Construtivismo é uma teoria da epistemologia.
Exige metacognição, ir além da cognição e compreender pensamentos, percepções de si e do entorno.
O foco não estar em saber … está em fazer, interagir, refletir sobre o resultado da experiência da interação.
Dá alto valor ao “processo mental superior” de compreender o processo cognitivo operacional que usamos para ganhar conhecimento, investigar como a mente (individual e coletiva) funcionam para fazer abstrações e derivar métodos para construir o conhecimento.
A teoria construtivista tem como pilar a valorização das competências individuais ou “aprendizagem significativa”, cujo novo conhecimento é ancorado no conhecimento corrente do sujeito.
Valoriza fundamentalmente as competências individuais de cada pessoa.
A condição precípua de que o sujeito assuma o controle do seu aprendizado, de forma planejada, com alto desempenho, controlada e ajustada … continuamente.
No ambiente empresarial, são muitos os caminhos que devem ser trilhados, mapeados e estudados.
É necessário focar e difundir a atenção dos executivos e equipe no processo e plano de negócio, plano operacional, controles e avaliação de desempenho.
Ao mesmo tempo, cobrir áreas fundamentais da gestão da empresa … projetos, mudanças, recursos, riscos, processos, conhecimentos, equipes, financiamento, governança, métodos e estruturas, fornecedores, treinamento de equipes.
Todas as partes deve funcionar de forma harmônica, articulada e sincronizada, entre si e com o todo.
Trabalhar em cooperação … garantir equipes trabalharem juntas para alcançar objetivos comuns, compartilhar ideias e resolver problemas, compartilhar recursos, de forma alinhada e sincronizada … acessar informações necessárias … ter planos táticos para agregar e harmonizar planos operacionais e planos estratégicos para integrar o operacional e tático para a sustentabilidade no longo prazo do negócio … trabalhar em cooperação exige um olhar maior sistêmico e estratégico de todos … líderes e liderados.
Formar redes de pessoas, ferramentas e tarefas e atividade.
Formular e refinar, ciclicamente