Pesquisa na Internet está em tudo na tecnologia digital … é de extrema importância, compreender as relações de causa e efeito das estratégias de SEO.
- SEO – Search Engine Otimization – significa otimização de motores de pesquisa (busca) na Internet.
- Os motores de busca na Internet, tal como o Google, minimizam o tempo necessário para encontrar a informação.
- As estratégias de SEO filtram e agrupam grandes volumes de informação para consulta e gestão da “sobrecarga de informação”, que dificulta o processo de decisão.
- As buscas são muito importantes, tanto para os usuários, que querem ter suas dúvidas rapidamente respondidas, quanto para os sites e páginas, que desejam aparecer nos primeiros resultados.
SEO é a tecnologia de pesquisa usada na Internet, que precisamos nos acostumar a entender e aplicar para expandir conhecimento, habilidades, ferramentas gestão da informação e mostrar os melhores resultados nas estratégias de marketing, campanhas e conteúdos digitais.
Benefícios da Pesquisa via a Internet
Quais são as várias dimensões de benefícios das pesquisas via a Internet?
- Marketing de Pesquisa … SEM – Search Engine Marketing, para aumentar o tráfego da Web organicamente, sem usar anúncios.
- Digitalização dos Negócios … atendimento ao cliente e vendas, marketing e divulgação, gestão e relacionamento com fornecedores.
- Qualidade do processo de decisão … informação, conscientização, alternativas viáveis, seleção e gestão.
- Processamento de informações … busca, coleta, análise, síntese, estatísticas
- Promoção do negócio … com grande visibilidade, rápida divulgação da marca via links, conteúdos e ofertas.
- Segmentação do negócio … configuração e segmentação do público alvo de várias formas e demografias (raça, sexo, idade, via palavras chave.
- Gestão simplificada … amemento de tráfego por interesses relevantes, ento de campanhas publicitárias.
Importância do Check list de Benefícios.
- Focar em benefícios e valor, atrelados a custos e riscos.
- Destacar as necessidades, problemas e desejos que o bem ou serviço resolvem.
- Identificar os benefícios mais frequentes e emergentes.
- Ajudar a priorizar os 20% de benefícios que geram 80% dos resultados.
- Justificar Valor via fórmula … valor = benefícios / custos x riscos.
- Comparar bens e serviços via benefícios … desenhar matrizes e curvas de valor
- Investigar e identificar necessidades, problemas e desejos atrelados.
- Aumentar a percepção do valor de bens e serviços.
- Outros.
Um mecanismo de pesquisa é um sistema de recuperação de informações projetado para ajudar a encontrar informações armazenadas em um sistema de computador , cujos resultados da pesquisa geralmente são apresentados em uma lista e são comumente chamados de resultados .
- Motores de busca consideram centenas de fatores para decidir quais as páginas de sites mostrar numa pesquisa.
- As pesquisas “não” estão limitadas aos grandes motores de busca como Google e Bing.
- Mídias sociais como Facebook e Pinterest e outras muitas também têm capacidade de pesquisa.
- Muitos outros sites como Amazon, iTunes, fornecem pesquisas.
- Dependendo da sua área de atuação uns serão mais importantes do que outros.
Sobrecarga de Infoirmação … quando um tomador de decisão recebe muitos conjuntos de informações, como complexidade, quantidade e contradição, a qualidade de sua decisão diminui devido à limitação de recursos escassos do indivíduo para processar todas as informações e tomar a melhor decisão de maneira otimizada.
Quem é benefíciado pelo SEO
Os 3 players mais importantes no marketing de pesquisa são pesquisadores, motores de busca e marketeiros.
- Pesquisadores: pessoas que fazem as perguntas de pesquisa nos motores de busca.
- Motores de Busca: programas que os pesquisadores usam para encontrar conteúdos na Internet.
- Marketeiros: os proprietários de sites e outros canais que publicam conteúdo e fazem ofertas para as pessoas na Internet.
Pesquisadores … Quais as Necessidades?
A necessidade dos pesquisadores é achar sites mais relevantes e de alta qualidade que estão procurando, de forma mais rápida possível no momento que eles precisam.
Esta é a questão chave para pesquisadores marqueteiros e motores de busca: o que motiva pesquisadores?
Motores de Busca … Quais as Necessidades?
Se entendermos bem a necessidae dos motores de busca,formularemos estratégias alinhadas com esse objetivo.
- A maioria dos motores de busca gera receita pela venda de anúncios, diante disso, o objetivo é fornecer os conteúdos mais populares e relevantes.
- Outra forma de gerar receita é via comissão sobre o percentual de tráfego que geram para o seu afiliado.
- Maximizar a quantidade de tráfego, potenciais compradores e vendas à partir de motores de busca.
Como as Pesquisas são feitas?
As palavras chave e frases são inseridas nos motores de busca e ele retorna com os conteúdos mais populares e relevantes.
Categoria de Perguntas
Para fazer que marcas e produtos sejam descobertos por motores de busca, podemos avaliar duas grandes categorias de perguntas: 1) relacionas a marca ou 2) não relacionadas a marcas.
- Perguntas sobre marcas … palavras e frases chave sobre um negócio específico …marca, produto ou serviço;
- Perguntas não relacionadas a marcas … perguntas que os pesquisadores fazem quando não estão procurando por negócios, marcas, produtos ou serviços específicos … ex
O entendimento desses dois tipos de categorias ajudam a definir “palavras e frases chave” para ajudar a descoberta e disponibilização da sua marca e produtos.
Pesquisa de Intenção e Contexto.
Toda a pesquisa tem 2 componentes principais: intenção e contexto.
- Intenção … O que procura … Entender o que o pesquisador está procurando.
- Contexto … Porque da procura … A razão da intenção.
Exemplos de Intenção e Contexrto de PesquisaS na Internet:
Pessoa 1 … Eu quero treinar a equipe de vendas para aumentar a receita da empresa.
- Intenção: Querer treinar a equipe em vendas.
- Contexto: Aumentar a receita.
Pessoa 2 … Eu quero treinar a equipe de venda porque eu quero lançar um novo produto.
- Intenção: Querer treinar a equipe em vendas.
- Contexto: Lançar um novo produto.
Pessoa 3 … Eu quero treinar a equipe de venda porque eu quero aumentar o ticket de venda.
- Intenção: Querer treinar a equipe em vendas.
- Contexto: Aumentar o ticket de venda.
Pessoa 4. Eu quero treinar a equipe de venda porque eu quero aumentar a taxa de conversão de venda.
- Intenção: Querer treinar a equipe em vendas.
- Contexto: Aumentar a taxa de conversão (eficiência da venda);
Pessoa 5. Eu quero treinar a equipe de venda porque eu quero reduzir o ciclo da venda
- Intenção: Querer treinar a equipe em vendas.
- Contexto: Reduzir o ciclo da venda
Cada pesquisador nesses exemplos tem a mesma intenção, mas diferentes contextos, ou diferentes razões.
O marqueteiro deve procurar satisfazer a mesma Intenção e diferentes contextos dos pesquisadores.
Cada par intenção e contexto, representam valores diferentes na perspectiva de cada pesquisador;
O marqueteirodeve endereçar todas as combinações de intenção e contexto cobertas pelos seus produtos e serviços que ele queira vender.
A estratégia de pesquisa é fundamentalmente dependente da definição do “cliente ideal”, objetivos, valores, desafios, habilidades, insatisfações e objeções … esses componentes explicitam intenções e contextos dos clientes ideais.
Saiba mais.
- Internet
- Sistema de Computação
- Pesquisa
- Tomada de Decisão.
- Marketing Digital
- Necessidade.
- Imagem de Solução.
Como escolher palavras chaves de consultas para atrair tráfego para o seu site?
Cada consulta que o seu avatar irá inserir num motor de busca contem a sua intenção e contexto, ou ambos. Faça você e seu time um brainstorm para identificar as palavras e frases chave relevantes e específicas que o seu avatar poderia utilizar nas suas consultas.
Veja alguns exemplos de perguntas para identificar palavras chave do seu avatar:
- O que o seu avatar pesquisa antes de comprar os seus produtos e serviços?
- O que o seu avatar tem interesse no nosso serviço?
- Quais são as barreiras para a compra que o avatar tem que superar?
- Quais são as expectativas de resultados que o seu avatar espera ter com o uso dos nossos serviços?
- Quais são as informações para comparar as suas soluções com as soluções concorrentes, que o seu avatar necessita?
- Quais as informações necessárias para comprar os seus produtos e serviços, qu o seu avatar necessita?
Como usar as ferramentas para escolher as melhores palavras chave para atrair tráfego?
Após completada a fase de brainstorm, você deve usar uma das várias ferramentas de palavras chave específicas, que trabalhe melhor para a sua campanha de marketing específica.
Veja alguns exemplos de ferramentas:
- Google AdWords Keyword Planner – https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/home/tools/keyword-planner/
- Answerthepublic – https://www.answerthepublic.com/
- Keywordtool.io – https://keywordtool.io/
- Wordze.com – www.wordze.com
Não caia na armadilha de pensar que o objetivo da sua pesquisa de marketing é obter um bom ranqueamento nos motores de busca.
o objetivo das pesquisas de marketing, como o marketing de uma forma geral, é mover o cliente de um estágio para o próximo estágio da sua jornada (fazer uma conversão); para cada visitante que visita o seu site, vindo de um canal como o Youtube, ou facebook, dentre vários outros, é necessário que você forneça, no seu site, uma chamada para a ação que o faça o potencial comprador avançar para o próximo estágio do funil de marketing; o ranqueamento dos motores de busca é apenas um dos componentes que garantirá o sucesso de uma boa campanha de marketing!