O processo de conhecimento passa por vários estágios e muitas vezes, no ambiente empresarial, sentimos dificuldades em qualificá-lo e quantificá-lo.
O que é conhecer?
Essa é uma pergunta aberta para revelar outros conceitos imediatamente atrelados.
Conhecer é perceber e incorporar à memória; ficar sabendo, tomar ou ter consciência de alguma coisa. É uma habilidade humana.
- Conectar Conceitos … para que um novo conceito possa ser percebido e entendido é necessário conexão com conceitos já existentes na mente, e quanto mais conexões neurais, mais efetivo será o processo de aprendizagem.
- Significação … é um conceito chave na aprendizagem para adultos; baseada na aprendizagem à partir do conhecimento do sujeito e atrelada aos objetivos, atividades e tarefas chave do modelo de negócio; o sujeito assume o controle da aprendizagem sujeito a regras, métodos, ferramentas, técnicas, fornecidas pela empresa.
- Emoção … psicologicamente, neurocientificamente e experimentalmente, você comprova que “quanto maior for a emoção envolvida, mais profunda ou forte serão as conexões neurais e mais memoráveis serão as informações, conceitos e experiência”.
- Proposição de Valor … é uma ferramenta para declarar intensões; gerar e canalisar emoções e sentimentos; iluminar a direção do saber; justificar crenças e valores; manter a emoção ativa, gerar entusiasmo quando dita.; atrair, despertar atenção e interesse; alinhar e sincronizar.
- Crenças e Valores … são classes especiais de conceitos, na raiz da hierarquia de conceitos de uma pessoa e empresa; moldam e ditam a forma de pensar e podem ser modificados e influenciados; estão na base da proposição de valor das pessoas e empresas.
- Conexões Neurais … aumentar o desempenho cerebral para estabelecer novas conexões neurais; saber usar ferramentas e técnicas cognitivas; ambiente externo e da vontade, que é alimentada por crenças e valores.
- Memorização … diretamente relacionada á emoção, uso de técnicas de memorização, gatilhos, ganchos mentais e mnemônicos; sempre baseada em acrescentar mais informações, para conectar a nova informação ao conhecimento corrente.
- Ambiente Propício … compartilhamento de informações, para criar motivação e engajamento, mais energia e inovação nas comunicações internas; gestão de dados, informação e conhecimento em rede para interconectar pessoas, ferramentas e atividades chave entre empregados.
- Ganchos Mentais … usar técnicas de acionar conhecimentos, fazer associações e executar processos mentais com maior eficiência; usar atalhos para não precisar refletir tanto para a tomada de decisão e aprendizagem.