O pensamento filosófico é usado para construção de conceitos, ideias e usos do raciocínio.
Estuda as questões mais básicas e profundas da existência humana e visa capacitar o sujeito tomar decisões consistentes.
É uma busca racional de verdades, princípios de conduta e compreensão em todas as dimensões da vida humana.
Não se contenta em descrever fatos, vai além, e tenta compreender as suas relações de causa e efeito.
É indicativo de instrução, juízo, bom senso e retidão do sujeito, em virtude de hábitos e uso de ferramentas intelectuais de nível superior que ela demanda.
Busca questões de consistência, dimensões e técnicas que se aplicam a problemas em qualquer campo, ciência e arte.
Analisa e sintetiza significados de uma ideia com base na coerência e relações com outras ideias.
Procura estabelecer padrões de evidência para não dar margem à dúvidas e ser consistente com as teorias subjacentes.
Fornece métodos racionais de resolução de conflitos e técnicas de avaliação de ideias e argumentos.
Filosofia significa “amor pela sabedoria”, busca da verdade, compreensão mais profunda de nós mesmos, da sociedade e dos eventos no tempo.
Ramos da Filosofia
O pensamento filosófico usa métodos e ferramentas para pensar correto, conhecer, se comportar, tirar conclusões, fazer previsões, justificar valores e existência, governar, liderar, fundamentar a ciência.
A filosofia se desdobrou ao longo desses mais de 2500 anos em vários ramos, está na base da ciência, estuda para determinar a essência ou a natureza de um ser ou coisa e atribui grau negativo ou positivo de excelência.
Epistemologia – estudar a natureza, origem e escopo do conhecimento e crenças.
O que significa saber algo?
Ética – estabelecer regras de comportamento.
Como se deve viver e com que base tomar decisões?
Lógica – estudar sistemas de regras válidas de inferência …
Como avaliar a consistência entre premissas e resultados?
Metafísica – estudar a existência e a relação entre as coisas, incluindo mente e matéria; fazer perguntas do tipo: porque isso existe ou está sendo proposto?
Política – estudar a governança, cidadania, comunidade.
Estética – estudar a arte, beleza, cultura, natureza.
A filosofia estuda a natureza do conhecimento e crenças, regras de comportamento e inferência, a razão de existir, relação entre as coisas, política e estética.
Check List – Boas Práticas do Pensamento Filosófico
Fazer Perguntas Filosóficas … são usadas para formular e resolver “problemas filosóficos”; guiar o pensamento crítico, suspeitar do pleno entendimento das crenças mais básicas sobre o mundo, fazer perguntas abertas, sobre o que e porque, de forma concatenada e lógica, que não têm resposta certa ou errada, mas exigem e desenvolvem o intelecto, a capacidade de conferir sentido, limites, ordem e medida ao universo, seres vivos e empresas (grupos sociais); desenvolver inteligência e entendimento.
Formular Problemas filosóficos … aqueles que são estudados ou resolvido exclusivamente pelo pensamento; não recorrem à experimentação científica, autoridade, observação ou cálculo matemático; exige formular “claramente” questões ou problemas, como princípio fundamental da resolução de problemas, aprendizagem e criação; logo … 1) o problema filosófico e sua resposta são a priori e 2) a resposta a esse tipo de problema é dada através da conclusão de um argumento.
Outra diferença dos problemas filosóficos é que tratam de coisas muito abstratas ou de aspectos abstratos de problemas científicos ou cotidianos — entenda abstrato não apenas como algo não concreto, mas também como um alto grau de generalização.
Exemplos …
“A vida tem sentido?”.
Essa proposta faz sentido?
Eu tenho direito de fazer isso?
Essa forma de comportamento é corrta?
“A eutanásia é correta?”, “Obras de arte continuam a existir após terem sido destruídas?”, etc.
Enunciar Solução … oferecer uma definição clara (simples, específica e não ambígua), da solução do problema, considerando seus componentes essenciais e a cobertura das necessidades, desejos e objetivos.
Justificar Solução … apresentar argumentos – declarações de razões claras, organizadas e convincentes, para explicar, prover fatos e dados, necessários e suficientes, de uma forma racional, que garanta deterministicamente a conclusão ou que contenha grande probabilidade de que seja verdadeira. .
Críticar … praticar a “dialética” – pensar crítico, praticar a “conversa filosófica” entre pessoas que não concordam umas com as outras sobre tudo, mas questionam suposições para compreender mais profundamente e chegar a uma síntese que leve a um estado superior de compreensão.
Motivar … entender por que as pessoas iniciam, continuam ou terminam um determinado comportamento em um determinado momento.
12 Benefícios do Pensamento Filosófico
- Pensar melhor e não desperdiçar o seu tempo.
- Resolver Problemas – analisar conceitos, argumentos e problemas de uma pessoa … organizar ideias, extrair o essencial, diferenças de pontos de vista, semelhanças entre posições opostas e sintetizar várias soluções.
- Aprender a Aprender – expandir o conhecimento via perguntas do tipo: O que? Porque? Qual a essência? Qual a importância?
- Inteligência Emocional – questionar crenças, valores e comportamentos para prover autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade.
- Gestão de Negócios – ajudar a responder questões complexas, escrever argumentos persuasivos, ser eficaz e eficiente.
- Sabedoria – saber selecionar e aplicar melhor o conhecimento e ferramentas mentais, para prever as consequências das ações e provocar mudanças.
- Transferência de Conhecimento – compreender outras disciplinas e suas relações com o uso da lógica e epistemologia.
- Pensamento Lógico (Racional) – analisar afirmações e ideias e avaliar se são boas ou ruins.
- Comunicação – apresentar ideias por meio de argumentos bem construídos, sem ambiguidades e imprecisões de escrita, fala e gestual.
- Persuasão – gerar formulações claras, bons argumentos e exemplos para defender suas opiniões e alternativas.
- Escrita – fortalecer a capacidade de escrever de forma interpretativa, comparativa, argumentativa e descritiva.
- Formulação de Hipóteses – prever consequências e resultados esperados para a solução de um problema, para teste, confirmação ou negação.
O pensamento filosófico aumenta e potencializa o seu desempenho empresarial pelo fato de ajudar a entender a natureza humana, a fonte da geração do conhecimento e sabedorias.