Como ajudar uma empresa fazer uma transição suave para a nuvem?
Ou, mais genericamente, como migrar para novas tecnlogias?
A melhor forma de responder essa pergunta, é desdobrá-las em outras …
Como ajudar a empresa no Processo de Mudança?
- Qual o executivo (pessoa, “porta de entrada”), para facilitar o engajamento das pessoas na empresa ?
- Qual o foco de receptividade?
- Qual o foco de insatisfação?
- Qual o foco de decisão?
Qual a Cultura da empresa cliente?
- Ou seja, conhecimento, crenças, costumes, hábitos e capacidades da empresa?
- Qual a maturidade para absorver a nova tecnologia?
- É um cliente ideal?
- Como o conjunto de novas técnicas, habilidades, métodos, impactam a produção de bens ou serviços?
- Qual o gap entre a situação e futura?
- Como alinhar?
Como educar as pessoas que estarão envolvidas?
- Porque a mudança, quais os benefícios para o modelo de negócio e como serão afetadas?
- Como serão afetadas as atividades chave, aquelas que representam 80% da receita da empresa?
- Como serão afetados, por exemplo, um operador de data center (ou administrador de rede) , um vendedor, e asim por diante.
Como engajar as pessoas na mudança?
- Quais os pontos de atenção de potenciais resistências?
- Quais as pessoas chave a serem engajadas?
- É necessário comitê para ajudar na transição, nos casos mais complexos e de maior porte?
Como treinar as pessoas de acordo com as funções de trabalho?
- Quais são as ferramentas de monitoramento dos serviços de cloud fornecidas?
- Existe algum processo alterado pelo uso de cloud, que necessita ser treinado com a equipe?
- Se a migração é para o modelo de SaaS, com é a nova aplicação, como as pessoas serão treinadas?
Conclusão:
Um primeiro ponto … observe que essas questões levantadas sobre a migração para Clod são generalizáveis para qualquer implantação de novas tecnologias.
A palavra chave nesas situações é risco e onde há risco há incerteza e a incerteza não coopera com a percepção de valor.
Quando falamos em mudança, existem várias perspectivas a serem analisadas e trabalhadas, de acordo com o contexto e situações.
Fatores comuns são: cultura, alinhamento, educação, engajamento de pessoas, gerenciamento de processos e serviços.
Ou seja, existe um pacote de decisões tanto quantitativas (técnicas e objetivas) quanto qualitativas (emocionais e subjetivas), que precisam ser “equilibradas”, conscientizadas na mente do provedor e cliente quando na compra e venda de novas tecnologias.
Deve ser estudados o enaaixe da nova solução com mais cuidado, já que novas tecnologias envolvem geralmente, quebra de paradigmas e inovações, que mudam a forma de fazer as coisas e implicam diretamente no ambiente de tarefa, ou seja, no dia a dia das pessoas.
É vital “olhar de cima” e encaixar um novo modelo, novos hábitos, novas ferramentas.
Lembrando que qualquer solução causa impacto no ambiente, quais são esses impactos, na perspectiva do cliente?
Da mesma forma que perguntamos, “qual o problema que essa solução resolve?”, devemos também perguntar qual o problema ou novas necessidades ou ajustes que essea essa solução cria?
Se não agirmos dessa forma, não estaremos sendo empáticos; se não formos empáticos, não compreenderemos as pessoas e não nos conectaremos com elas e elas não se conectarão conosco.
Ou seja, além das questões técnicas envolvidas na solução, existem outras questões duais, não quantitativas e qualitativas, que devm ser sempre avaliadas, que dizem respitos a mudanças nas pessoas e não nos processos; devemos avaliar os dois lados da solução.
Desenvolver habilidades técnicas e emocionais para nos colocarmos no lugar dessas das pessoas que compram a solução e migram para cloud.