O conhecimento tem vários fatores e qualidades.
Aplicação … CONHECIMENTO só gera benefício se for aplicado, caso contrário é esquecido.
Aprendizagem … uma função cognitiva central para adquirir conhecimento; aumenta a quantitade de conceitos (unidades de conhecimento) e de associações (conexões neurais) … conceito atrái conceitos.
Argumentos
Justificação
]Cognição … todo o sistema cognitivo – (linguagem, aprendizagem, pensamento, percepção, memória, atenção); (associação, observação, analogia, categorização, enumeração, análise, observação, síntese
CONHECIMENTO … capacidade humana, do nosso sistema cognitivo, de transformar o ambiente usando todos os sentidos e a mente.
Conhecimento Tipos … CONHECIMENTO por FAMILIARIDADE (conviver), EXPLÍCITO (saber o que) e IMPLÍCITO (tácito, saber fazer).
Conhecimento por Familiaridade … é o saber conviver num domínio de conhecimento social; envolve repetição de ocorrências e interação com pessoas, objetos e fenômenos de interesse do conhecimento; é uma categoria de conhecimento inicial, para servir de ponte do saber descritivo e procedural; por causa disso, é muitas vezes confundido como os outros dois tipos de conhecimento mais aprofundados e específicos e transformacionais (descritivo e procedural); é o primeiro degrau ou nível de conhecimento, não vais além ou não suporta, mais do que 1 ou duas perguntas “porque”, do conheciimento descritivo) e 1 ou dois passos dentre vários outros, do “saber como”; é uma saber necessário, mas não suficiente para a empresa;
Conhecimento Descritivo … conhecimento “à priori”; saber descrever o todo e suas partes – o que, porque, quem, quando, onde, como e quanto – seja um objeto, fenômeno, conceito, problema, solução, tudo de interesse do sujeito, empresa (ou sociedade); exige familiaridade; não exige saber aplicar na prática;
Conhecimento à priori … Ex. matemática
Conhecimento à posteriori ... depende de evidências empírica, cujos principais exemplos são a ciência e conhecimento pessoal.
Conhecimento pessoal … são evidências baseadas apenas na observação pessoal; limitda em valor; mas podem ser verificáveis e ganharem cunho científico; (ex. estudos de casos em medicina, marketing, vendas)
A priori (“do anterior”) e a posteriori (“do posterior”) sãofraseslatinasfilosofiapara distinguir tipos deconhecimento,justificaçãoouargumentopor sua confiança em evidências ou experiências empíricas. O conhecimento a priori é independente daexperiência(por exemplo, como parte de um novo estudo). Os exemplos incluemmatemática, [i]tautologiasededuçãodarazão pura. [ii] O conhecimento a posteriori depende deevidências empíricas. Os exemplos incluem a maioria dos campos da ciência e aspectos do conhecimento pessoal .
Conhecimento Descritivo Exemplos … lições aprendidas, teorias, modelos, métodos, ferramentas, e conhecimento prático (experiência, tácito, habilidade)
Compreensão … é o CONHECIMENTO aprofundado; mais do que entender; entendimento de causas e efeitos e contextos; ganhar autonomia para resolver classes de problemas; potencial para explicar, ensinar, criar hipóteses, acionar pensamentos, compartilhar e transferir conhecimento;
Eficácia … obter o resultado esperado.
Eficiência … fazer as coisas bem, com sucesso e sem desperdício.
Inteligência … é um conjunto de funções cognitivas para ganhar CONHECIMENTO, compreender, raciocinar, pensar e interpretar.
Memória … capacidade de registrar e acessar dados, informações e CONHECIMENTO.
Processamento … CONHECIMENTO é o processamento humano ou artificial das informações, que são transformações dos dados.
Renovação … CONHECIMENTO é esquecido e precisa de repetições espaçadas para fixação.
Tempo … aprender um novo CONHECIMENTO depende de tempo, esforço e inteligência, para fixar conexões neurais … tem um tempo para amadurecer.
Transferência … a facilidade e eficiência para transferir CONHECIMENTO varia de acordo com os tipos: saber o que, saber como e familiaridade.
Utilização … CONHECIMENTO depende do uso e manutenção de conexões neurais.
Valores … o valor do CONHECIMENTO muda com o tempo, como tudo, objetivos e necessidades..
Tecnologia … CONHECIMENTO é aprimorado com o uso da tecnologia, em termos de memória, processamento, expansão dos sentidos e comunicação.
As características do CONHECIMENTO mostram a sua distinção, importância e abrangência.
Em especial, entender o CONHECIMENTO como um PROCESSO é um fator fundamental e revelador.
Significa que podemos USAR os MÉTODOS e FERRAMENTAS de GESTÃO de PROCESSOS para GESTÃO de CONHECIMENTO.
Usar os mesmos métodos FERRAMENTAS para gerenciar e alinhar MODELOS de NEGÓCIOS, CONHECIMENTO, HABILIDADES, COMPORTAMENTOS e “todos os atributos de valor para obter VANTAGEM COMPETITIVA.