forma, localização, distribuição, controle de fluxo e qualidade das informações.
- Detalhar a capacidade prática do sujeito compartilhar o conhecimento da fonte e alinhar comportamentos.
- Influir e cooperar coletivamente nos hábitos e ética, motivação, explicação de propósitos, justificativas de valores, comportamentos adequados e inadequados.
- Contar com a predisposição para aprender do sujeito.
- Avaliar a capacidade de compartilhar conhecimento de e para a fonte de informações.
- Cooperar para formar um ambiente propício para o compartilhamento do conhecimento, na perspectiva física, digital, tecnológica e científica.
- Complementar a abordagem científica com a abordagem artística, ponderar emoção, estética, beleza, funcionalidade, comunicabilidade e usabilidade.
( … Sistematizar é organizar diversos componentes e funcionalidades interconectadas por recursos, processos, pessoas; é representado por um conjunto de modelos para a gestão do conhecimento em várias perspectivas: mudanças, medidas, níveis de serviços, garantias de desempenho, padrões de qualidade de produtos e serviços … de acordo com a proposta de valor planejada, escrita e falada da empresa … ).
3. Princípios para Armazenar Conhecimento e Memória Organizacional
- O conhecimento existe à partir e além da mente humana …
- O propósito é alinhar o coletivo ao individual e vice versa, numa mão dupla; o sujeito comprender metodos científicos e poder aplicar a ciência, com corretismo, consiistência e capacidade.
- Imaginar, visualizar e transitar mentalmente em várias perspectivas e contraposições: tanto de fora para dentro, quanto de dentro para fora, tanto de cima para baixo, quanto de baixo para cima, tanto individualmente quanto coletivamente.
- Integrar as várias equações ou representações de modelos matemáticos e físicos.
- Fazer com que a prática Deixar sinais, avisos, pegadas, marcas no caminho para os indivíduos, times, parceiros e cadeia de valor da empresa.
- Compartilhar o conhecimento e também a compreensão de questões específicas de causa e efeito e resolução de problemas.
- Acumular capacidade cognitiva e técnica de execução de tarefas e gerar bens e serviços
- Aumentar a capacidades e autonomia e autoeficácia para descobrir novos caminhos.O conhecimento científico usa ferramentas cognitivas, qualitativas, quantitativas, emocionais, técnicas, práticas, memórias secundárias, para adquir conhecimento e ampliar ou modificar paradigmas … isso envolve várias tecnologias como papel, computador, dispositivos móveis, imagens, modelos maemático e computacionais;
- O conhecimento da empresa deve transformar o conhecimento ingênuoem conhecimento filosófico e científico.
- Os métodos científicos, que orientam o pensamento e conhecimento científico, criam memórias artificiais científicas”, modelos, métodos, ferramentas, tecnicas e práticas que criam padrões de conexões neurais.
- Mediar e Significar o Conhecimento …
- Conectar antigo com o novo conhecimento; destacar, mudanças, conceitos, relações, imagens;
- Sinalisar de forma clara e específica, percepções, conhecimentos e compreensões importantes, significados, interpretações, distinguir as diferenças e relações entre eficácia, eficiência e produtividade.
- Prover a capacidade adequada para garantir e reduzir o esforço cognitivo e físico demandado pela tarefa.
- Justificar o valor do conhecimento.]
- Criar “estruturas de dados” … construir bibliotecas de dados … mapas, grafos, textos, narrativas, equações, …), para historiar. legitimar, explicar ocorências, fatos, evidências, que não mudam porque são pasados reais; dados é o combustível básico para a informação e conhecimento.
- Criar “estruturas de informação” … a informação é gerada pelo processamento de dados; preocupa-se com a estrutura lógica para conectar um conjunto de dados, para formatar e significar as informações, criar padrões de interpretação dos dados; aplicar regras conhecidas para a formação de redes de infomações, para conectar fontes de informação;
- Criar “estruturas de conhecimento” conectados em rede … criar protocolos para executar tarefas, ferramentas e pessoas em time suportados pelas redes; à partir de uma linguagem bem estruturada, que possa ser melhorada no ritmos das mudanças, é possível aproximar na mesma tarefa diferentes níveis de competência e transferir conhecimento por proximidade física e digital; usar protótipos, regras conhecidas e compartilhadas, codificadas e decodificadas numa linguagem estruturada, flexível, científica, por todos e fontes de informação de origem e destino. … o conhecimento, propósitos, situações, metas, estratégias, planos, desempenhos, controles e ajustes são trabalhados em rede, para reduzir a carga cognitiva e física e aumentar o desempenho dos resultados; ou seja inovar em valor na gestão do conhecimento.
- somam-se e criam planos para atingir objetivos … da mesma forma vale a analogia da correntepara criar os vários caminhos para a construção do conhecimento.
A empresa seguindo um protocolo para fazer isso, criar meta informações de controle do conhecimento que ajudam indivíduos da rede de informação e conhecimento
a entender o conhecimento corrente e conectálo com a proposta de valor da empresa.
Essas ferramentas cognitivas irão facilitar o acesso, aplicação de intruções para executar tarefas, com metainformações, que contribuam para a informação especializada e transformação em conhecimento gerada pela gestão do conhecimento.
Neste cenário, criar modelos é uma prática fundamental, tanto para representar a realidade quanto os sistemas abstratos e físicos que nela operam, geram tecnologia, bens e serviços.
Os modelos captam indicadores quantitativos e qualitativos do ambiente e domínio do conhecimento da empresa; permitem construir , recuperar, reconstruir contextos, compará-los, identificar a situação atual e mudanças, gaps, desafios, de forma objetiva, sem viéses emocionais … e, devem ser ajustados de acordo com mudanças projetas ou não.
É de caráter fundamental comunicar, distribuir, manter disponível o conhecimento para acesso fácil e rápido para executar tarefas em tempo real.
Como também, adquirir conhecimento relevante fora da empresa, via sistemas de informações e redes sociais.
Aprender a usar e praticar o conhecimento em base diária; medir e reduzir o gap do conhecer e fazer.
Ganhar vantagem competitiva como sendo a habilidade de fazer coisas que os outros não conseguem, fazer mais rápído, de forma
menos custosa, ou uma combinação dessas preferências ou valores.
Reutilizar o conhecimento … usar lições aprendidas, conhecimentos exitosos, na empresa; evitar “reinventar a roda”, tarabalhar em sintonia, alinhada, articuada, sincronizada, com autonomia e assim por diante.
5. Princípios para Formulação de Metas do Conhecimento
Apresentar e explicar as metas de conhecimento da empresa.
Desenvolver modelos para tansformar as metas da empresa em metas de conhecimento.
Identificar e caracterizar o tipo de conhecimento da organização.
Focar no conhecimento essencial da empresa e o tipo de cultura a ser desenvolvida.
Inserir as metas de conhecimento no modelo de gestão da empresa.
Definir objetivos individuais de conhecimento para suplementar as metas existentes, atrelados ao conhecimento da empresa.
Modelo Sequencial de Gestão do Conhecimento
Metas da Empresa > Metas de Conhecimento > Conhecimento Essencial > Modelo de Gestão > Metas individuais.
6. Princípios para Avaliar Metas
A avaliação de conhecimento é feita para medir a base de conhecimento da empresa
Usar indicadores e medidas qualitativas e quantitativas de monitoramento.
Selecionar os indicadores de sucesso (essenciais) com foco em “tarefas”, “atividades” e “áreas da empresa”.
Diagnosticar o nível (estratégico, tático ou operacional) onde estão embutidos os objetivos de conhecimento principais e os
métodos de medição predominantes.
A fixação das metas tem o propósito de estabelecer a direção a ser seguida na busa cde conhecimento, estabelendo que competênciaas devem ser construídas e em que nível.