Podemos analisar o pensamento crítico dividindo em estágios de conscientização, desafio, controle, prática e especialização
Estágio 1 – CONSCIENTIZAÇÃO.
O primeiro estágio do pensamento crítico é “reflexão e compreensão” do que é o pensamento crítico, conceitos, relações, significados, causas e efeitos.
Características do Estágio de Conscientização
PENSAR REFLEXIVO … avaliar o “papel do pensamento” na sua vida e quais os “problemas do pensamento” – investigar quais são os obstáculos ou desafios que o pensamento o pensamento pode resolver.
PENSAR LÓGICO … ter consciência de que pensar crítico envolve a lógica, argumentos, premissas, suposições, regras de inferência, implicações, conclusões consistentes.
CONSTRUTIVISMO … formular objetivos cognitivos atrelados a objetivos físicos, saber desmontar o pensamento (fazer análise), avaliar gaps, modelar e simular estruturas do conhecimento, na perspectiva do sujeito, tendo como meta os indicadores de desempenho da empresa; delegar ao empregado buscar as ferramentas e métodos e à empresa disponibilizar e ajudar a instrumentar as ferramentas.
QUALIDADE do PENSAMENTO … pensar de forma organizada e construtiva; criar referências científicas, marcos evolutivos, estudar filosofia da ciência para aprender formas de pensar e aplicar a ciência corretamente, selecionar e criar teorias, via métodos e ferramentas, para dispor de padrões apropriados para a avaliação do pensamento.
AUTOCORREÇÃO … pensar de forma metacognitva, visão superior, tática, para avaliar o pensamento; selecionar e usar as “melhores” ferramentas para ganhar objetividade e afastar viéses subjetivos quanto do trato das “coisas de carater científico” e saber separar daquelas de carater emocional, da natureza humana, também importantes para atrair e influenciar as pessoas; de uma forma geral: estudar como funciona a ciência e como ela garante o pensamento correto – o pensamento científico; estudar como funciona a arte para emocionar e conquistar o coração das pessoas, fazê-las perceber a beleza e utilidade dos produtos, serviços e ofertas.
AUTOMONITORAÇÃO … reservar tempo para planejar, controlar e ajustar; encarar o pensamento e conhecimento como ativo, com valor contábil; se conscientizar que a execução magistral de qualquer habilidade (física e mental) depende de monitoramento e feedback e que o automonitoramento é da sua completa responsabilidade, que devemos monitorar a nossa evolução mental atrelada por evoluções na ações reai, para garantir e cíclica;
Reflexão, Pensamento Crítico e Gestão
A autorreflexão é a capacidade de avaliar nossos próprios processos cognitivos, emocionais e comportamentais.
Depende de uma série de funções cognitivas, incluindo introspecção e metacognição , que se desenvolvem desde a infância até a adolescência, afetando a forma como os indivíduos interagem com os outros e tomam decisões.
Diante disso, uma das funções da gestão da empresa, como grupo social, é tratar e alinhar disparidades de capacidades de reflexão, logo no ingresso do profisional na empresa e à partir daí, criar um ambiente propício para o desenvolvimento do pensamento crítico.
O conceito de autorreflexão é fundamental e antigo, tem mais de 3.000 anos – ” Conhece-te a ti mesmo “.
Na empresa o pensamento crítico é evidenciado pela capacidade de gestão., a capacidade da empresa conhecer a ti mema.
Quanto melhor a gestão, melhor será o pensamento crítico empresarial.
Neste particular, observa-se uma grande quantidade de profissionais novatos e experientes carentes de habilidades reflexivas e críticas no mercado Brasil e mundo.
A consciência desse “problema social e empresarial “, carência de pensamento crítico, abre boas e claras oportunidades para a empresa (plano coletivo) e você (plano individual) desenvolver vantagens cognitivas e competitivas, e obter sucesso nos negócios.
Na empresa, o pensamento crítico é desenvolvido pela gestão, que significa gerenciamento, administração da empresa.
A gestão repousa num nível ou escopo imediatamente menor que a administração.
A administração de empresas é aprendida por adminsitradores de empresa.
A gestão, é o núcleo da administração ou “pensamento central”, deve ser aprendida por todos e não por alguns, para saber liderar e ser liderado; se comportar em time; envolve relações empresariais tanto na perspectiva vertical e quanto horizontal.
Destaca-se nesse particular, o carater dual entre “líderes e liderados”, ou seja, o sincronismo e alinhamento de duas partes interdependentes que convivem num mesmo espaço interativo de gestão.
Pensar crítico é pensar em gestão, usar teorias, métodos, ferramentas, técnicas e práticas da gestão individual e coletiva (administração).
Administração e gestão são muitas vezes usados como sinônimos, mas têm significados diferentes.
O pontapé inicial para a gestão é:
- Gerar planos interativos e articulados, nos vários níveis (individual, tático, estratégico), em ciclos de gestão.
- Explicitar fatores e perspectivsa chave.
- Montar uma rede de planos que cubra a empresa e oriente pensamento crítico (introspectivo e metacognitivo) no planejamento, execução, controle e ajustes de atividadees e tarefas.
- Agir com parcimônia, equilibrar planos e ação, ser econômico, não adianta muito plano e pouca ação ou vice versa; trilhar o caminho do meio.
- Trilhar o caminho do meios significa mais do que muita gente acha; é fácil falar, mas difícil de fazer … o que significa isso? Resumidamente envolve sabedoria, pensamento superior, além de copreender..