O que é Pesquisa Secundária?
Pesquisa secundária é o planejamento, coleta, controle e ajustes de informações, realizada por meio de resumo , agrupamento ou síntese dos resultados de pesquisas existentes.
- Pesquisa secundária é uma “pesquisa documental”.
- É um resumo, coleção ou síntese de informações e dados que já existem ou fontes secundárias.
- A pesquisa secundária analisa ou reformula as fontes primárias, carregam a interpretação de outros, de eventos que já aconteceram.
- Explicam as fontes primárias, resumem, interpretam, reorganizam ou fornecem um valor agregado à uma fonte primária.
As pesquisas secundárias não são detalhadas, específicas ou recentes o suficiente para responder as suas questões específicas, ou da sua empresa e precisam da pesquisa primária, não só para detalhar, quanto para comparar.
Exemplos de fontes secundárias são: revistas, livros, relatórios, estatísticas e censos governamentais.
Pesquisa … processo sistemático para ganhar novos conhecimentos ou desenvolver, colaborar, reproduzir, refutar, ampliar, detalhar, atualizar, algum conhecimento pré-existente.
, servindo basicamente tanto para o indivíduo ou grupo de indivíduos que a realiza quanto para a sociedade na qual esta se desenvolve.
A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejadas pela busca de um conhecimento.
Resumo …. versão sumária, apresentação concisa, rápida, condensada das partes essenciais do todo.
Coleção … agrupamento, comparação de coisas ou termos semelhantes, organizar para simplificar, mapas conceituais, mapas mentais.
Síntese … formação de algo complexo ou coerente pela combinação de coisas mais simples; dedução do geral para o particular, a união de idéias numa frase.
Porque usar Pesquisa Secundária
Na era digital, da informação e conhecimento, há uma oferta abundante de pesquisas secundárias de fácil acesso e muitas vezes gratuitas.
Pesquisas secundárias de marketing, por exemplo, fornecem uma visão geral sobre o mercado, consumidores e produtos, em várias perspectivas, para atender objetivos e estratégias diferentes.
Aproveitam dados que já foram coletados para outros objetivos e poderão ser úteis para resolver o seu problema. por exemplo, conectandoi à uma pesquisa primária mais específica.
Várias pesquias secundárias, bem combinadas podem aumentar o nível de especificidade de resultados esubstituir em alguns casos pesquisas primárias, principalmente em situações de inviabilidade ou custos de situaçõs de pesquisa.
De uma forma geral, é uma maneira eficaz de obter uma configuração mais clara do terreno.
Estabelecer bases para um trabalho de pesquisa primária posteriormente.
Obter informações estatisticas da população em geral e tendências de setores econômicos, mercados, nichos.
As pesquisas primárias e secundárias devem trabalhar de forma complementar e sinérgica, combinar especificidade (pesquisa primária) e rapidez (pesquisa secundária), para implementar os planos e estratégias empresarias.
Há muitas razões para fazer pesquisa secundária, que se concentra em manipular informações já conhecidas, ao invés da pesquisa primária, (que coleta dados de primeira mão e específicos, ou sob medida para a tomada de decisão.
- Primeiro, depender exclusivamente dos dados existentes para pesquisa.
- Envolve organizar, agrupar e analisar essas amostras de dados para chegar a conclusões válidas.
- É conhecida como pesquisa documental, pois envolve a síntese de dados existentes que podem ser obtidos da Internet, revistas revisadas por pares , livros didáticos, arquivos governamentais e bibliotecas, tanto de fontes internas, quanto externas.
- A pesquisa secundária faz é estudar padrões já estabelecidos em pesquisas anteriores e aplicar essas informações ao contexto específico da pesquisa.
- As pesquisas peimária e secundãria, dependem uma da outra, para ajustar e relativar um em relação à outra.
- Sempre será necesáro um ajuste “primário” para ajustar a conclusão, e vice versa; esses ajustes sucessivos e sistemáticos que aumentarão a precisão e qualidade da pesquisa.
Nesse sentido, o pesquisador começa avaliando e identificando lacunas no conhecimento existentes, via pesquisa secundária, antes de adotar a pesquisa primária, para servir de referência e torná-la eficaz e eficiente.
Em contrapartida, quando em pesquisa primária, o pesquisador (eu e você) usa a pesquisa secundária como um “plano de referência”, para avaliar sucesso, insucesso, continuidade, avanço para alcançar o objetivo.
Quando encontra algo esperado, não esperado, novo, ou supreendente, faz novas pesquisas secundárias e primárias, repete ciclos, avalia indicadores e ajustes; para avaliar se informações provindas do experimento sejam “livres de impurezas ou viéses”, se são novas informações, porque não foram formuladas antes, ou se hipóteses devem ser refutadas ou em caso de “infallhabilidade” transformadas em teorias.
Como fazer Pesquisa Secundária?
As fontes secundárias podem ser acessadas por vários tipos de canais … livros didáticos, livros e artigos que interpretam ou revisam trabalhos de pesquisa, histórias, biografias, revisões de leis e outros domínios, análises técnicas, políticas e comentários.
Usar dados que já foram coletados para outros objetivos e poderão ser úteis para resolver o seu problema.
Quando fazer
Em algumas situações, o pesquisador pode ou não querer estar diretamente envolvido no processo de coleta de dados e prefere usar dados já existentes para chegar aos resultados da pesquisa.
Essa abordagem de investigação sistemática (contínua, constante e persistente) é conhecida como pesquisa secundária.
A pesquisa secundária é muito útil para dar contornos da pesquisa primária e prover signicado à ela.
Custo
Qualidade de dados
Risco
e informação, rapidez, precisão
Fontes Terciárias
As fontes terciárias, são fontes que indexam, abstraem, organizam, compilam ou digerem outras fontes.
Alguns materiais de referência e livros didáticos são considerados fontes terciárias quando seu objetivo principal é listar, resumir ou simplesmente reempacotar ideias ou outras informações.
- As fontes terciárias geralmente não são creditadas a um autor em particular.
- Uma fonte terciária é um índice de fontes primárias e secundárias para ajudar a encontrar outras fontes.
- Exemplos de fontes terciárias são enciclopédias, dicionários, índices, bibliografias, por agregar informações de diferentes fontes.
- Outros exemplos são sumários, manuais e guias de boas práticas (que podem ser primários, secundários) escritos por terceiros.
- Embora as fontes terciárias sejam primárias e secundárias, elas são mais voltadas para uma fonte secundária.
- As fontes terciárias também incluem qualquer tipo de recurso online contribuído por usuários, como a Wikipedia.
Vantagens: Eles oferecem uma introdução rápida e fácil ao seu tópico … podem apontar para fontes primárias e secundárias de alta qualidade.
Desvantagens: por causa de sua distância, eles podem simplificar demais ou distorcer um tópico.
| Fonte Primária | Fonte secundária | Fontes Terciárias |
---|---|---|---|
Mercado | Cotações do Ibovespa Funil de Marketing Sistemas CRM | Artigo no jornal sobre tendências do mercado | |
Produto | Depoimento de um cliente sobre o uso do seu produto e como ele resolveu seus problemas. | Conteúdo digital sobre um produto da empresa | Guia de produtos no mercado |
Consumidor | Depoimento do consumidor sobre hábitos de compra. | | |
Educação | Explicação pessoal ou interativa sobre uma atividade ou resolução de problema, conhecimentos, técnica ou comportamernto.. | Manual | Lista de manuais. |
Negócio | Histórico de dados, diário de fatos e dados, medidas, previsões de curto e longo prazos. | Relatório de Desempenho | Artigo sobre modelos de negócio e figuras de desempenho das empresas. |
Comunicação | Conversa, diálogos digitais ou pessoais. | Transcrição da conversa entre duas pessoas | Lista de Conversas entre duas pessoas |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
- Uma fonte terciária consolida e organiza as fontes primárias e secundárias em uma única fonte para facilitar o acesso rápido às informações … são bons pontos de partida para projetos de pesquisa e aprendizagem porque frequentemente extraem o significado essencial ou os aspectos mais importantes de grandes quantidades de informações em um formato conveniente.