Existem seis condições para desenvolver e arte: belo, forma, representação, reprodução da realidade, expressão artística e inovação.
Władysław Tatarkiewicz,
A arte pode formar conexões profundas com clientes e criar campanhas de marketing que engatilham desejos, medos, frustrações, emoções e sentimentos.
O objetivo do marketing é criar demanda, atrair as pessoas e estabelecer uma conexão emocional com elas.
Nenhuma campanha de marketing vem sem uma dose de criatividade, para criação de campanhas únicas e excepcionais, que apelam para as emoções.
Sem elementos artísticos, as campanhas perdem a essência da vida que faz as pessoas agirem.
Se você quiser se aprofundar um pouco mais no que é arte, o caminho é começar por entender o que é estética ou filosofia da arte.
Estética
O termo Estética vem do grego, significa percepção, sensação, sensibilidade, é um ramo da filosofia que tem por objetivo o estudo da natureza, da beleza (belo) e dos fundamentos da arte.
- Estuda o que é arte e criação.
- Julgamento e percepção do belo.
- Produzir emoções pela forma e estética.
- Uso de diferentes técnicas artísticas para “materializar emoções”.
- Estudo da relação entre matéria e forma na arte.
- Busca o sublime e afasta o feio e o ridículo.
- Estuda a lógica, ética, julgamento de valor do que é belo.
- É uma análise metafísica do belo, sua origem, fonte, genese.
Ética estética refere-se à ideia de que a conduta e o comportamento humano devem ser governados pelo que é belo e atraente.
Estética, Belo e Prazer
Prazer é a ligação principal com o belo, por ser subjetivo e independente de conhecimento, vem apenas das representações sensivelmente apreendidas, não está vinculado à realidade do objeto ou fenômeno.
Kante
Juízo Estético
- Juízo estético ou oonceito de belo é oriundo do sentimento.
- Funciona como intermediário entre a razão (prática) e o intelecto (teoria) sobre objetos e fenômenos.
- Objetos e Fenômenos são percebidos pelos sentidos através da intuição, que transforma em algo compreensível e permite um juízo estético.
- O juízo estético NÃO é conhecimento intrínseco do objeto, NÃO tem valor cognitivo, NÃO é juízo sobre a perfeição do objeto ou fenômeno.
- O juízo estético é independentemente dos conceitos ou das sensações produzidas pelos objetos.
Estética e Prazer
- O prazer e desprazer são sentimentos subjetivos associadas às sensações estéticas do sujeito (pessoa).
- Os sentimentos de prazer e desprazer são sensações estéticas do sujeito e são subjetivas, não lógicas que emitem o conceito do belo e formam o juízo do gosto.
- A percepção de um objeto e a sensação de prazer, é o que chamamos de belo, bonito e beleza.
- Belo é algo subjetivo, baseado na “norma pessoal”.
- São os sentimentos das sensações agradáveis que emitem o juízo do belo e induzem o desejo de permanecer usufruindo tais sensações.
- O interesse imediato diante das sensações prazerosas é a continuidade.
Estética e o Belo
“O belo está nos olhos de quem vê”.
- Várias concepções de como definir e entender a beleza foram sugeridas.
- Os julgamentos de beleza são sensoriais, emocionais e intelectuais ao mesmo tempo.
- As interpretações de beleza do espectador possuem dois conceitos de valor: estética e gosto.
- A estética é a noção filosófica de beleza e o gosto é resultado de um processo cultural.
- Avaliações da beleza podem estar ligadas ao desejo, juízo de valor econômico, político ou moral.
O belo não depende de provas intelectivas, mas sim do senso de prazer gerado.
É impossível encontrar regras teóricas para a construção de belos objetos, já que quando julgam que um objeto se inclui em certo princípio geral ou se conforma com esta ou aquela regra, estão fazendo um juízo intelectual dessa ordem, não podendo “inferir que ele é belo”.
Kante
Teoria do Belo
Jürgen Schmidhuber descreveu uma teoria algorítmica da beleza que leva em conta a subjetividade do observador e postula que: dentre várias observações classificadas como comparáveis, a mais esteticamente agradável é aquela que é codificada pela descrição mais curta.
Todo observador tenta continuamente melhorar a previsibilidade e a compressibilidade de suas observações, identificando regularidades como repetição, simetria e auto-semelhança fractal.
Atividades do Marketing como Arte
Arte, criatividade e inovação usam métodos para serem expressadas …
- Conceber modelos de negócio, estratégias de mercado e produtos.
- Gerenciar a marca para estabelecer um padrão de conexão emocional prazerosa da empresa e suas ofertas com o mercado.
- Criar campanhas de marketing para promover e memorizar a marca, monetizar e fidelizar.
- Dosar o mix de marketing 7P numa mistura de estratégias e recursos que suporte de forma diferenciada as ofertas.
- Formular o posicionamento de valor da empresa e ofertas com foco, singularidade e mensagem de valor.
- Criar designs de produtos, serviços, embalagens e acesórios inovadores.
- Desenvolver conteúdos digitais e títulos de alto impacto para atrair atenção, explicar problemas e promover soluções.
- Desenvolver novas ofertas, produtos e serviços com novos conceitos e atributos de valor no mercado
- Desenvolver elementos artísticos, logo, identidade visual
- Criar campanhas únicas e excepcionais, que apelem para as emoções.
- Criar peças do marketing digital, website, páginas da web, vídeos, posts, título, slogans, gatilhos emocional, uma chamada para ação (call to action), e-books,
- Criar conceitos e ideias.
- Dosar o mix de marketing 7P – Produto, Preço, Promoção, Pessoas, Praça, Processo e Phisical.
- E assim por diante.
Arte e Criatividade
Criatividade é a força motriz da arte.
É a capacidade de fazer conexões inovadoras entre conceitos, que os outros não fazem da maneira que você faz e de reinventar a realidade, sempre de novo.
A criatividade é fonte de criações, inovações das criações e resolução de problemas.
A criatividade está na gestão e execução de tarefas mentais e físicas.
Precisamos ser criativos para priorizar coisas que queremos resolver, poupar tempo, reduzir custos, formular estratégias com os recursos disponíveis, aumentar a produtividade, reduzir riscos.
A criatividade é um processo que deve ser gerido ao longo do tempo que também pode ocorrer em surtos ou saltos de valor, ao longo do processo; ou seja,, “sempre” exige esforço e disciplina.
A criatividade é sazonal e depende de condições físicas e mentais, influenciadas pelo ambiente.
É profundamente afetada pela “inteligência emocional” e mexe com emoções e sentimentos de admiração,
A criatividade como um conjunto de processos mentais, que dependem de funções cognitivas como atenção, percepção, pensamento, memória, linguagem e aprendizagem – també sofre “bloqueios mentais”.
Independente do estado de criatividade, ela está sempre presente e pode ser acionada, mas os seus estados mudam, pode estar adormecida, precisa ser “regada” e incentivada, para não ser esquecida e ser aprimorada; para que faça parte da força do hábito, ou seja, esteja presente na forma essencial de pensar.
A arte é dual da ciência, ambas são complementares.
Expandimos a arte via a ciência e vice versa.
Toda a questão artística tem um contraponto científico e vice versa.
A criatividade atua também na confuança do sujeito, afasta medos, rompe barreiras e quebra paradigmas.
A criatividade é exigida ao profissional de marketing para a criação e inovação de ofertas, campanhas, site, página da web, vídeo, post, título, slogan, gatilho emocional, uma chamada para ação (call to action), e-book.
A criatividade é necessária para desenvolver campanhas únicas e excepcionais, que apelam para as emoções.
A criatividade vai muito além do contexto do design … é exigida no nascedouro da formulação do conceito ou ideia.
O marketing tradicional demanda mais arte do que ciência.
O marketing digital acrescenta mais ciência, gestão da informação, tecnologia digital e desta forma, equilibra os dois lados da balança ciência e arte.
Segundo Władysław Tatarkiewicz, existem seis condições para a arte: belo, forma, representação, reprodução da realidade, expressão artística e inovação.
Estética significa percepção, sensação, sensibilidade; estudo da natureza, da beleza (belo) e dos fundamentos da arte.
Ética estética refere-se à ideia de que a conduta e o comportamento humano devem ser governados pelo que é belo e atraente.
Juízo estético funciona como intermediário entre a razão (prática) e o intelecto (teoria) sobre objetos e fenômenos.
Os julgamentos de beleza são sensoriais, emocionais e intelectuais ao mesmo tempo.
Prazer é a ligação principal com o belo e independente de conhecimento e não está vinculado à realidade do objeto ou fenômeno.
O prazer e desprazer são sentimentos associados às sensações estéticas do sujeito (pessoa).
Segundo Kant, é impossível encontrar regras teóricas para a construção de belos objetos, já que quando julgamos que um objeto se inclui em certo princípio geral ou se conforma com esta ou aquela regra, estamos fazendo um juízo intelectual dessa ordem, não podendo “inferir que ele é belo”.
Segundo Jürgen Schmidhuber, dentre várias observações classificadas como comparáveis, a mais esteticamente agradável é aquela que é codificada pela descrição mais curta.
O simples é simplesmente belo!