A linguagem corporal é a linguagem não verbal; consiste em um pacote completo de expressões, movimentos da mão e dos olhos, posturas e gestos que devem ser interpretados junto com a fala.
- Aumente a sua capacidade de fazer conexões e relacionamentos com as outras pessoas aprendendo: 1) “perceber e dar pistas físicas” das emoções que você sente e 2) buscar semelhanças na sua linguagem corporal e verbal.
- Quando você se conscientiza da sua linguagem corporal e dos outros, você passa a compreender o que os outros pensam sobre você e se você precisa ou não ajustar sua postura e seus métodos de comunicação para estabelecer conexões fortes e prazerosas.
- Mantenha uma linguagem corporal aberta para parecer acessível e fácil de conversar … faça contato visual, sorria, vire seu corpo em direção as pessoas, controle a respiração, cuide da sua postura e aparência.–
- O que é dito é influenciado pela linguagem verbal, o tom de voz, volume da fala e as palavras que escolhemos, bem como pela linguagem corporal.–
- A comunicação interpessoal é muito mais do que o significado explícito das palavras e estimativas sugerem que cerca de 70 a 80% da comunicação não é verbal!
As pessoas tendem a ter muito menos controle consciente sobre suas mensagens não-verbais do que o que elas estão realmente dizendo.
- A comunicação não-verbal é muito mais emocional por natureza e mais instintiva
- Se houver uma incompatibilidade entre a comunicação não verbal e a verbal, você deve confiar nas mensagens não verbais.
- A falta de mensagens não-verbais também pode ser uma espécie de sinal, sugerindo que o falante está controlando cuidadosamente sua linguagem corporal e pode estar tentando esconder suas verdadeiras emoções.
10 Benefícios da Habilidade de Comunicação não Verbal–
Estratégias de comunicação não-verbal ajudam a melhorar a interação com os outros, encorajar as pessoas a falar sobre suas preocupações e levar a um maior entendimento compartilhado, que é o propósito da comunicação.
- Reforçar o relacionamento entre as pessoas.
- Transmitir sinais sutis e fornecer informações de forma suave, mas clara.
- Reforçar ou modificar o que é dito em palavras.
- Saber como as pessoas se sentem.
- Comunicar às pessoas como você se sente, mesmo sem dizer uma palavra.
- Espelhar e Conduzir a comunicação corporal de outras pessoas.
- Fornecer feedback para a outra pessoa.
- Comunicar que você está atento, ouvindo e concorda ou não com o que se está sendo dito.
- Indicar que você deseja falar, através de movimentos e gestos.
- Regular o fluxo de comunicação, para dizer às pessoas que terminou de falar ou quer falar.