Linguagem especializada … possibilita a configuração, expressão e comunicação do conhecimento especializado da empresa para indivíduos, equipes, empresa e mercado.
Identifica origem, a proposta de valor, o tipo e nível de especialização e diferenciação.
Para os mediadores da informação, os profissionais de marketing, vendedores, designers, gerentes, facilitadores, professores, comunicadores, ela constitui porta de acesso da informação que será colocada à disposição do público interessado.
Para os informatas, os profissionais da informática, ciência da computação, comunicação digital, inteligência artificial – sua análise, descrição e registro, constrói e transmite conhecimento em rede, para o avanço da pesquisa e processamento da linguagem.
O desenvolvimento das linguagens especializadas é uma decorrência natural da especialização da atividade humana e da consequente gestão e formação de grupos de trabalho.
“Depois da queda de Babel, apenas os arquitetos conseguiam se comunicar porque falavam uma língua que somente eles entendiam”.
(De Vulgari Eloquentia),
Linguagens especializadas na empresa são aquelas utilizadas pelos profissionais, gerentes, técnicos, vendedores, consultores.
Todas as linguagens especializadas precisam de um “aprendizado formal”, estruturada e orientada por currículos, com base em funções ou níveis fixados pela empresa e determina o tipo de aprendizado que precisa ser adotado pelas pessoas e o tempo da atividade.
A linguagem formal é utilizadas na comunicação especializada; é um “linguagens planejadas” ou “linguagem conceitul”, com argumentos e significados estruturados e contextualizados, gerados por ferramentas mentais e de gestão.
eNTENDA FERRAMENTAS COGNITIVAS
São registros funcionais , formatados e caracterizados para serem usados em situações de características pragmáticas precisas (parametrizadas), com o uso de técnicas, métodos, ferramentas e práticas, que trabalham com formatos de dados e informações de entrada e saída bem estruturados, com regras bem definidas e objetivas (sem subjetividade).
As expressões linguísticas são aqueles termos ou frases que possuem um significado diferente daquele que as palavras teriam isoladamente. Esses termos trazem com eles traços culturais de determinada região onde são utilizados.
p-0De acordo com seus ensinamentos, demonstra-se que a expressão linguística dos especialistas não se limita ao uso
de uma dada terminologia; mas que se conforma ao padrão peculiar de comunicação característico de diferentes
áreas do conhecimento. Tal padrão resulta da seleção de itens lexicais e da preferência de construções sintáticas,
processos semânticos e propósitos pragmáticos, condicionados ao contexto de comunicação próprio da área
especializada. Nessa perspectiva, a integração que existe entre a linguagem especializada e sua terminologia não
permite que pesquisas sejam conduzidas separadamente