A prática da transferência de conhecimento científico de forma acabada, empacotada e inquestionável, adotada pelo método tradicional de educacional e formação de profissionais tem sido amplamente criticada.
O uso de conceitos – formas inteligentes e suscintas de representar a realidade – resultado de um processo de conscientização e pensamento estruturado, é recomendado por teorias e práticas modernas.
Isso envolve em focar a gestão do conhecimento em tarefas.
Saber o que sabemos e o que precisa ser melhor dominado na trajetória de aprendizagem para organizar, analisar gaps, mudanças, meios e fins para aumentar o desempenho para executar tarefas chave específicas.
Daí, emerge o conceito de zona de desenvolvimento proximal – ZDP.
Nas ZDPs, acões intencionais são modeladas e acionadas pela gestão individual e empresarial, para a execução de tarefas específicas , como uso de recursos, conceitos, modelos, métodos, ferramentas para aprender a aprender (METACOGNIÇÃO) on the job”.
A criação de ZDNs permite que ações e movimentos de indivíduos e times conectados à ZDNs criem vínculos ou conexões e alterem o estado das ZDNs, pela inserção de recursos e lições aprendidas, para gerar melhorias para a gestão das próximas tarefas e atividades de maneira sícrona, alinhada e articulada, com os objetivos e estratégias das equipes e empresa.
Via a gestão e mediação nas ZDNs, através de facilitadores, o sistema de aprendizagem na empresa pode exercer papel fundamental sobre os processos de desenvolvimento intelectual das pessoas e times, de forma flexível e construtivista, baseado nos conhecimentos científicos distribuído em rede.
Nas ZDNs, empresa e indivíduo podem identificar e modelar os sistemas partilhados de consciência, conhecimentos e compreensões, que são construídos culturalmente “on the job” e passam por contínuas transformações, experiências, através do uso de métodos, ferramentas, técnicas e lições aprendidas.
O conceito de metacognição ou capacidade cognitiva superior ou aprender a aprender e formação de autodidatas que constroem o seu próprio sistema de conhecimento e aprendizagem, torna-se, uma estratégia e ferramenta central para a empresa para gerar e reter talentos e um espaço socialmente organizado para a disseminação do conhecimento científico.
ZDNs podem ser desenvolvidas e geridas na empresa por uma rede composta de pessoas, tarefas e ferramentas, que se cooperam, para categorizar e distribuir inteligência, com uso de tecnologia, mídias sociais, inteligência artificial e facilitadores.