Para ter uma mente completa, estude a arte da ciência, estude a ciência da arte, aprenda a enxergar, perceba que tudo se conecta a tudo”.
Ciência
Ciência e tecnologia são hoje mais excludentes que o capital.
O mundo de hoje é dividido não pela ideologia, mas pela tecnologia.
Ciência e tecnologia definem hoje o futuro de um povo, sua capacidade de inovar e de adaptar as tecnologias desenvolvidas em outros lugares.
Jeffrey Sachs … Universidade Harvard, Jeffrey Sachs
- Ciência (e arte) é um excelente método para ganhar conhecimento e transferir conhecimento descritivo (saber o que) e tácito (saber como).
- Os assuntos mais relevantes danossa era centram-se em temas científicos, vacinas, terapias, alimentos transgênicos, etc.
- Decisões políticas idem.
- Esse quadro evidencia uma enorme carência de formação de qualidade para as ciências.
- Ciência é raciocício filosófico, crítico, conduta investigativa e propositiva, voltada para a solução dos problemas da vida diária das empresas.
- O conhecimento científico tem a característica de ser metódico e testado, diferenciado do senso comum, ou “conhecimento popular”.
- O conhecimento popular é adquirido pela observação, repetição, não testada metodicamente, usado, normalmente, por meio das convenções coletivas.
- No Brasil, apesar do crescimento contínuo, o nível de “habilidades em conhecimento científico” e matemática é sofrível, comparado a muitas nações.
- Investir no conhecimento científico é um atributo de vantagem competitiva e sucesso.
Arte
Artistas têm sensibilidade apurada para perceber problemas da sociedade e sintetizar, representar e antecipar questões cruciais.
Arte (e ciência), abre novos canais e expande a percepção dos sentidos, olhares, perspectivas e facilitam encontrar novas idéias e soluções.
A arte está ligada a todas as áreas de conhecimento.
É facilitadora do trabalho interdisciplinar, proporciona a integração do indivíduo e sociedade.
É transversaL, ou perpassa, todos os espaços de negócios, empresa, informais, tradicionais,educacionais.
A arte tem alto poder de “penetração nas camadas sociais”.
O ser humano nunca viveu sem utilizar a arte como forma de expressão, uma indicação de que a linguagem da arte é a própria linguagem da humanidade.
A arte pode se combinar com a ciência como parte de uma estratégia pedagógica explícita para a educação científica da população.
A arte precisa ser incluída na educação científica não apenas para tornar as coisas mais belas, apesar de freqüentemente isso acontecer, mas primariamente porque os artistas fazem descobertas sobre a natureza diferentes daquelas que fazem os cientistas, sejam eles físicos, biólogos, geólogos ou outros especialistas.
Além disso, os artistas usam bases diferentes para tomar decisões enquanto criam suas obras – seus experimentos.
Ciência e Arte
“As ciências são tanto uma busca de harmonia e beleza na natureza como o são as artes” …
Ambas requerem a mesma sensibilidade emocional e física a padrões, ritmos, consistência, novidade, metáfora e analogia.
Requerem um refinado uso dos sentidos em conjunção com a mente e as mãos”.
Richard Bing
- Um estudo sobre 73 cientistas de grande sucesso, muitos laureados com o Prêmio Nobel, identificou 25 músicos e compositores, 29 pintores, escultores, gravadores, desenhistas, 17 poetas, novelistas e teatrólogos e concluiu que através da arte os cientistas encontram as ferramentas para tornar explícita a beleza, seja na arte, seja na ciência:
- Cientista, pintor, poeta ou compositor, são realizadores e descobridores de padrões.
- Todos os componentes de um produto da ciência ou da arte devem ser belos.
- Idéias, imagens, símbolos, cores, palavras, notas, devem ficar grupadas de modo harmônico.
- A beleza é o primeiro teste nas ciências e nas artes: não há lugar para o feio ou falta de inspiração..
- Arte e ciência devam ser considerados complementares e se reforçar mutuamente.
O que o cientista pode fazer depende não apenas do que ele sabe, mas de sua personalidade, suas crenças, suas habilidades e sua prática nos campos da arte.
Ciência, Arte e Empresa
A harmonia entre ciência e arte é um referencial básico que justifica o esforço da empresa em introduzir formalmente ciência e arte na programação curricular da empresa.
Inserir a ciência como elemento da cultura da empresa
Integrar na educação da empresa o exercício, o treino e a educação da ciência e imaginação criativa.
Desenvolver um ambiente, onde empresários, “cientistas e artistas empresariais”, aprendizes, especialistas e facilitadores, possam:
- Focar em modelos, métodos, ferramentas, técnicas, teorias para acionar pensamentos e hábitos científico e artísticos específicos para as atividades chave -planejar, executar, controlar e ajustar .
- Fazer autodiagnóstico para identificar viéses, gaps e melhorias no conhecimento descritivo e tácito
- Facilitar o desenvolvimento da “cognição empresarial” – atenção, linguagem, memorização, percepção, sentimentos, emoções.
- Usar mapas conceituais, mapas mentais, silogismos, analogias, categorizações. letura e escrita de forma ativa
- Ferramentas cognitivas, metacognição,técnicas neurocientíficas para aumentar a capacidade cerebral, debates, estudos, diálogos, de modo constante.
Assim, nessa linha pretendem sensibilizar a empresa e seus profissionais a ampliar seu repertório científico e artístico.
Onde o conhecimento estará sendo transmitido sob uma linguagem e um mundo visual diferenciados.
Pretendemos tentar comprovar nossa hipótese de que é possível sensibilizar a empresa para um desenvolvimento profissional mais criativo.
Atividades de ciência e arte possibilitam o desenvolvimento de novas intuições e compreensões através da incorporação do processo artístico a outros processos investigativos.
Mas tanto artistas como cientistas nos ajudam a notar e a apreciar as coisas da natureza que aprendemos a ignorar, ou que nunca nos ensinaram a ver.
Tania C. Araújo-Jorge é pesquisadora-titular e atual diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fiocruz. O presente artigo foi originalmente publicado na revista do Sesc de São Paulo.