Explicar significa analisar, esmiuçar, tornar mais clara a sua compreensão sobre algo de interesse para outra pessoa.
Exige mais do que compreender.
É desenvolvida em camadas de abstrações ou estágios de compreensão.
É um processo cognitivo de alto nível e metacognitivo, que exige autoregulação e automonitoramento.
Significa o “explicador” (professor, mediador, facilitador) descrever para o “explicando” (aprendiz) um ou mais caminhos para resolver um problema.
Significa o explicador se colocar no lugar do explicando e usar a melhor forma para ele aprender, que não necessariamente será a mesma do explicador.
O objetivo final é prover autonomia.
Permitir o explicando interagir, interpretar e ganhar capacidade para resolver classes de problemas da mesma natureza.
Ir além de entender e descrever, investigar relações de causa e efeito.
Primeiro compreender e depois criar estratégias para reproduzir a sua compreensão para outros.
Compreensão é conhecimento aprofundado sobre algo específico.
Mediador e Facilitador
A explicação é uma habilidade que exige funções e processos cognitivos de alto nível, em especial o pensamento crítico.
O explicador é um sujeito mediador ou facilitador, que foca no processo de ajudar outro sujeito a “aprender a aprender” e compreender um objeto (objetivo) específico do conhecimento.
Não precisa ser o mais hábil na tarefa, a sua função é tática e voltada para a gestão do conhecimento.
Também não é um professor cujo foco tradicional é transferir conhecimento.
Tem “perfil facilitador” … habilidade de ajudar outra pessoa a aprender uma tarefa ou conjunto de tarefas, numa atividade.
Não foca no conteúdo do aprendizado em si, mas sim na forma de ser adquirido, para que possa ser aprimorado em rede e em time, de forma transparente, padronizada, sinérgica.
Facilitador joga para o time.
O facilitador é um líder e pode ser caracterizado pela 1) capacidade de explicar, 2) inteligência emocional.
A facilitação é uma prática moderna de trabalho em equipe.
É uma forma de desenvolver liderança e líderes.
O espírito de facilitação na empresa significa “trabalho em rede em tempo real” do tipo “um por todos e todos por um”, um padrão de comportamento.
Conhecer métodos e ferramenta para ajudar as pessoas a entenderem aspectos metacognitivos das tarefas, tais como modelo, métodos e ferramentas usados, técnicas e práticas.
É um líder de processos e técnicas de aprender a aprender, não é um líder de produto.
Não é um especialista de um determinado assunto.
O seu propósito é facilitar a implementação de padrões de pensamento e técnicas de trabalho e aprendizagem on the job, gerar autonomia. multiplicação do conhecimento, desenvolvimento de autodidatas.
É uma pessoa experiente, que passou por vários estágios do aprendizado: descobrir, familiarizar, entender, descrever, investigar, compreender, aplicar, repetir e comunicar o que aprendeu.
O explicador foca mais no processo de fazer o outro aprender a aprender e não foca no conteúdo.
Devido à isso, a explicação tem um público mais específico e com maior interesse de especialização.
A explicação só é boa quando compreendida significa que deve haver um casamento de propósito e objetivo entre explicador e explicando.
A explicação só interessa para um público mais seleto e depende então do “explicando ideal” ou vice versa.
A relevância e o valor da facilitação só é percebida por esse casamento de propósito, caso contrário ela se esvaie e perde força.
Só explica quem comprende, constrói as suas próprias idéias, baseadas num método, preferencialmente científico, testado na prática pelo explicador, pela empresa, comunidade cientíca e de mercado.
A explicação sempre tem poder de síntese, já que denota uma perspectiva do explicador resumida para facilitar a aprendizagem do explicando, por exemplo, onde buscar as infmações
Explicar é uma forma inteligente, via métodos e ferramentas, para fazer os outros compreenderem o entorno e resolução de problemas que vocé ou a empresa quer se referir com objetividade e clareza; fazer com que os explicandos olhem na mesma perspectiva do explicador,
É uma excelente ferramenta de empoderamento para dar aos outros a autonomia de resolverem problemas, ou pelo menos saber quais os caminhos mais prováveis e resultados das escolhas.
A Explicação” usa várias técnicas e “ferramentas cognitivas”.
Ferramentas e Técnicas Cognitivas usadas nas Explicações
- Aforismo … explicação de um conceito de forma proverbial, menemônica e construtivista
- Análise … técnica de solução de problemas pela segmentação e enumeração de problemas menores e mais fáceis de serem resolvidos; estágio imediatamente anterior a síntese, em tarefas de solução de problemas.
- Resumo … técnica de enxugamento de texto e enumeração de conceitos.
- Escrita ativa … técnica para: 1) facilitar a leitura ativa e construtivista, 2) permitir “explicador” e “explicando” construir e reconstruir o conhecimento de forma estruturada, cooperada, acumulativa, melhorada; 3) facilitar a repetição de conteúdos de broadcasting e sincronismo exigido no ambiente de tarefa, 4) criar ferramentas para a leitura ativa.
- Síntese … estágio imediatamente posterior a análise da “resolução de problemas” para gerar uma conclusão à partir da análise; conclusão em uma perspectiva específica, não necessariamente única.
- Perguntas e respostas … técnica de criar caminhos mentais e associações, pensar lógico, investigativo, fazer inferências, silogismos (sequência de inferências) e ajudar a outra pessoa avaliar e alinhar “compreensões”.
- Leitura Ativa … técnica para sistematizar, procedurar, selecionar indicadores de compreensão, para orientar a aquisição de conhecimento; aplicar práticasde aplicação de planos de referência para diferentes tipos e situações de padrões de leitura e desempenho, controlar e ajustar “leituras ativas empresariais”, seletividade, reprodutibilidade, rápidez e aprender de forma efetiva = eficaz + eficiente.
- Solução de Problema … “aplicação de roteiro padrão”, algoritmo, check list ou passo a passo, para resolver problemas conhecidos: 1) formular ou descrever o problema, 2) reduzir os efeitos do problema, 3) analisar o problema e identificar a causa raiz e hierarquia de problemas, 4) resolver o problema raiz com eficácia , 5) sintetizar a solução e 6) Comunicar a solução para os clientes e partícipes da solução do problema.
- Anotações … fazer observações para serem analisadas posteriormente; chamar a atenção, sinalizar, inserir gatilhos, ganchos, semelhanças, contrastes, analogias, que aumentem o desempenho cognitivo e ressaltem especificidades importantes relacionadas à leitura e interpretação do texto de uma imagem de um mapa.
- Mnemônicos … facilitar o registro e acesso à memória em tempo real via: 1) conceitos, 2) imagens, 3) símbolos, 4) slogans (aforismos), 5) palavras chave, 6) aforismos, 7) siglas, 8) gatilhos mentais, 9) ganchos mentais, 10) mapas conceituais, 11) mapas mentais, 11) perguntas, 12) equações e fórmulas, 13) matrizes, 14) grafos, 15) diagramas de fluxo de dados, etc.
- Equação
- Fórmula
- Figura Geométrica
- Formas
- Conteúdos
O Explicador se diferencia na multidão e atrai explicandos”, pessoas como nós, aprendizes, que estão em busca de compreensão e autonomia para a solução de problemas e desafios na empresa (e na gestão do conhecimento).