Uma das áreas de estudo e descobertas da neurociência está na forma de trabalhar e interagir dos estados mentais “focado e difuso”.
Um estado mental é um conceito em psicologia para uma característica da mente, que envolve, um mix de atenção, pensamento, percepção, sentimento, crença, desejo, intenção, emoção e memória).
De uma forma geral o estado focado e o difuso trabalham de forma dual e complementar.
Estado Mental Focado
O modo de pensamento focado é caracterizado pela concentração da atenção – é um padrão de pensar eficiente para resolução de problemas familiares e repetição.
É aquele estado mais frequente que estamos mais acostumados a estar na empresa, quando da realização de tarefas com objetivos específicos, que exigem desempenho, controle e ajustes em tempo real.
É ideal para replicar soluções de problemas já resolvidos, aplicar técnicas científicas no ambiente de tarefa, repetir rotinas com eficicência, aumentar o desempenho de tarefas cognitivas (atenção, percepção, memória) ou seja, tudo que requer atenção concentrada, sustentada, agilidade de resposta, estado de alerta.
Estado Mental Difuso
O modo de pensamento difuso é caracterizado por um modo relaxado de pensar ou repouso neural – é um padrão eficiente para visão panorâmica, fazer conexões inconscientes e distantes, aprender conceitos novos e criar (arte, produtos e serviços).
Trabalha de forma dual, contraposta e sinérgica com o estado focado.
Toda a ação no plano focado gera uma reação no plano difuso e vice versa.
Para lidar com o estado difuso e captar os fragmentos de respostas do subconsciente é necessário entender como você funciona e controlar essa comunicação, agir de forma controlada e deliberada, para ritmar o seu comportamento.
O estado difuso é alcançado quando acalmamos a nossa mente e entramos em estado de relaxamento neural, respoiração pausada e consciente.
É o estado mental que estamos quando planejamos o futuro, andamos ou fazemos exercícios, quando contemplamos, quando tomamos um bom banho, quando paramos 5 minutos para tomar um café, quando dormimos ou cochilamos, quando acordamos logo nos primeiro segundos e minutos.
Resultados da neurociência demonstram que o estado difuso contribui muito para o desenvolvimento da cognição, mais do que se imaginava, tal como como uma “ponte para o inconsciente”.
Inconsciência, também chamada de subconsciente, é o complexo de atividades mentais dentro de um indivíduo que ocorrem sem sua consciência e que podem afetar o comportamento da pessoa, mesmo que ela não possa relatar sobre eles. (Freud) …
Freud e seus seguidores achavam que os sonhos e os lapsos da língua eram, na verdade, exemplos ocultos de conteúdo inconsciente, ameaçadores demais para serem confrontados diretamente.
Os dados, por exemplo, fatos ou informações usados geralmente para calcular, analisar ou planejar algo, que não podem ser lembrados com esforço em um momento específico, mas que mais tarde podem ser lembrados, são retidos em um nível inconsciente.
Por exemplo, em condições normais, uma pessoa pode não ter consciência de um episódio quando criança, mas ainda assim, sob hipnose, ela pode se lembrar vividamente da experiência.
Outro exemplo …
Uma estratégia para resolver problemas mais complexos, estudar mais profundamente e se especializar num determinado assunto, é a técnica de repetições espaçadas entre estados mentais focado e difusso, espaçar atividades mentais que exigem foco em blocos de pequena duração (por exemplo 30 minutos) com intervalos de spaço de 5 minutos para atividades de pensar difuso, relaxar a mente e tazer fragmentos do inconsciente e gerar efeito eureka … a habilidade do sujeito de de transitar deliberadamente, entre esses estadis, é um método comprovadamente muito mais eficiente do que o tradicionalmente adotado, que dá execessiva e alta relevância ao pensado focado em detrimento ao pensamento difuso.
O pensamento difuso areja e desbloqueia o pensamento focado e pode acessar o subconsciente e retornar com fragmentos de soluções de problemas complexos, que foram trabalhados pelo subconsciente, que não para de trabalhar nunca.
Metacognição e Estados Focado e Difuso
O controle do uso inteligente dos estados mentais focado e difuso é uma habilidade metacognitiva fundamental para aprender, produzir, tomar decisão, melhorar desempenho, resolver problemas conhecidos e desconhecidos.
Resolver problemas … de forma mais consciente, científica, prática e rápida.
Saber explorar o pensamento focado … resolver problemas conhecidos de forma rápida, racional, correta, consistente e com capacidade.
Saber explorar o pensamento difuso … resolver problemas mais complexos, desconhecidos, explorar a intuição.
Produtividade cognitiva … aprender mais estudando menos, via “repetições espaçadas” e “práticas deliberadas”.
Tomar decisão … com maior qualidade, combinando o racional com o intuitivo.
O cérebro tem habilidades incríveis, trabalha continuamente, mesmo se você estiver dormindo ou desligado de tudo; permite resolver um problema difícil, num primeiro dia de férias ou num piscar de olhos, andando distraidamente à beira de uma praia e pode ser usado de forma mais eficiente por todos nós.
Dualidade dos estados mentais focado e difuso
Características | Focado | Difuso |
---|---|---|
Atenção | Concentração | Abstração |
Percepção | Sentidos | Intuição |
Pensamento | Racional | Reflexivo |
Memória | Curto prazo | Longo prazo |
Linguagem | Sintaxe | Semântica |
Cognição | Eficiência | Eficácia |
Problemas | Conhecido | Desconhecido |
Plano | Operacional | Estratégico |
Foco | Procedimento | Conceito |
Conhecimento | Descritivo | Tácito |
Gestão | Plano | Estratégia |
No estado difuso geramos planos e no focado executamos, controlamos e ajustamos os planos.
Modo focado
O modo focado é essencial e muito usado para a aprendizagem por envolver uma abordagem direta para a resolução de classes de problemas já resolvidos, tal como no dia a dia das empresas.
- Usa métodos racionais, sequenciais e analíticos para realizar tarefas.
- É ativado pela atenção deliberada e concentrada, tal como um feixe de luz de uma lanterna.
- O controle da atenção é o pilar desse modo.
- Em contrapartida, o modo focado pode dificultar a solução de problemas novos ou complexos e inibir a percepção, atençãoe pensamento periféricos e criar bloqueios mentais, principalmente quando sujeito a muitas horas ininterruptas de tarefas mentais.
- Neste parrticular, um dos erros mais comuns na aprendizagem e resolução de problemas é dar demasiada ênfase e quantidade de tempo para o modo focado e não explorar o modo difuso para contextualizar, arejar, desbloquear, relaxar e agregar valor.
O modo focado necessita ser “arejado” pelo modo difuso.
Como acessar o Modo Focado
- Usar tecnicas, ferramentas físicas ou mentais, que exija uma sequência bem definida.
- Aplicar um procedimento específico, que exija uma sequência bem definida de instruções.
- Usar planos, algoritmos, check lists, grafos, árvores de decisão, modelos, equações, fórmulas.
- Escutar ativamente uma pessoa e isolar outras falas ou ruído.
- Investigar situações, necessidades, problemas e soluções.
- Planejar, fazer e responder perguntas para criar um caminho de solução e tomadas de decisão para para atingir um objetivo.
- Usar a análise para segmentar problemas em problemas menorese mais fáceis de serem resolvidos.
- Coletar informações.
- Executar planos, roteiros ou scripts.
- Tocar um instrumento.
- Jogar xadrez e outros jogos mentais ou de atenção.
- Interagir com outras pessoas.
- Falar e fazer apresentações.
- Comparar, categorizar e enumerar coisas.
- Observar alguma coisa para analisar posteriormente.
- Analisar dados e transformar em informações.
- Tomar uma decisão de forma racional.
- Aplicar a ciência – aprender via método científico.
O modo focado está associado ao método e modo difuso está associado à arte.
Modo Difuso
Para a sua mente entrar no modo difuso, identificar novos padrões e resolver novos problemas, você precisa relaxar e deixar a mente ficar livre para descobrir novos caminhos mentais.
- O modo difuso é pouco explorado no aprendizado e nos negócios, mas é essencial para a resolução de “novos” problemas.
- Está associado à visão global ou visão de contexto ou visão de helicóptero.
- É acessado quando você relaxa a mente e a deixa vagar “além fronteiras”
- Trabalha silenciosamente em segundo plano, “o tempo todo”.
- Relaciona conceitos recém trabalhados pelo modo focado a outros conceitos armazenados na nossa memória de longo prazo.
- Pode trazer uma solução para um problema formulado no modo focado de pensar.
Como Acessar o Modo Difuso
Entrar num modo relaxado de repouso neural, eficiente para visão panorâmica, fazer conexões inconscientemente e aprender conceitos novos e criação; existem muitas formas de ativar o modo difuso de forma deliberada, veja exemplos:
Caminhar … estudos sobre os hábitos de inventores e inovadores descobriram que todos eles têm uma coisa em comum: fazem caminhadas.
Fazer pausas … se você estiver envolvido em um projeto que requer pensamento criativo ou solução inovadora de problemas, faça pausas e pare de pensar no que quer que esteja pensando; isso parece estranho, mas o que já se aprendeu sobre o nosso modo de pensar difuso, isso faz todo o sentido; quando chegar a um ponto em que você não está mais progredindo no que você está trabalhando no modo focado, faça uma pausa e mova-se para outra coisa, ou melhor ainda, ajuste seu temporizador por cinco minutos e deixe sua mente sonhar acordada!
Meditar … . comece encontrando uma posição confortável, relaxe o seu corpo e configure um temporizador por um curto período de tempo; o objetivo aqui, é estar ciente dos pensamentos ou experiências que surgem e permanecer em um estado de atenção para os movimentos da mente, sem selecionar, julgar ou concentrar-se em qualquer pensamento; permitir estar ciente das coisas em que sua mente está “pulando”; é uma prática de ser um observador e não um controlador de seus pensamentos; a ideia neste tipo de exercícios não é você encontrar uma ideia inovadora, mas fortalecer a sua capacidade de permitir saltos de ideias e criar mais associações.
Outras formas de acesso ao modo difuso …
- Academia
- Esporte
- Correr
- Nadar
- Dançar
- Dirigir
- Desenhar
- Pintar
- Tomar banho
- Orar
- Tocar uma música
- Dormir
- Jogar
- Navegar na internet
- Conversar
- Ajudar
- Ler
- Enviar uma mensagem para um amigo
- Assistir um filme
Como usar o Modo Focado e Difuso para Aprender e Resolver Problemas.
Check list – Como usar os pensamentos focado e difuso
Veja 5 práticas simples e efetivas.
1. Se conscientizar da plasticidade cerebral … o nosso cérebro está continuamente mudando a sua própria estrutura neural (memória) para melhor ou para pior, por causa da “neuroplasticidade” – capacidade do cérebro esquecer. Aquilo em que você foca a sua atenção gera sinais para o cérebro e tem um poder especial para programar e mudar o seu cérebro.
2. Comutar os modos de pensar focado e difuso … Perceber e alternar conscientemente, os modos focado e difuso várias vezes, para desenvolver conexões mentais mais “fortes e iluminadas” e trazer ao pensamento focado fragmentos do pensamento difuso que poderão ser agregados ao pensamento focado; embora você não possa estar nos dois modos cerebrais ao mesmo tempo de forma consciente, você pode fazer com que um se comunique com o outro.
3. Tratar bloqueios … independentemente do que você está praticando, quando você trabalha no modo focado, há um ponto em que você chega ao final da sua base de conhecimento e compreensão e fica “preso” (não evolui); nestes casos você deve transitar para o modo difuso para se livrar desses “bloqueios mentais” e permitir que o cérebro volte ao problema depois, no modo focado, em diferentes perspectivas, que se somam para a solução do problema.
4. Antecipar e tratar os assuntos mais difíceis … aprendizagem e a resolução de problemas mais difíceis envolvem uma sucessão de processamentos neurais entre diferentes áreas e hemisférios do cérebro, quanto maior for a complexidade, maior será a quantidade necessária de comutações e mais tempo será necessário; a resolução de novos problemas envolve concentrar no problema por um período, depois desviar a atenção do problema, retornar ao problema, repetir esse vai e vem, sucessivamente, até chegar a solução; a cada permuta e intervalo e sem trabalhar diretamente no problema, o modo difuso o examina de uma nova maneira o problema e traz à tona memórias que poderão ser aproveitadas pelo modo focado para consolidar novas ideias e padrões encontrados pelo modo difuso.
5. Usar métodos e ferramentas. Para gerenciar os modos de pensamentos ao longo do dia e evitar a procrastinação é necessário usar métodos, ferramentas e técnicas que ajudam a autoconscientizar e autocontrolar o gerênciamento do tempo de atividades e balancear a “mistura focado difuso” e obter maior desempenho cognitivo.
Como Preparar a Mente para o Aprendizado
A forma de trabalhar articulada dos dois modos de pensar focado e difuso explica boas práticas de aprendizado para
- Primeiramente olhar numa visão panorâmica ou difusa (visão de helicóptero) o assunto.
- Por exemplo … a sequência de capítulos, sessões, títulos, imagens, resumos e perguntas; tentar entender a ideia geral, concentrando pouca atenção.
- Num segundo momento, dar uma pausa e deixar o modo difuso preparar a sua mente e fazer o seu cérebro iniciar o processo de conscientização e preparo para o aprendizado, ou seja, criar ganchos mentais para “pendurar” seus pensamentos e entender os novos conceitos e blocos de informação.
- Num terceiro momento, voltar ao início e focar a sua atenção para cada componente do bloco de conhecimento.
Sono para evitar Bloqueios Mentais
O modo focado pode ser um inimigo em muitas situações e nos “prender num conceito”, não evoluir e impedir que você veja a questão de outra forma; quando entramos nesse estado, devemos “comutar” para o estado difuso para sair do labirinto”.
Thomas Edison famoso por sua criatividade, aproveitava o modo difuso e usava a seguinte técnica: relaxava para tirar uma soneca, sentado com um rolamento de metal na mão; ao dormir o rolamento caia da sua mão numa frigideira ou chapa de metal que ele deixava no chão e o acordava com o barulho; ao acordar, ele aproveitava o estado difuso do despertar da soneca e anotava os fragmentos de pensamento que vinham na sua mente no modo difuso; Salvador Dali usava um processo muito parecido …
- O sono talvez seja o fator mais eficaz e importante para fazer o modo difuso enfrentar um problema difícil, de forma descontraída.
- O modo difuso funciona como uma parada para restabelecer conexões e energias.
- Dormir pensando no assunto dá ao cérebro tempo para resolver a tensão entre os modos focado e difuso que ocorre quando você está aprendendo novos conceitos e técnicas.
Dormir é uma boa forma de fazer seu cérebro pensar livremente sobre um problema que você quer resolver ou trabalhar de forma criativa; usa o modo difuso de pensar e atingir um nível de compreensão mais elevado.
–
Saiba mais. Sono: o grande aliado do aprendizado
Gerenciar o Tempo para Evitar a Procrastinação
Gerenciar o seu tempo de aprendizagem e tarefas do dia a dia tem um papel muito importante para evitar o problema da procrastinação, importante pela sua frequência e impacto negativo no desempenho do aprendizado.
- Procrastinar é evitar fazer uma tarefa que precisa ser cumprida em um determinado prazo;; pode ser um atraso habitual ou intencional de iniciar ou terminar uma tarefa, apesar de saber que pode ter consequências negativas.
- Ao postergar o seu aprendizado, quando você poderia ter iniciado, reduz de forma impactante o tempo de trabalho do pensamento difuso, ou melhor a quantidade de permuta dois estados de atenção focado e difuso.
- Deixar as coisas para serem tratadas na última hora, como estudar na véspera da prova, ou adiar uma análise de um problema complexo ou desagradável, não dá brecha para comutar do pensamento focado para o difuso, e vice versa, na frequência e tempo adequados, para você entender e compreender.
A Técnica Pomodoro é um método simples largamente utilizado no planejamento, execução, controle e ajustes do tempo de trabalho e aprendizado, aplicando o uso combinado do pensamento focado e difuso.
Saiba mais. Tecnica Pomodoro de Gerenciamento do Tempo
Conclusão sobre os Modos Focado e Difuso de Pensar
- Podemos utilizar melhor a nossa capacidade cerebral para aprender, resolver problemas e sermos mais criativos pelo controle dos modos de pensar focado e difuso, que trabalham em parceria.
- O modo focado é caracterizado pela concentração da atenção, padrão de pensar eficiente para resolução de problemas familiares e repetição.
- Já o modo difuso é caracterizado por um modo relaxado de repouso neural, padrão eficiente para visão panorâmica, fazer conexões inconscientemente, aprender conceitos novos e criação.
- O modo focado é essencial para a aprendizagem por envolver uma abordagem direta para a resolução de problemas, mas precisa ser “arejado” pelo modo difuso.
- Um dos erros mais frequentes é dar demasiada ênfase e quantidade de tempo para o modo focado e não deixar o modo difuso trabalhar e agregar valor.
- Para a sua mente entrar no modo difuso, identificar novos padrões e resolver novos problemas, você precisa relaxar e deixar a sua mente ficar livre para descobrir novos caminhos mentais e depois redirecioná-la para o modo focado.
- Existem muitas formas de ativar o modo difuso de forma deliberada, tais como: caminhar, fazer pausas, meditar, correr, nadar, dançar, dirigir, desenhar, pintar, tomar banho, orar, tocar uma música, dormir, jogar, navegar na internet, conversar, andar, ler, enviar uma mensagem para um amigo, assistir um filme, e assim por diante.
- Gerenciar o seu tempo de aprendizagem e tarefas do dia a dia tem um papel muito importante para gerenciar o tempo focado e difuso evitar o problema da procrastinação; Pomodoro é uma técnica simples e largamente conhecida que ajuda a fazer isto.
- A forma de trabalhar articulada dos dois modos de pensar focado e difuso explica boas práticas de aprendizado para buscar visão panorâmica, pausar e focar a atenção.
- O modo focado pode ser um inimigo em muitas situações e nos “prender num conceito”, bloquear o pensamento e impedir que você veja a questão de outra forma; quando entramos nesse estado, devemos “comutar” para o estado difuso para sair do labirinto”.
- Dormir é a “terra do pensamento difuso”; é uma boa forma de fazer o seu cérebro pensar livremente sobre um problema que você quer resolver ou trabalhar de forma criativa; o sono usa o modo difuso de pensar e permite atingir um nível de compreensão mais elevado.
Palavras chave – modos de pensar, modo focado, modo difuso, aprendizagem, resolver problemas, criatividade, desempenho cerebral, atenção, visão panorâmica, técnica Pomodoro, sono.
Teste seu Conhecimento sobre modos de pensar focado e difuso
- Como o modo de pensar focado e difuso melhora a sua capacidade cerebral?
- Como funciona o modo focado?
- Como funciona o modo difuso?
- Como usar o modo focado e difuso e aprender de forma mais efetiva?
- Dê exemplos de atividades que usam o modo focado de pensar.
- Quais os tipos de atividades que ativam o modo difuso?
- Execução, prática, especificidade, repetição, fixação, conexão, eficiência, estão associados a que modo de pensamento?
- Planejamento, contextualização, conceituação, aplicação, relacionamento, eficácia e visão de cima para baixo estão associados a que modo de pensamento?
- Como evitar a procrastinação?
- Por que o sono é um grande aliado do aprendizado?