A gestão do conhecimento foca em desenvolver conhecimentos, habilidades e comportamentos para desempenhar as atividades e tarefas do modelo de negócio.
Atividades da Gestão de Conhecimento
- Aprender … ganhar conhecimento sobre cognição, funções, teorias do conhecimento, epistemologia; formular objetivos cognitivos objetivos; usar ferramentas cognitivas para conscientizar, objetivar, perceber, atentar, memorizar, raciocinar, associar, inferir, aplicar, repetir.
- Aprender “on the job” … Criar Ferramentas de Gestão do Trabalho Formais para uso diário; com o objetivo de trabalhar aprendendo e Aprender trabalhando; aprender a criar e usar ferramentas; não separar aprendizagem do trabalho e desempenho; investir na filosofia construtivista, aprendizagem cognitiva, baseda em tarefas, compartilhamento do conhecimento e trabalho em rede.
- Aprender a aprender … aprender sobre aprender, ou seja investir em metacognição para assumir o controle da gestão do conhecimento, ganhar visão de helicóptero, formular objetivos cognitivos para cumprir metas individuais (operacionais), do time (táticas) e da empresa (estratégicas);
- Autodidatismo … a prática de aprender a aprender, usar ferramentas metacognitivas, criar, instrumentar e inovar ferramentas facilitação para a aprendizagem teórica e prática; fazer autodiagnóstico, com o objetivo de ganhar autonomia para executar as tarefas com corretismo, consistência e capacidade.
- Argumentação … usar técnicas para pensar logicamente, usar premissas, inferir conclusões, convencer e persuadir.
- Controlar a Atenção … entender como funciona a atenção; nós seres humanos usamos a atenção, seu papel no sistema cognitivo; tipos de atenção, atenção focada, periférica, difusa, seletiva, continuada; como controlar a alternância da atenção, para resolver problemas, fazer atividade e tarefas.
- Chamar Atenção … usar teorias e práticas de gatilhos mentais, para despertar curiosidade, interesse, gerar o estado mental de prontidão, acionar memórias, conhecimento e e comportamentos desejados e adequados para situações planejadas.; por exemplo, para aplicar um procerdimento específico,acionar um determinado plano de referência, usar uma técnica diferenciada, observar pontos de atenção e aspectos metacognitivos do planejamento e execução de tarefas, e assim por diante.
- Prestar Atenção … a habilidade de “prestar atenção” é uma habilidade contraposta da habilidade de “chamar a atenção”, ou seja o sucesso de chamar a atenção está diretamente associado ao sucesso do outro prestar a atenção; em outras palavras, o estudo de técnicas de chamar a atenção esploram a dualidade de chamar e prestar a atenção.
- Atender clientes … estabelecer conexão emocional, comunicar, escutar de forma ativa, coletar fatos e dados, resolver problemas, identificar oportunidades de negócio / venda, motivar as pessoas, prometer e cumprir, gerar confiança e satisfação; promover a proposta de valor da empresa.
- Autodiagnostico … avaliar competências; gaps de conhecimento, habilidades e atitudes; avaliar indicadores de desempenho quantitativos (KPIs) individual e da equipe ou do mercado; avaliar melhorias nos indicadores qualitativos ou emocionais (autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e relacionamento); refletir e avaliar experiências pessoais anteriores, identificar lições aprendidas, controlar viéses pesoais, se apoiar em fatos e dados; buscar feedback de pares e gerentes para avaliar o seu nível de assertividade na identificação de pontos fortes e fracos.
- Avaliar Desempenho … modelar a equação de desempenho de um processo de negócio; avaliar os tradeoffs entre receita, custo, turn over , margem de lucro, tempo médio de serviço, tempo médio de fila de espera de serviços, carga de trabalho, taxa de conversão.
- Avaliar Valor …. racionalizar o valor, comparar e justificar propostas, projetos e decisões, via a equação: valor = benefícios / custo/risco.
- Calcular o ROI … avaliar e comparar o retorno financeiro de projetos e soluções, avaliando custos reduzidos, custos evitados, aumento de receita, custo da solução.
- Campanhas de Marketing … articular campanhas de aquisição, monetização e fidelização., definir ofertas, conteúdos, público alvo, estratpegia de comunicação e treinamento de agentes.
- Check list … resumir, memorizar, listar atividades, recursos, pontos de atenção, paa garantir corretismo, consistência e capacidade das atividaes e tarefas.
- Comparar produtos concorrentes … na perspectiva do potencial comprador, selecinar e comparar atributos de valor e
- percepção de valor dos atributos, singularidade, curva de valor e mensagem consistente.
- comunicar … avaliar fonte, destino, meio, mensagem, qualidade.
- Conhecer a oferta … conhecer todas as necessidades, problemas e desejos que a oferta de produtos, serviços e soluções da oferta para aumentar a percepção de valor do cliente e diferenciar a oferta dos concorrentes.
- Fazer contatos … aplicar um processo padronizado para fazer contatos – abrir contato, fazer rapport, investigar, avaliar alternativas, fechar a venda, baseado no modelo de negócio.
- Contar histórias de sucesso … saber contar histórias que atraiam a atenção das pessoas; que pemitam contextualizar situação, problemas, implicações, alternativas e escolha de soluções viáveis no contexto do cliente e rsultados alcançados; servir de ferramenta de venda; aumentar a fluência situacional.
- Contextualizar .… descrever objetos ou entidades que cercam um evento focal, para sua interpretação adequada.
- Conversar … usar técnicas de comunicação interativa via perguntas, para conduzir as pessoas falarem livremente, falarem de forma objetiva, lógica, consciente, controlada, empática, motivadora e conclusiva; compartilhar conhecimento tácito; ensinar de forma interativa e pessoal.
- Conteúdos … despertar atenção, interesse, desejo, ação e compra da oferta, através de conteúdos transacional (documentos previsíveis e associados diretamente à processos de negócios); conteúdo de negócio, com informações necessárias ao andamento dos negócios; conteúdos persuasivos: voltados a convencer um público, usualmente conteúdo web e em especial de sites.
- Imagens de Solução … técnica de venda e de resolução de problema, que primeiro investiga o problema para criar uma imagem da solução ideal na mente do potencial comprador, que resolva na sua perspectiva e com as suas palavras a sua necessidade, problema e desejo, para servir de referência as propostas de alternativas de solução viáveis e diferenciadas das ofertas da empresa; conscientizar a necessidade e atrelar a uma solução viável.
- Diagnosticar … aprender a fazer autodiagnosticos e ajudar as pessoas a fazê-los. definir métricas (qualidade), valores de referências (quantidades), faixa de tolerância, identificar principais desvios e causas; evitar os erros, as perdas e os desperdícios.
- diagnosticar inteligência competitiva – diagnosticar, pensamento crítico, nível de especialização num domínio de conhecimento específico, inteligência emocional (qe), inteligência cognitiva (qi).
- diagnosticar qi – inteligência cognitiva – memorização, raciocínio, reso
- diferenciar uma oferta, produto ou solução dos concorrentes
- ensinar
- escolher alternativa de solução
- escrita … usar técnicas para atrair, facilitar a compreensão da leitura e gerar ações planejadas do leitor.
- escutar de forma ativa
- campanhas de aquisição
- campanhas de monetização
- campanhas de fidelização.
- Contato … abrir contato, fazer rapport, investigar, avaliar alternativas, escolher alternativa e fechar compromisso.
- fazer contatos – plano, fluência situacional,
- fazer repetição espaçada … para memorização e
- fechar a venda … reforçar necessidade ativa, imagem de solução, valor, controle, tomada de decisão.
- abordagens de venda … roteiros e scripts de venda.
- formular objetivos smart … específico, mensurável, acessível, relevantes, temporal.
- gerenciar processo … pdca
- investigar … fatos, dados, informações, necessidades, problemas, desejos, imagem de solução.
- justificar valor … racionalizar o valor de propostas comerciais ponderando a equação: valor = benefícios / (custos x riscos).
- leitura ativa … plano, indicadores de compreensão, resumo de conceitos chave, perguntas, mapas (conceitual e mental)
- mapear graficamente informações … memorização, processamento, compreensão, resumo, síntese.
- memorizar de forma ativa … neuroplasticidade, repetição espaçada, mnemônicos, blocos de informação, ganchos, lápis e papel (anotar, desenhar, mapear, resumir, sintetizar)
- pdca … gestão de processos, planejar, desempenhar, controlar, ajustar, ciclicamente, diariamente, semanlamente e
- pensar … combinar pensamentos – analítico, analógico, crítico, filosófico, lógico, prático, sistêmico.
- perguntar – pensar, entender, associar, hipotetizar, criticar, coletar informação, opinião, observar atitudes … sobre situações, problemas, implicações, solução.
- perguntar para conversar … forma aberta, controlada, conclusiva.
- pesquisar consumidor … comportamento, demanda, poder de compra, distribuição, cliente ideal, cliente 80/20.
- pesquisar mercado … tamanho, crescimento, valor, geografia, líderes, necessidades.
- pesquisar produto … produto, preço, praça,
- planejar … projetar o futuro … propósito, objetivo, situação, metas, estratégia, plano, execução … articular curto, médio e longo prazos.
- contato … objetivo, perguntas de situação, perguntas de problema, perguntas de implicação (urgência e gravidade), perguntas de solução (imagem de solução),
- plano estratégico …
- plano de marketing … estratégias gerais, mix de marketing, avatares (público alvo), campanhas.
- plano de negócio … proposição de valor, produtos e serviços, receitas, custos, atividades principais, recursos principais, clientes alvo, segmentos, tipo de relacionamento.
- plano de vendas … objetivos de marketing, objetivo de venda, ofertas, campanhas, promoções e conteúdos digitais.
- planos de referência … elaborar planos para situações estratégicas (específicas, mensuráveis, acessíveis, relevante, temporais) e ações de reação para atingimento de metas.
- prever demanda e resultados … histórico de dados, qualidade de dados, padrões, tendências.
- promover soluções … explicar situações, necessidades / problemas, desejos, usos e resultados.
- qe – autoconsciência … crenças, conhecimento, valores, avaliação, reflexão.
- qe – autocontrole … vontade, atenção, percepção, corretismo, precisão, consistência, método,
- qe – automotivação … ação, atitude, objetivo, confiança, esforço, necessidade.
- qe – empatia … sentir, perceber, entender
- qe – sociabilidade … comunicar
- resumir
- segmentar mercado … tipos, perfil demográfico, demanda ($ x N), perfil de compra, histórico de fatos e dados.
- sintetizar
- sistema de informação … histórico, fatos, dados, coleta, processamento, análise, estatística, previsões, padrões, tendências, sazonalidades.
- solucionar problema
- tomar decisão … conscientizar, coletar informação, avaliar alternativas, escolher alternativa, avaliar decisão.