Modelagem é o estudo e uso de modelos ou formas, representações físicas ou mentais, de sistemas, objetos, fenômenos e permitem fazer simulações para gerar dados e informações e tomar decisão técnica ou gerencial.
A modelagem é cada vez mais importante devido ao uso da computação, produção de bens e serviços em larga escala, uso redes de tecnologias de onformação, mídias sociais, inteligência artificial, comportamento do consumidor, métodos de pesquisas digitais, previsibilidade, proatividade, consultividade, educação, aprendizagem … e tomada de decisão.
A modelagem é preditora de inteligência, conhecimento, compreensão, gestão de recursos, processos, conhecimento, informação, celeridade
Conceito de Modelo de Negócio
O Modelo de Negócio é uma ferramenta de gestão, representa simplificadamente o sistema que a empresa usa para criar valor para o mercado.
O modelo CANVAS da figura é um exemplo de metaferramenta de gestão para modelar modelos de negócio.
É bastante difundida no mercado, apresentada de forma gráfica, em 9 partes funcionais chave.
Uma característica do modelo CANVAS, é explicar, visualmente, como um mapa, os pontos essenciais do negócio da empresa e facilitar o foco e monitoramento das relações de causas e efeitos dos componentes chave e gestão do modelo.
O mapa apresentado é uma referência inical para refletir e ajudar a construir e gerir modelos de neócio “on the job”, de forma sistemática.
Servir como uma ferramenta estratégica e tática para gerar alinhamento empresarial.
Permitir visualizar os componentes chave da empresa, dispostos no mapa, seus peincipais relacionamentos com os demais componentes do modelo, identificar as relações de compromisso entre esses 9 componentes – análise de tradeoff – e monitorar mudanças em componente, causas e efeitos no modelo e resultados.
A gestão do modelo de negocio cuida do arcabouço da empresa.
(*) arcabouço – esqueleto, armação dos ossos do corpo.
Como Modelar Negócios
De uma forma geral, um bom “modelo de negócio” deve:
Prover um formato mnemônico para facilitar a explicação, memorização, abstrações, simulações, aprendizado, análise, compreensão, comunicação e especialização do modelo.
Explicar a estrutura e componentes chave do negócio: proposta e equação de valor, cliente ideal, ofertas de marketing, mercados e segmentos, parcerias, atividades, canais de relacionamento e vendas, equações de desempenho de demanda e oferta e equações financeiras.
Modelar e simular o funcionamento do negócio graficamente.
Mapear as relações entre os componentes do modelo.
Identificar “pontos de atenção” mais relevantes para o “momentum, contexto e situação do negócios”.
Inserir a análise e modelagem de negócio nos ciclos de PDCA – Planejamento, Desempenho, Controle e Ajustes.
Modelar a equação do desempenho de negócio: Resultados = Velocidade x Ciclo de Produção = Carga de Trabalho x Valor x Taxa de Conversão.
Usar o modelo de negócio como “plano de referência” respeitando os seguintes preceitos e hierarquia funcional: 1) estratégico – foco capacidade de recursos, 2) tático – foco otimização de atividaddes e 3) técnico – foco corretismo de tarefas
Comparar modelos de negócio e sinergias na cadeia de valor, para diferentes situações de competitividade.
Funcionar como um “mapa estratégico” para facilitar o sincronismo e alinhamento de indivíduos, times e empresas,
Reforçar a “proposta de valores da empresa”, no centro do modelo de negócio, para sistematicamente relembrar e orientar o comportamento de todos.
Modelo de Negócio e Proposição de Valor
A proposição de valor é componente central do modelo de negócio.
É outra ferramenta e produto da gestão de processos de negócios, marketing e vendas.
É o farol para orientar, sincronizar e alinhar a empresa e mercado sobre as intensões e comportamento ético da empresa.
Expressa o “DNA” da empresa – valores, necessidades, produtos, serviços, soluções e ofertas que a empresa investe e dá importância.
Vem antes da marca, que a representa e simboliza a empresa e suas ofertas.
A proposição de valor dita e justifica as crenças, pensamentos, hábitos, atitudes, comportamentos, conhecimentos, habilidades, teorias, práticas, estratégias, objetivos da empresa.
Deve estar em tudo que é feito no escopo da empresa.
A proposta de valor, como componente central da ciência, arte e empresa, precisa ser repetida, atualizada, educada e fixada na mente de todos os empregados e clientes, reforçada em todos os ciclos de PDCA, nos níveis estratégico, tático e operacional.
Atividades e Tarefas
Atividade e Tarefas é outro pilar de qualquer modelo.
Colocando em “forma de perguntas” a gestão de atividades e tarefas deve cuidar:
- Projeto, execução, controle e ajustes de atividades e tarefas.
- A gestão de atividades … foco no projeto e processo, garantir capacidades, faixas de tolerânia, gargalos do sistema de negócio, insumos, recursos e ativos, tarefas, resultados esperados, pontos de atenção, consultividade, teorias e métodos,
- A gestão de tarefas … foco na execução, balanceamento de atividades e pessoas, aderência e execução de planos, fundamentação teórica, fundamentação prática, ferramentas e instrumentação, comportamentos adequados, inteligência emocional e competitiva, cumprimento de metas, concentração da atenção, disciplina, autoeficácia, confiança, simulação, repetição, fluência, proatividade, assertividade.
- Atividades e tarefas têm características duais e precisam ser tratadas de forma dual: a atividade tem como espelho um conjunto de tarefas e vice versa.
- Quais são os 20% de atividades que geram 80% da receita (regra de Pareto)?
- Para cada tarefa
- Quais as atividades devem ser reforçadas, reduzidas ou eliminadas?
Como é feita a gestão de:
mudança
processo
Cliente Ideais ou Clientes Referência
A modelagem de negócio exercita várias perspectivas e relações de causa e efeito das “estratégias de negócios.
- O objetivo é que gestores e equipes tenham um “mapa do negócio”, uma “referencia” para que possam mirar e trabalhar em sinergia.
- Olhar “todo integrado e articulado”, flexível, síncrono e alinhado.
- Representar, descrever e simular “vantagens competitivas”.
- Deve expressar o que há de mais estratégico e essencial para a gestão da empresa..
- O gestor usa o modelo de negócio para focar na questão estratégico tático e a equipe para focar no tático e operacional.
- De tal foma que o modelo de negócio funcione também como uma ferramenta de “alinhamento estratégico”.
- A habilidade de modelagem e o uso da ferramenta modelo de negócio fica cada vez mais importante com o crescimento da empresa.
- É função do gestor fazer com que sua equipe compreenda os principais componentes e alavancas diferenciais do modelo de negócio da empresa, fazer com que as “pessoas se enxerguem no modelo” e se identifiquem com ele e o refinem na sua perspectiva.
- Por outro lado, é função da equipe e indivíduo, aplicar o modelo, métodos e ferramentas atrelados, coletar informações das interações de negócios, executar tarefas, controlar e ajustar desvios para atingir metas e dar feedbacks para controle e ajustes do modelo.
- Cada indivíduo deve ter pelo menos uma “faceta” a ser polida no modelo.
- E evolução do modelo de negócio será fruto do trabalho em equipe nas suas várias perspectivas,
O modelo de negócio é uma ferramenta de “filosofia de trabalho em time e cooperação”, que “empodera o processo de tomada de decisão” em todos os níveis da empresa, com “controle de fronteiras”.
O modelo de negócio é um fio condutor entre estatrégico, tático e operacional … a sua função principal vai bem além de simplesmente descrever o negócio e sim gerar sincronismo e alinhamento empresarial.