Landing page
Land page ou Página de destino … é uma página web que aparece em resposta a uma pesquisa otimizada (SEO – Search Engine Otmized) ou propaganda on-line.
As páginas de destino são usadas para geração de leads … uma pessoa “provavelmente” interessada que ainda não deu permissão para ser adicionada a sua lista de e-mail … está fase inicial do processo de vendas.
Landing pages são linkadas aos canais de marketing … mídias sociais, campanhas de e-mail ou campanhas de SEO … para aumentar a efetividade dos anúncios.
O objetivo geral das landing pages é converter as visitas do site em leads ou vendas.
- Se o objetivo for obter um lead, a landing page deverá incluir algum método para fazer o visitante entrar em contato com a empresa ou autorizar o contato, via um formulário de informações de contato (squeeze page).
- No caso do objetivo ser a venda, a landing page incluirá um link para o visitante clicar e ser transferido para uma área de compra.
As ações que um visitante realiza em uma página de destino é o que determina a taxa de conversão de um anunciante.
Landing Pages com alta conversão
“Landing Page” é uma página de destino, onde o visitante entra no seu site e é influenciado a tomar uma ação específica … precisa ser enxuta, minimizar distrações, aumentar a probabilidade de o visitante escolher uma opção, entrar com informações ou fazer uma compra.
Landing page podem ser categorizadas em 2 grandes grupos:
- Página de captura de clientes potenciais … são as também chamadas “squeeze pages”, cujo objetivo é obter informações de contato dos visitantes do seu site, para que se tornem clientes potenciais.
- Página de vendas … cujo objetivo é influenciar o visitante a comprar um produto ou serviços.
Existem várias formas de projetar layouts para uma boa landing page, mas todas têm uma coisa em comum: foco – fazer o visitante tomar uma ação específica que queremos que tome.
Home Page
Uma “home page” é uma página projetada para permitir que o visitante faça uma variedade de escolhas.
A partir da home page um visitante pode “fazer um click” e acessar uma página de produtos, saber mais sobre a empresa ou visitar o blog da empresa.
Uma home page, por seu caráter de distribuição, é uma “landing page de baixa qualidade”, já que apresenta ao visitante uma variedade de opções.
Tipos de Landing Page
Existem vários tipos de landing pages – página de produto, página de venda de produto, squeeze page, home page, são exemplos … cada qual com diferentes objetivos, formas, componentes e tamanhos.
Critérios para avaliar Land Page
- Clareza … despertar o interesse no visitante para explorar a página; usar títulos, subtítulos, imagens, e outros componentes.
- Componentes … usar títulos, subtítulos, imagens, e outros componentes que permitam responder as seguintes perguntas: O que é isso? O que isso fará para mim?
- Consistência … atender exatamente a expectativa do potencial comprador desenvolvida na fonte da origem do tráfego que o levou à landing page, em termos de texto, cores, fontes, imagens, vídeos e demais componentes.
- Visualização … usar gráficos, imagens, fotos que têm alta conversão; elimine componentes que dê a impressão de coisa barata, preferencialmente use fotos, gráficos para descrever a sua oferta.
- Formulários … compatíveis com a complexidade do produto e e preço … os primeiros mais extensos e o segundo com poucos campos … nunca peça informações desnecessárias … se a intenção é fazer a interação via e-mail, peça apenas nome e e-mail, nada mais;
- Botões de compra … contrastar com os elementos ao redor, usar comandos específicos que incitem a ação, por exemplo, “Obtenha acesso instantâneo gratuito!”.
- Design profissional … qualidade profissional, por profissionais especializados com ferramentas apropriadas.
- Ícones relevantes … conhecidos, marcas reconhecidas, testemunhos, para aumentar confiança e segurança para fornecer informações de contato e fazer uma compra.
- Políticas de Privacidade claras … para cumprir exigência como para aumentar a taxa de conversão.
- Sinalizações. para direcionar a atenção do leitor para onde nós desejamos … botões de chamada para ações de compra, coleta de informações, descrição de produtos e etc..
Squeeze page
“Squeeze” page … é uma página de destino criada para captar informações para a empresa fazer contatos futuros.
Como regra geral, deve-se usar o mínimo de conteúdo nesses tipos de páginas.
Pelo fato de informações adicionais poderem distrair o usuário ou levá-lo a “clicar fora” em um site diferente, navegação e hiperlinks estão quase sempre ausentes nessas páginas, para concentrar a atenção dos visitantes em uma única opção: registrar-se na lista de e-mails ou sair do site.
Convencer um visitante a se inscrever em uma lista de e-mail oferece a oportunidade de apresentar várias mensagens de vendas ao longo do tempo, desenvolver um relacionamento e vender produtos relacionados.
Squeeze pages são frequentemente utilizadas em conjunção com e-mails automáticos de resposta, para encaminhar informações tão logo o visitante confirme seu endereço de e-mail.
A auto-resposta pode ser utilizada para encaminhar uma série de e-mails de follow-up ou fornecer um link de download para obter informações.
A promessa de envio de informações após informações de e-mail do visitante tem provado ser um método muito efetivo para aumentar os opt-ins, via squeze pages.
Search Engine Optimization (SEO)
A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é o processo de afetar a visibilidade on-line de um site ou de uma página da Web nos resultados não pagos de um mecanismo de pesquisa da Web – geralmente chamados de resultados “naturais.
- Em geral, quanto melhor classificado na página de resultados de pesquisa, e com mais frequência um site aparece na lista de resultados de pesquisa, mais visitantes ele receberá dos usuários do mecanismo de pesquisa.
- Os visitantes podem ser convertidos em clientes.
- Otimizar um site pode envolver a edição de seu conteúdo, adicionar conteúdo, fazer HTML e codificação associada para aumentar sua relevância para palavras-chave específicas e remover barreiras às atividades de indexação dos mecanismos de pesquisa.
- A otimização de mecanismos de pesquisa é uma parte fundamental do marketing digital.
- À medida que os clientes online recorrem aos mecanismos de pesquisa para encontrar informações e conteúdo antes de fazer uma compra, a pesquisa orgânica se tornou um canal de marketing essencial:
Todos os profissionais de marketing digital devem estar familiarizados com as práticas recomendadas de SEO – incluindo redatores de conteúdo, especialistas em mídia social, profissionais de marketing por email e muito mais; mas, sem um especialista em SEO dedicado, sua empresa não conseguirá desenvolver uma estratégia abrangente e coesa para impulsionar seus resultados de pesquisa orgânica.