Conhecimento tácito tem vários sinônimos …. conhecimento à posteriori, conhecimento “como fazer” ou “conhecimento aprendido por experiência”.
O termo “tácito“, do latim, significa “não expresso em palavras” ou “silencioso”… qualquer ação, expressão ou característica que não se mostre ou explique, mas que pode ser perceptível de modo implícito.
- Saber como e saber fazer .
- Observar que todo o “saber fazer” tem camadas de “saber descritivo” e por “familiarização” associados.
- Conhecimento a posteriori” … “ganho após” uma experiência ou interação com a realidade.
- Saber perceptivo … adquirido via os 5 sentidos da pessoa, de forma subjetiva.
- Saber fazer … reunir capacidade mental, nervosa e muscular para causar mudança no ambiente.
- Saber criar, gerar, causar, realizar, desempenhar, produzir, empreender, praticar.
- É o saber que NÃO necessariamente depende de saber explicar ou “saber o que”.
- Saber como é sinônimo de Habilidade … ou inteligência aprendida, que junto com a inteligência genética forma a inteligência geral de uma pessoa.
- Saber fazer é mais complexo do que o “conhecimento do “saber o que”.
Envolve alto volume de recursos cognitivos, conexões neurais, estímulos e informações, sistema nervoso e muscular do ser humano.
Saber fazer envolve atenção … disposição, seleção, atenção ativa, alternada multitarefa.
As habilidades envolvidas no “como fazer” são bem mais difíceis de serem aprendidas, percebidas, interpretadas e explicadas pelas pessoas que as têm.
Existe até hoje, muitas dificuldades e visões distintas, para descrever a atenção, percepção, estímulos, emoções, sentimentos que são fundamentais para desenvolver o “saber como” ou habilidades.
Saber fazer é subjetivo e transferir “conhecimento tácito” é um “misto de arte e ciência”, envolve balancear “conhecimento consciente” e “conhecimento inconsciente” (intransferível).
Saber o que” – NÃO é o retrato do que aconteceu ou acontecerá, mas ajuda a quebrar paradigmas, chegar mais próximo da realidade, de forma mais eficaz e eficiente.
O conhecimento explícito (saber o que) e o conhecimento implícito (tácito) são interdependentes.
Experiência
O saber tácito está diretamente relacionado com a experiência.
Saber o que é experiência explica o que é saber tácito e vice versa.
A experiência é o conhecimento prático ou conhecimento por familiaridade.
A experiência pertence a uma “categoria de conhecimento superior”, que engloba conhecimento tácito e familiaridade.
Dito isso, a experiência são eventos conscientes que explicitam a existência interna (pessoa) e externa (ambiente), pelas suas relações de causa e efeito.
Se tenho experiências então existo e penso!
A experiência gera um “calhamaço de informações” primárias observadas, pelo sujeito na interação com o ambiente.
São percepções e interpretações das informações sensoriais, que ficam gravadas na nossa mente.
Contêm uma infinidade de informações elementos naturais e interações com o ambiente, suja síntese é gravada na nossa mente via critérios subjetivos.
São bastante memoráveis e algumas inesquecíveis.
A experiência registra o presente, com a influência do passado e com o objetivo futuro, ou seja, têm uma seletividade envolvida.
É influenciada pelo sujeito e suas subjetividades, devido a sua natureza humana.
Por isso o cuidado que devemos ter para continuamente justificarmos nossas crenças sobre o mundo real que é dinâmico.
Para fazermos isso é necessário métodos e ferramentas para pensar, imaginar e executar.
(Experiência) x (Pensar e Imaginar)
Experiência contrasta com pensar ou imaginar.
Experiência significa fazer alguma coisa.
Pensar é um processo cognitivo consciente, que pode acontecer independente dos sentidos.
Imaginar é uma categoria de pensar, de “nível superior” para:
- criar objetos e simulações mentais sem “entrada imediata” dos sentidos.
- recriar experiência passadas.
- criar coisas que ainda não existem.
Especificamente falando, só a “consciência sensorial” conta como experiência e identifica a diferença entre experienciar do pensar e imaginar.
Ferramentas do Conhecimento Tácito