Na hierarquia das ciências, o marketing é uma ciência aplicada à gestão de negócios e requer a compreensão de métodos científico aplicados à várias outras ciências.
Exemplo de perguntas fundametais do marketing que envolvem outras ciências …
- EDUCAÇÃO … qual a técnica de ensino e aprendizagem, aquisição de conhecimento para o consumidor comprar produtos e serviços?
- PSICOLOGIA … como o consumidor se comporta para comprar e como influenciá-lo nas suas decisões de compra?
- NEUROCIÊNCIA … como prever, ativar ou influenciar funções cognitivas como atenção, precepção, memória, linguagem / comunicação, pensamento e aprendizagem,
- SOCIOLOGIA. Como influenciar padrões, relacionamentos e hábitos de mercado para diferenciar marcas e ofertas de produtos e serviços?
- ECONOMIA … como gerenciar a produção, distribuição e consumo de produtos e serviços?
- TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Como os dados, informação, conhecimento, tecnologias, serviços que serão utilizados e gerenciados? Qual o retorno do investimento?
O marketing é uma disciplina multidisciplinar, reune várias disciplinas em busca de alcançar um objetivo comum.
Método Científico e Marketing
O método científico orienta os eforços de marketing para gerar fatos e dados, de forma correta e consistente para gerar resultados objetivos.
- Sistematiza e gera previsões mais precisas sobre quais as estratégia e táticas podem funcionar nas diferentes sitiuações de mercado.
- Permite avaliar e aprender porque seus esforços funcionam ou não.
- Usa o aprendizafdo de uma campanha, por exemplo, com a análise de suas métricas, para implementar outras campanhas subsequentes.
- Sendo uma ciência, os detalhes para realizar os testes das “hipóteses de marketing” (as formas de atrair pessoas e empresas para comprar), são tão importantes quanto as próprias etapas.
- O experimento, ou trabalho de marketing, deve ser controlado com variáveis de controle mensuráveis.
Marketing e Tecnologia da Informação
O Marketing como Ciência explora a “tecnologia da Informação” para a tomada de decisão … antes os profissionais de marketing dependiam do instinto, agora contam também com os insights (compreensão) obtidos a partir de análises de dados, para garantir qualidade, interpretar, padronizar, modelar, testar hipóteses e prever mudanças.
Onde:
Qualidade – adequação e conformidade dos requisitos estabelecidos; nível de perfeição do processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.
Interpretação – percepção da mensagem que se quer transmitir, entre duas pessoas ou entidades.
Padronização – uniformização de produtos, serviços e atividades; conduzida por moldes que representam a melhor forma de execução de um trabalho, considerando a maneira mais segura, fácil, barata e confiável de um operador garantir a qualidade.
Exemplos da Tecnologia de Informação no Marketing
- Qualidade dos Dados. Avaliar se existe falta de dados, fonte, contexto da coleta e interpretações alternativas que os dados suportam.
- Interpretação das Informações. Usar ferramentas para minimizar viéses para fazer bons julgamentos com informações imperfeitas em um mundo incerto.
- Padrões de Comportamento. Identificar padrões de comportamentos via análise de dados, conversas com possíveis clientes, colegas e terceiros.
- Modelos e Hipóteses. Desdobrar padrões em modelos e hipóteses que possam ser testadas.
- Precisão nas Respostas. Descobrir maneiras de operacionalizar boas respostas e padrões com precisão.
- Limitações e mudanças. Identificar limitações dos padrões / modelos e fazer mudanças ao longo do tempo.