Aprendizagem On the job é a inserção de “ferramentas cognitivas” para gerir a execução das “atividades físicas” da empresa e ao mesmo tempo aprender, e vice versa.
- É uma abordagem com o objetivo de orientar, controlar e ajustar “conhecimentos e comportamentos propícios” para que as pessoas realizem as atividades e tarefas chave da empresa com Corretismo, Consistência e Capacidade (3Cs), Autonomia, e Inteligência, através de um processo sistemático de gestão.
- Usar o ciclo de gestão PDCA … do processo de negócio como impulsionador, ritimizador e priorizador do aprendizado e vice versa.
- Focar nas atividades chave … aplicar princípio 80/20 de Pareto.
- Instrução …
- Reflexão crítica sobre os fundamentos do conhecimento (valores cognitivos), da lógica, da ética e da estética (valores normativos).
- Instrumentalizar … aprender, ensinar e especializar o uso eficaz e eficiente de ferramentas.
- Prover base teórica … conectar a tarefa e aprendizado, com conceitos, métodos, modelos, teorias, fórmulas, técnicas.
- Buscar atingir nível de maestria do uso de ferramentas o longo do em menor tempo, baseadas em indicadores de tarefas e processos de negócios, ou seja medir o valor da ferramenta pela capacidade de gerar receita, rentabilidade, lucratividade, produtividade,
- Método … caminho pelo qual se realiza um processo, conjunto de atividades pré-determinadas para atinge um objetivo.
- Ferramenta: recurso empregado pelo homem para realizar o método.
- já que gera muita repetição, teoria e prática
- O uso da ferramenta ou melhor “kit de ferramentas” tornam-se pontos chave para aumentar os 3Cs – Corretismo, Consistência e Capacidade – dos processos de negócios.
- Ferramentas inseridas nas rotinas de trabalho.
- Não exige educação formal e pode ser um complemento ou uma alternativa à educação formal.
O que é?
Framework, sistema com métodos e ferramentas cognitivas para aprender a aprender, aprender trabalhar e trabalhar aprendendo.
É um método de educação empresarial fundamentado no uso de ferramentas de gestão empresarial para execução de atividades chave do modelo de negócio, em todas as suas etapas – planejamento, desempenho, controle e ajustes.
Tem como meta de aprendizagem os mesmo KPIs e Equação de Desempenho do Negócio.
Está associada aos conceitos de construtivismo, pensamento crítico e inteligência competitiva.
Porque usar?
Formar autodidatas alinhados com modelo de negócio … integrar educação e treinamento … focar no modelo de negócio … facilitar e conectar educação e treinamento … avaliação visual e KPI de negócio.
Acionar Pensamentos
Meta cognição que permite você imaginar ou perceber uma situação e comutar ou acionar um tipo de pensamento, tais como:
- Filosófico … compreender o ser humano e sua forma de pensar, perceber e sentir.
- Lógico … avaliar e desenvolver argumentos e fazer inferências.
- Ético … seguir regras de comportamento moral (conduta).
- Criativo … criar, inventar e imaginar coisas ou soluções novas.
- Crítico … pensar ativo, ajuizado, com clareza, neutro, causal antes de tomar decisões.
- Analítico … usar métodos e ferramentas para analisar, sintetizar, resolver problemas.
- Científico … avaliar hipóteses e teorias de forma objetiva, via experiências bem controladas.
- Prático … planejar e fazer planos para decidir o que deve ser feito.
- Sistêmico … visão holística das causas e efeitos para entender o contexto, o indivíduo e a complexidade.
Todos os pensamentos quando repetidos e sistematizados são formadores de hábitos.
Pessoas Habiidosas sabem Engatilhar e Acionar diferentes tipos de Pensamento.
Pensamento é um Processo que gera Sentimentos, Emoção, Conscientização e Comportamento.
Pensamento usa Modelos Mentais … para Representação, Categorização, Estruturação, Modelagem, Simulação.
Métodos são formas inteligentes de executar o Processo.
Métodos demandam Habilidades Cognitivas – Atenção, Percepção, Linguagem, Memória, Processamento e Aprendizagem.
Métodos conectam Modelos e Ferramentas.
Ferramentas exploram as várias formas de usar os Métodos pelas Pessoas.
Ferramentas conectam Métodos e Pessoas.
Ferramentas ajudam Pessoas a executarem o método com CORRETISMO, CONSISTÊNCIA e CAPACIDADE.
É uma cadeia de causas e efeitos … Pessoa, Pensamento, Modelo, Método, Ferramenta
Modelos estão entre pensamentos e métodos e ferramentas entre método e pessoas.
A ferramenta está voltada para fazer o “interface” entre método e pessoa.
Quando acionamos ou usamos um dos componente dessa cadeia (pensamento, sentimento, automaticamente nos conectamos aos demais componentes … a concentração da atenção em um dos componentes leva automaticamente a atenção para os demais componenets conectados e aciona o conjunto.
A ferramenta é o que há de externo mais próximo para realizar o real, está entre o real e o método.
Carrega o suor da prática e do sujeito.
Aprimora técnicas, habilidades e métodos
Para você criar hábitos é necessário conectar PENSAMENTO, MODELO, MÉTODO, FERRAMENTA
Aprendizagem … construir competências (conhecimento, habilidades e comportamentos) de forma sistemática.
Reduzir o tempo para transferir conhecimento … ensinar ferramentas para conectar teoria e prática.
Aumentar o tempo para construir conhecimento … usar as ferramentas continuamente para executar as atividades diárias.
Padronizar blocos de informação empresariais … gerados pelo uso das ferramentas.
Facilitar a supervisão e treinamento … focar em treinar, instrumentar e supervisionar o uso de ferramentas.
Facilitar a avaliação de desempenho … medir o desempenho da aprendizagem via os mesmos indicadores de desempenho do negócio.
Quem Usa?
Personas da empresa – funcionários, parceiros, compradores, clientes, usuários, influenciadores, tomadores de decisão, especialistas.
prendiz.
Responsável pela ação ou atividade.
Supervisor .
Especialista
Facilitador.
Tomador de decisão.
Usuário.
Empresário.
Profissionais de Marketing.
Gerente de RH.
Gerente de Vendas.
Vendedor.
Gerente de Produto.
Gerente de Canal.
Profissional de Marketing Digital.
Gerente TIC.
Quando Usa?
Durante o PDCA das atividades de negócio.
Nas etapas da gestão empresarial dos processos de negócios.
Planejamento … propósito, objetivo, situação, metas, estratégias, planos, execução, controle a avaliação e ajustes.
Execução … treinar, simular, executar atividades, coletar informações.
Controle … analisar metas, resultados, desvios, causas, efeitos
Ajustes … fazer correções nos vários estágios.
Onde Usar?
No ambiente de trabalho, home office, em deslocamento, em qualquer lugar onde a sua mente possa se concentrar numa atividade de aprendizagem.
Em todos os ambientes de tarefa em que as atividades de negócios são executadas.
Selecionar as atividades chave, via modelo CANVAS.
Explicar as atividades e qualquer coisa via 5W2H.
Formular objetivos SMART
Gerenciar atividades via PDCA
Avaliar e Propor Valor via Matriz de Valor
Analise de Competitividade SWOT
Formulação de Estratégia
Investigação SPIS – Situação
Como usar?
Selecionar as atividades chave.
Modelar conceitualmente a atividade.
Selecionar ferramentas.
Instrumentalizar ferramentas.
Usar ferramentas de forma correta.
Usar ferramentas para transferir conhecimento
Construir o conhecimento.
Instrumentalizar toda e qualquer ferramenta e fazer ajustes no uso
Usar o método de PDCA, para atingir as metas de negócio.
Selecionar as atividades chave.
Mapear todas as atividades chave.
Usar métodos e ferramentas para executar a atividade chave
Instrumentalizar a ferramenta – adaptar a ferramenta ao ambiente … usar como referência o 5W2H.
Processo de gestão PDCA
Usar ferramentas cientificamente testadas ao longo dos últimos 2500 anos.
Planejar o uso das ferramentas nas 4 etapas – planejamento, desempenho, controle e ajustes.
Usar mnemônicos para ajudar a fazer gatilhos e ganchos para e com o uso das ferramentas.
usar sempre o método PDCAnão executar atividades chave sem método e ferramenta, caso contrário não é uma atividade chave.
“atividades chave” para todas as etapas do PDCA, de tal forma que trabalhar é aprender é aprender e é trabalhar … ambos usam as mesmas ferramentas.
Selecionar as atividades chave.
Modelar conceitualmente a atividade.
Selecionar ferramentas.
Instrumentalizar ferramentas.
Usar ferramentas de forma correta.
Usar ferramentas para transferir conhecimento
Construir o conhecimento.
Instrumentalizar toda e qualquer ferramenta e fazer ajustes no uso
Usar o método de PDCA, para atingir as metas de negócio.
Selecionar as atividades chave.
Mapear todas as atividades chave.
Usar métodos e ferramentas para executar a atividade chave
Instrumentalizar a ferramenta – adaptar a ferramenta ao ambiente … usar como referência o 5W2H.
Processo de gestão PDCA
Usar ferramentas cientificamente testadas ao longo dos últimos 2500 anos.
Planejar o uso das ferramentas nas 4 etapas – planejamento, desempenho, controle e ajustes.
Usar mnemônicos para ajudar a fazer gatilhos e ganchos para e com o uso das ferramentas.
usar sempre o método PDCAnão executar atividades chave sem método e ferramenta, caso contrário não é uma atividade chave.
“atividades chave” para todas as etapas do PDCA, de tal forma que trabalhar é aprender é aprender e é trabalhar … ambos usam as mesmas ferramentas.