A Pirâmide do Conhecimento é uma “ferramenta de gestão cognitiva” para prover uma visão simplificada e memorável dos estágios ou tipos de conhecimento, desde o desconhecer ao especializar.
É uma ferramenta para modelar e gerenciar simplificadamente estágios do conhecimento.
O modelo ajuda a refletir gerenciar o conhecimento em qualidade (familiaridade, descritividade, habilidade) e quantidade (domínios)
Ajuda a Acionar a visão metacognitiva, autorregulada e automonitorada do processo de aprendizagem, para ganho de conhecimento e inteligência, de forma econômica.
e o nível de compreensão desejado para cada tarefa (física ou mental).
A conscientização via ferramenta, que transportam modelo,
Conhecer
Conhecer é perceber e incorporar à memória; ficar sabendo, tomar ou ter consciência de alguma coisa. É uma habilidade humana.
- Conectar Conceitos … para que um novo conceito possa ser percebido e entendido é necessário conexão com conceitos já existentes na mente, e quanto mais conexões neurais, mais efetivo será o processo de aprendizagem.
- Significação … é um conceito e habilidade chave na aprendizagem empresarial para adultos; direcionar a aprendizagem à partir do conhecimento do sujeito e atrelada aos objetivos, atividades e tarefas chave do modelo de negócio; o sujeito assume o controle da aprendizagem e paradigmas, sujeito a regras, métodos, ferramentas, técnicas, fornecidas pela empresa.
- Emoção … psicologicamente, neurocientificamente e experimentalmente, você comprova que “quanto maior for a emoção envolvida, mais profunda ou forte serão as conexões neurais e mais memoráveis serão as informações, conceitos e experiência”.
- Proposição de Valor … é uma ferramenta para declarar intensões; gerar e canalisar emoções e sentimentos; iluminar a direção do saber; justificar crenças e valores; manter a emoção ativa, gerar entusiasmo quando dita.; atrair, despertar atenção e interesse; alinhar e sincronizar.
- Crenças e Valores … são classes especiais de conceitos, na raiz da hierarquia de conceitos de uma pessoa e empresa; moldam e ditam a forma de pensar e podem ser modificados e influenciados; estão na base da proposição de valor das pessoas e empresas.
- Conexões Neurais … aumentar o desempenho cerebral para estabelecer novas conexões neurais; saber usar ferramentas e técnicas cognitivas; ambiente externo e da vontade, que é alimentada por crenças e valores.
- Memorização … diretamente relacionada á emoção, uso de técnicas de memorização, gatilhos, ganchos mentais e mnemônicos; sempre baseada em acrescentar mais informações, para conectar a nova informação ao conhecimento corrente.
- Ambiente Propício … compartilhamento de informações, para criar motivação e engajamento, mais energia e inovação nas comunicações internas; gestão de dados, informação e conhecimento em rede para interconectar pessoas, ferramentas e atividades chave entre empregados.
- Ganchos Mentais … usar técnicas de acionar conhecimentos, fazer associações e executar processos mentais com maior eficiência; usar atalhos para não precisar refletir tanto para a tomada de decisão e aprendizagem.
Desconhecer
Desconhecer significa não conhecer, não saber, ser ignorante sobre algo.
A “autoconsciência do desconhecimento” é o motor da descoberta, do conhecimento.
Remete também que o interesse sobre o desconhecido instiga a busca do saber.
A ciência provê o “método científico” para conhecer, descobrir e a possibilidade constante de recriar.
Perceber e interpretar o estado de desconhecimento induz aos estados de pré-descoberta, descoberta e novos conhecimentos.
Em vez de perguntar quanto eu sei, pergunte “o quanto eu não sei que deveria saber”.
Aquilo que desconheço é minha melhor parte.
Clarisse Lispector
Em outras palavras … o melhor de nós mesmos é aquilo que ainda não sabemos.
Descobrir
Descobrir é perceber algo … uma nova situação, perspectiva ou significado.
Como fazer descobertas?
- Usar o método científico.
- Observar comportamentos e atividades.
- Afastar preconceitos ou viéses para observar com qualidade.
- Perceber coisas nunca percebidas e fazer anotações para futura análise ou pesquisa.
- Encontrar o que era desconhecido, estava escondido ou ignorado num dado escopo, por exemplo “ambiente de tarefa”
- Fazer pesquisas, encontrar fontes de informação, tanto para explorar, quanto especializar.
- Trabalhar com hipóteses e métodos e ferramentas científicas.
- Investigar problemas, coisas a serem resolvidas … sintomas, causas, efeitos, diagnósticos.
- Saber perguntar para investigar pensamentos e soluções de problemas.
- Analisar as características das coisas.
- Deixar de esconder; passar a aparecer, mostrar.
- Quebrar paradigmas, padrões e normas que estabelecem o
- Vem antes de entender.
Entender
Entender é um tipo de conhecimento inicial que permite relacionar objetos e conceitos e guardar na memória.
- Provê capacidade de fazer inferências e tirar conclusões.
- Processo mental e emocional de compreensão e assimilação de conhecimento.
- Pode vir apenas de escutar o que é dito, sem ter que pensar muito.
- Você “entende” o conceito, mecanismo, a lógica, as razões de alguma coisa.
- “O professor ajuda o aluno a entender mais rápido”.
- Não gasta muitas energias em conexões neurais, mas pode ser esquecido se não repetido.
- É um estágio anterior à compreensão.
- Permite avaliar se vale o custo de investir mais tempo para compreender ou se o entendimento já é o bastante.
O entendimento é uma relação em que o conhecedor é capaz de pensar sobre o objeto e usar conceitos para lidar adequadamente com esse objeto.
Compreender
Compreender é mais profundo que entender, envolve emoções, fazer conexões com experiências próprias, se colocar no lugar do outro (empatia).
- Compreender é mais que entender.
- Em outras palavras, significa entender de forma completa os atributos, caracteres, marcas, propriedades ou qualidades que uma “coisa” possui.
- Significa entender a totalidade de intenções do contexto dessa coisa, discussão ou problema.
- Requer atenção concentrada e deliberada
- É um trabalho solitário,
- Requer questionamento e tempo para pensar e analisar.
- Compreender é saber descrever, resumir, interpretar, recomendar, formular objetivo, prever, alguma coisa, sem necessariamente saber experienciar.
- Demanda deliberação e vontade.
Na empresa, a prática de gestão é o exercício constante e metódico da compreensão
- Compreensão gera autonomia para resolver classes de problemas.
- Envolve entender o contexto – a relação entre conceitos.
- Permite analisar maios e fins para resolver problemas de forma mais eficaz e eficiente.
- Compreender vem antes de explicar.
Compreender é fundamental para avaliar o esforço e valor para aprender, é mais profundo e mais “caro” que entender; demanda deliberação e vontade.
Aprender
Aprender. É mais profundo cognitivamente do que compreender e causa mudanças nas atitudes e comportamentos das pessoas.
- Gera mudança de comportamento e aprendizado.
- Aprender é mais do que saber.
- É saber fazer diferente.
- Exige repetição e mudança de comportamento.
Você pode entender ou até compreender a resolução de um problema, mas isso não garante que você conseguirá resolver um problema similar depois, já que não deu tempo de fixar as conexões neurais.
Comunicar
Comunicar. É a troca de informações, compartilhamento de ideias, sentimentos e influi no que somos e no que pensamos.
- Comunicar depende do emissor, receptor, meio e linguagem.
- Comunicar e Educar são processos inseparáveis.
- A educação faz-se através da comunicação falada, escrita, gesticulada ou multimídia.
- A boa comunicação melhora o entendimento, a compreensão, o aprendizado, o ensino e a educação como um todo.
Comunicar uma ferramenta de integração, instrução, troca mútua, aprendizagem e desenvolvimento das pessoas. –
Ensinar
Ensinar é uma forma sistemática de transmissão de conhecimento … envolve 3 elementos chave: Foco, Conhecimento e Envolvimento.
- Ensinar é fazer alguém aprender algo e fazê-la assumir o que é ensinado.
- O método mais usado para ensinar é a explicação.
- Educar e ensinar são dois conceitos interdependentes, mas diferentes.
- Educar é o processo de aprender , já ensinar é o método para implementar o processo de aprender.
- Uma pessoa bem educada pode não ser um bom educador.
- Saber é um processo, não um produto.
- As intervenções geradas pelo ensino geralmente assumem a forma de questionar, ouvir, dar informações, explicar algum fenômeno.
Instruir alguém NÃO é uma questão de fazê-lo lembrar os resultados … é ensiná-lo a participar “ativamente” do processo de aprendizagem e ganho de conhecimento.
Fazer o “aluno” pensar em si mesmo e na perspectiva do autor, demonstrar habilidades, testar a compreensão e capacidade … facilitar as atividades de aprendizagem … aprender a fazer anotações, discutir, listar tarefas, simular e práticar.
Uma História de Processo Educacional
O que aconteceu com Wilhelm Conrad Röntgen, descobridor dos raios-X.
- Ele estava fazendo experiências com eletricidade no vácuo quando reparou em uma sombra próximo de um objeto que estava na mesa.
- Ele ENTENDEU que aquela sombra não era algo normal, mas não COMPREENDEU as causas.
- Ele precisou repetir o experimento muitas vezes para APRENDER que a causa da sombra era a eletricidade no vácuo que transmitia ondas de alta frequência, que podiam atravessar objetos e deixar marcas em papeis foto-sensíveis.
- Mesmo assim ele demorou meses para se SENTIR SEGURO sobre sua descoberta e COMUNICAR e e ensinar ENSINAR para os outros físicos como reproduzir o raio-X.
Especializar
Especialista é um indivíduo que possui habilidades ou conhecimentos especiais ou excepcionais em determinada prática, atividade ou profissão.
- Estima-se 10 mil horas de trabalho para se tornar um especialista em habilidades complexas, como tocar um violino magnificamente, ser um mestre de xadrez e assim por diante.
- Nem todas habilidades precisam de tantas horas e podem ser adquiridas bem mais rapidamente com métodos e ferramentas.
- Quando você é uma especialista, devido aos exercícios de práticas deliberadas continuadas, existem muitas informações e conexões neurais na sua memória de longo prazo.
- Para se tornar um Especialista é necessário adquirir horas de Prática Deliberada.
Palavras chaves – educar, processo, estágios, métodos, ferramentas, experiências, mudanças, pensamentos, sentimentos, emoções, atitudes, comportamentos, ações, entender, compreender, aprender, comunicar, ensinar, especializar, dados, informação, conhecimento, inteligência.
Resumo
- A Pirâmide do Conhecimento é uma ferramenta para nos ajudar a compreeer e acionar os vários estágios de conhecimento e aprendizagem.
- Desconhecer … se concientizar do não saber.
- Entender … dedicar atenção, fazer inferências, tirar conclusões.
- Compreender … mais profundo que entender; envolve emoções, fazer experiências próprias ou se colocar no lugar do outro.
- Aprender … mais profundo que compreender; envolve repetição, causa mudanças em suas atitudes e comportamentos.
- Comunicar … trocar informações, compartilhar ideias, sentimentos; influir no que somos e no que pensamos.
- Ensinar … forma sistemática de transmissão de conhecimento; envolve 3 elementos chave: Foco, Conhecimento e Envolvimento.
- Especializar … desenvolver habilidades ou conhecimentos especiais; demanda muito mais tempo, esforço e conexões neurais.
Teste seu Conhecimento sobre Processo Educacional
- O que é educar?
- Quais são os estágios do processo educacional?
- O que nos faz desconhecer as coisas?
- O que nos motiva a conhecer?
- Qual a relação entre conhecer e entender?
- Qual a principal diferença entre entender e compreender?
- Ir além do entender pode ser um desperdício de tempo? Explique.
- Qual a diferença fundamental entre compreender e aprender?
- Qual o principal fator para você aprender?
- Qual a importância da comunicação na aprendizagem?
- O que é ensinar?
- Qual a diferença entre ensinar e educar?
- O que o especialista agrega de valor?
Saiba mais.
- Aprender a Aprender
- Memorização
- Repetição espaçada
- Como se tornar um especialista
- Prática Deliberada
- Kit de Ferramentas Cognitivas
- Contação de Histórias
- Conscientização de Necessidades.
- Pensamento Focado x Difuso,
- Ferramentas Cognitivas
- Aprendizado Construtivista,
- Como se tornar mais inteligente,
- Conceitos, Definições e Palavras Chaves,
- Perguntas
- Check list (CL), Check list – 5W2H,
- Mapa Mental
- Mapa Conceitual