Como ganhar vantagem competitiva em estágios, via a gestão do conhecimento?
Estados Mentais do Conhecimento
- Desconhecer … faltar conhecimento, ignorar, desconhecer, não perceber; abrir oportunidade de conhecer, pesquisar sobre descobertas.
- Conhecer … capacidade de justificar crenças, tomar decisão e resolver problemas através da familiaridade (comportamento), descrição (teoria) e habilidade (prática).
- Objetivar … saber formular objetivos e indicadores de tempo real para atingir diferentes tipos e níveis de conhecimento; expressar valores, ideais e critérios passíveis de serrem compartilhados e compreendidos, de forma SMART – eSpecífica, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal.
- Diagnosticar … situacionar o sujeito, identificar condição do conhecimento, posicionar o sujeito em relação a amostra ou população, gaps e desafios, avaliar nível e percentual de conhecimento por familiaridade (comportamental), descrição das tarefas (teoria) e habilidade técnica (prática); descrição de sintomas, percepções, dificuldades, facilidades técnicas, cognitivas e emocionais declaradas pelo sujeito.
- Prospectar … identificar oportunidades de conhecimento; fontes de informações relevantes, indicadores quantitativos e qualitativos de mudança de tempo real, fatores de mudança associados.
- Observar … examinar cuidadosamente com propósito de coletar dados ou tirar conclusões sobre objetivos, tarefas e indicadores; perceber e registrar mudanças em várias perspectivas, fontes primárias, pessoas, documentos, objetos, ferramentas.
- Analisar … usar a estatística para explicar a frequência da ocorrência de eventos, mudanças, modelar a aleatoriedade e a incerteza e prever fenômenos futuros.
- Enumerar … listar de forma completa e ordenada todos os itens de conhecimento de uma tarefa; de forma natural (como 1, 2, 3, 4, … ), arbitrária ou quantitativa ( contagem do número de conceitos ou inidades de conhecimento); definir de forma clara o escopo.
- Descobrir … descrever a descoberta; encontrar o que se procura; revelar achados, registrar caminhos, lições aprendidas e histórias de sucesso.
- Entender … perceber ou reter na memória; captar a idéia ou intenção; ganhar mais familiaridade e conviver no ambiente.
- Descrever … saber descritivo e circunstancial – o que , quem, por que, quando, onde, como e quanto (5W2H); contar em detalhes.
- Compreender … ir além de entender e descrever; saber resolver o problema logicamente, com autonomia, para um dado contexto.
- Imaginar … criar imagens mentais; ampliar a realidade; simular mentalmente a realidade; resolver problema logicamente, antecipar estado mental de equilíbrio e satisfação; gerar prazer ou desprazer ou dor; criar novas necessidades, ativar necessidades latentes; inovar o uso de produto;
- Desempenho … executar segundo plano e dentro de faixas de tolerância de indicadores.
- Comunicação … conteúdo, mensagem, público alvo, linguagem, meio, rede, modelo de interação.
- Reprodução … repetir resultados, consistente em diferentes contextos e situações.
- Explicação … facilitar o ensino e alinhamento da compreensão do assunto para o público alvo.
- Especialização … solução de problemas e tomada de decisões com eficácia, eficiência, consultividade e sabedoria.
- Julgamento … regras, avaliações, comparações, ética, intensões.
- Criação … processo, sentimento. emoção, conscientização, estética, arte, ciência
- Gestão … planejamento, desempenho, control, ajustes, ciclos, indicadores estratégicos de tempo real.
- Inovação … melhorias contínuas, mudanças, ofertas, diferenciação, vantagem competitiva.
- Vantagem Competitiva … maior agregação de valor percebida, valores, foco, singularidade e mensagem.
Observe que cada linha agrega um “quantum de valor” numa dada perspectiva
A Pirâmide do Conhecimento tem como propósito responder essa pergunta.
É uma meta ferramenta que hierarquiza o conhecimento em 16 estágios.
Ajuda a formular objetivos e “hierarquia de necessidades de conhecimento” específicos de pessoas, funções e tarefas.
Gerenciar o planejamento, desempenho, controle e ajustes do conhecimento para ganhar vantagens competitiva.
Ganhar uma visão top down da gestão do conhecimento técnico, cognitivo e emocional.
Facilita o alinhamento e sincronismo empresarial …. “compreensão alinhada”.
Compreender o papel de cada um na empresa.
Fazer autodignóstico do conhecimento de tarefas.
Cooperar para a formação de ZDPs – Zonas de Desenvolvimento Proximal – na empresa.