- Como construir e declarar a proposta de valor da minha empresa?
- Quais são os valores do comprador ou desta oferta? Estão alinhados? Têm ressonância?
- Qual o desempenho da oferta, frente as alternativas concorrentes, considerando os ” 5 atributos de valor mais valorizados”?
- Qual o perfil deste comprador? Como representá-lo sinteticamente? É um perfil (gestão e desempenho) ou (economia e atendimento)?
- O que este comprador ou esta solução mais valoriza? Gerência, Economia, Atendimento, Desempenho, Segurança, ou Outros?
- Em quais os atributos de valor irei apoiar minha estratégia para atrair e vender?
- Em quais “dimensões de valor” devo investir e comunicar?
- Como eu posso representar de forma gráfica a proposta de valor da solução e facilitar a compreensão e comparação com outras alternativas?
- Qual a melhor estratégia para atender sob medida os valores do cliente?
- Qual a melhor combinação, produto, serviço ou solução a propor ao cliente para atender os valores do mercado ou deste cliente?
- Qual o retorno do Investimento considerando esses atributos específicos?
- Como gerar “efeito sob medida” com foco, singularidade e mensagem consistente?
Permite explicar a estratégia via uma imagem que vale mais do que 1000 palavras.
Observe que a ferramenta “MATRIZ de VALOR “resume várias etapas da formulação da estratégia:
- FOCO … seleciona os atributos de valor que serão foco da estratégia.
- SINGULARIDADE … decide qual ATRIBUTO DIFERENCIAL a ser comunicado.
- MENSAGEM … explica o FOCO e SINGULARIDADE.
- CURVAS de VALOR … PROPOSTAS de VALOR CONCORRENTES.
- AVALIAÇÃO do VALOR das OFERTAS.
- ESTRATÉGIA de VALOR das OFERTAS.
O que é a Matriz de Valor.
A matriz de valor é uma ferramenta para: 1) avaliar o desempenho da oferta frente ofertas concorrentes e 2) elaborar estratégias de marketing e vendas, de forma gráfica e cartesiana, com “foco, singularidade e mensagem consistente”.
Quem usa Matriz de Valor
Todas as pessoas envolvidas com estratégia.
Empresários
- formular estratégias empresariis”s via matriz de valor de empresa.
- diferenciar a empresa no mercado
- declarar missão, valores e visão.
- servir de referência para outras estratégias empresariais de marketing e vendas.
Marketing
- formular as estratégias geral de marketing alinhadas à Matriz de Valor da Empresa.
- Ajustar o foco de cada oferta de acordo com seu ciclo de vida, mercados, concorrentes
à partir das estratégia gerais para fortalecer as matriz de valor empresarial” “propor valor”das ofertas, produtos, serviços e soluções e atrair o mercado.
Venda … formular estratégias
Quando Aplicar
- No planejamento e execução de estratégias de marketing e vendas.
- Para levantar o perfil de um mercado ou de um cliente potencial.
- Para comunicar a “curva de valor da sua oferta”, ou empresa.
- Para comparar e avaliar o desempenho entre modelos de negócios, ofertas, produtos, serviços e soluções.
- Formular estratégias com FOCO, SINGURARIDADE e MENSAGEM CONSISTENTE.
Onde aplicar
Nível Estratégico … descrever comparar “propostas de valor” empresas, modelos de negócios.
Tático … comparar ofertas, produtos, serviços, soluções,.
Operacional
Porque aplicar
É uma forma rápida de expressar o pensamento estratégico
Gera imagens que valem mais do que 1000 palavras e facilitam a discussão, trabalho cooperado.
Tanto na estratégia geral da empresa, nos planos táticos de negócios ou nos planos operacionais (ou plano de contatos), para explicar pictoricamente, o valor de uma proposta frente a um conjunto de alternativas concorrentes.
Check list – Atributos de Valor mais frequentes
- O mapa de atributos de valor apresentado é uma “meta ferramenta” que tem como objetivo resumir em categorias os “potenciais atributos de valor” mais frequentes considerados pelos potenciais compradores para comprar produtos e serviços, num dado mercado.
- Ele permite ter uma visão holística de um todo com 100 atriO objetivo é servir como meta ferramenta para sintetizar consultas rápidas para fazer mapas de valor ajustados para situações específicas
- Cria referências e organizar os atributos de valor em categorias.
- Ajudar a entender significados e selecionar atributos de valor importantes para desenvolver, comparar e comunicar ofertas.
- ajuda a propor e influenciar a critérios de seleção de ofertas.
Atributos de Valor de Gestão
Representar todos os “conceitos sinônimos” de gerência, ou formas diferentes de perceber o atributo gerência por diferentes personas …
- Gerência – gerir administrar, dirigir, coordenar, comandar, controlar, orientar.
- Administração – organizar, regularizar, disciplinar, gerenciar um negócio, sistema, recursos, etc.
- Autonomia – independência, liberdade, autogoverno, auto suficiência, emancipação, soberania.
- Colaboração – cooperação, sinergia, ajuda.
- Configuração – ajustar, estruturar, ordenar, organizar.
- Consolidação – unificar, fixar, fortalecer, robustecer.
- Controle – fiscalizar, vistoriar, examinar, monitorar, moderar.
- Decisão – resolver, definir, estabelecer, fixar, pronunciar-se, sentenciar, escolher:
- Eficácia – alcançar os resultados (metas planejadas); ter sucesso.
- Inovação – atualizar, modificar, alterar, modernizar, criar, recuperar.
- Integração – incorporar, incluir, adaptar, acomodar, unir.
- Mudança – alterar, trocar por outro, dar outra direção.
- Planejamento – gerar planos, atingir objetivos, elaborar estratégias, reduzir incertezas e riscos, gerar informações, confiança, tomar decisões.
- Previsibilidade – antecipar, prever, estimar, esperar.
- Processo – metodizar, técnica, maneira, organizar, sequenciar, melhorar gradativamente, evolução, progresso.
- Simplicidade – clarear, compreender, facilitar, homogeneizar, normalizar, uniformizar.
- Economia – controlar uso, despesas, desperdícios ou excessos de recursos e serviços, agregar valor.
- Benefício – gerar ganho, vantagem, lucro, melhoria, agregar valor, proteção, serviço.
- CAPEX – CAPital EXpenditure” – despesas de capital, montante de dinheiro despendido na aquisição (ou introdução de melhorias) de equipamentos e instalações para manter a produção de um sistema.
- Custo – valor pago ao trabalho para a produção de bens ou serviços, despesa, preço, dificuldade, demora.
- Lucro – obter vantagem, benefício , economia, ganho, retorno positivo de um investimento.
- Margem de Lucro – garantir percentual de lucro – preço dos serviços ou produtos menos os custos totais;
- OPEX – OPerational Expenditure – custos operacionais contínuos para gerenciar e manter a empresa e seus ativos.
- Pagamento – cumprimento de obrigação, ordem de débito, ordem de crédito, mídias e formas de pagamento, restituições.
- Preço – quantia a pagar por um produto ou serviço, custo, importância, importe, montante, quantia, valia, valor.
- Receita – ganho, lucro, renda, faturamento, rendimento, arrecadação.
- Retorno – avaliar o lucro sobre o investimento, determinar em quanto tempo o investimento será retornado, consequência de uma ação, recompensa.
- Valor – ponderação de benefícios, custos e riscos de um serviço ou produto em relação a outro;
- Atendimento – dar atenção, ouvir, responder e solucionar problemas.
- Automação – comandos programados sem intervenção humana, conjunto de técnicas sobre um processo para torná-lo mais eficiente, maximizar a produção, reduzir consumo de energia,melhores condições de segurança.
- Canais – diferentes sistemas de distribuição, informação e atendimento, para comprar, vender ou escoar produtos ou serviços.
- Comunicação – troca de informações entre dois ou mais interlocutores, estabelecer comunicação, estar ou entrar em contato.
- Contratação – formalizar, ajustar, combinar, tratar.
- Conveniência – comodidade, conforto, praticidade, utilidade.
- Educação – ensinar, disciplinar, instruir, conhecer, praticar, treinar.
- Entrega – transferir, restituir, devolver, submeter, dedicar.
- Inteligência – destreza, habilidade, compreensão, conhecimento, percepção, entendimento.
- Precisão – exatidão, clareza, concisão, pontualidade, presteza, prontidão, regularidade.
- Rapidez – celeridade, ligeireza, brevidade e eficiência.
- Resolução – decifrar, decidir, descobrir, esclarecer, resolver.
- Treinamento – tornar hábil, destro, capacitação, instrução, disciplinar, exercitar.
- Ubiquidade – onipresença, estar presente em todos os lugares, pessoas e coisas.
- Desempenho – atender aos níveis de serviços necessários, contratados e esperados, execução, exercício, funcionamento, prática.
- Capacidade – competência, eficácia, eficiência, aptidão, know-how, conhecimento, habilidade, experiência, inteligência, potencial para armazenar, processar, produzir, executar; rendimento máximo de um sistema ou serviço.
- Confiabilidade – manter os padrões em situações normais e críticas, credibilidade, confiança, crédito, certeza, segurança.
- Disponibilidade – estar acessível e pronto para prover serviços quando necessário, assim que solicitado, com os requisitos de desempenho contratados e/ou esperados,
- Eficácia – alcançar os resultados (metas planejadas); sucesso; reunir organização, planejamento, proatividade, produtividade e liderança.
- Eficiência – tornar qualquer atividade mais rápida, agilizar processos e chegar ao objetivo dentro de um menor tempo possível,
- Elasticidade – adequar oferta a demanda rapidamente, maleabilidade, flexibilidade, agilidade.
- Escalabilidade – capacidade para crescer, multiplicar a renda de um negóciosem ter que aumentar seus custos na mesma proporção.
- Manutenibilidade – manter serviços e produtos com rapidez, precisão, segurança e economia.
- Portabilidade – transferir ou usar aplicativos, serviços e equipamentos entre provedores de sistemas ou localidades.
- Precisão – exatidão, certeza, consistência, pontualidade, presteza, prontidão, regularidade,
- Produtividade – produzir com ganho, eficácia, eficiência, lucro, produção, produto, proveito, renda, rendimento, utilidade, vantagem.
- Qualidade – característica, propriedade, capacidade, aptidão, habilidade, valor, importância.
- Rapidez – celeridade, ligeireza, brevidade, eficiência.
- Robustez – resistente, potente, energia, força.
- Segurança da Informação – Proteger dados, informações, arquivos, dispositivos, aplicações, contra ameaças e vulnerabilidades e reduzir o risco.
- Anti Malware – reduzir infecções por vírus, trojans, worms, spyware, adware, spam e hackers; identificação de assinaturas (padrões) em banco de dados; remoção de vírus e arquivos infectados.
- Assinatura Digital – garantir a “autenticidade dos dados” via criptografia com chaves públicas e privadas, na transmissão e recepção.
- Autenticação – identificar os usuários, verificar a sua identidade e conceder/negar acesso a recursos da rede através de mecanismos como login e senha.
- Autorização – permitir ou não acesso à usuários autenticados.
- Certificação Digital – garantir a autenticidade da origem e/ou destino por entidades certificadoras– via criptografia, chaves públicas ou privadas para garantir que o emissor de uma mensagem ou documento, seja realmente quem ele diz ser.
- Confidencialidade – manter o sigilo da informação e garantir que seja observada ou exposta somente àqueles que têm direito a acessá-las.
- Contabilização – auditar o uso dos recursos e garantir a conformidade com as políticas denegócio e segurança.
- Controle de acesso – verificar a identidade do usuário, restringir o acesso a recursos de rede e auditar o uso; . Três processos de segurança independentes — autenticação, autorização e contabilização.
- Cópia Back-up – fazer cópias de arquivos em diferentes dispositivos de armazenamento, para eventual restauração ou reposição de dados perdidos.
- DDoS – um ataque de negação de serviço ( ataque DoS ) é um ataque cibernético no qual o autor tenta tornar uma máquina ou recurso de rede indisponível para os usuários pretendidos interrompendo temporariamente ou indefinidamente os serviços de um host conectado à Internet . Normalmente, a negação de serviço é realizada ao inundar a máquina ou o recurso com solicitações supérfluas, na tentativa de sobrecarregar os sistemas e impedir que algumas ou todas as solicitações legítimas sejam atendidas.
- Disponibilidade – garantir acesso aos ativos contra ataques de DDoS.
- Filtro de Conteúdo – autenticar o uso de uma aplicação e rastreiar todo o conteúdo. Bloquear aspectos de navegação. Rastrear, bloquear, permitir acesso a informações e enviar notificações.
- Firewalls – controlar o tráfego entre redes e Internet; grupar funcionalidades de controle, como roteamento por filtro de pacotes/porta, Proxy, SOCKS e VPN; garantir a política de segurança; registrar o tráfego e incidentes de segurança.
- IDS/IPS – segurança de rede adicional dentro da rede protegida; monitoramento, sensores e alarmes; identificação de atividades suspeitas, correções de erros de configuração e instalação de armadilhas para intrusos.
- Integridade – manter a informação ilesa, intacta, incorruptível.
- Servidor proxy – um computador ou aplicativo; intermediar solicitações de serviços para outros servidores e/ou facilitar acesso à conteúdos na World Wide Web com anonimato.
- Recuperação – restabelecer, dados, informações, conhecimento, processos de negócio e serviços.
- Fraude – ações de má fé – lesar, não cumprir um dever, falsificar marcas, produtos, documentos, etc.
- Privacidade – controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si mesmo e contatos que se tem com outras pessoas.
- Rastreamento – rastrear sinalizar e localizar pessoas, dispositivos, informações e bloquear acesso.
- VPN – usar uma rede privativa via Internet, segura e isolada de outras redes; contar com mecanismos de segurança; autenticação de dados de origem; não-repúdio; integridade, criptografia, proteção de repetição de pacotes; aumentar o desempenho, disponibilidade e segurança.
- Comunicação – transmitir e receber informações ou diferentes tráfegos, com gerência, economia, desempenho e segurança.
- Acesso Local – conjunto de soluções de acesso de última milha, tais como, fibra óptica, wireless, cabo de pares.
- Banda larga – soluções de transmissão de dados regulamentadas para comunicação multimídia e acesso a Internet.
- Celular – comunicação multimídia com mobilidade, utilizando tecnologia de comunicação celular.
- Conectividade – capacidade de interconectar plataformas, sistemas e aplicações.
- Voz Fixa– comunicação via telefonia fixa ou móvel, em âmbito local, interurbano e internacional.
- Distribuição de Conteúdo – comunicação via TV, rádio, ou rede distribuída geograficamente com servidores e datacenters;
- Internet – acesso à rede pública e global de computadores; variedade de recursos de informação e comunicação; comunicação IP.
- LAN Switching – comunicação transparente entre redes locais; Ethernet delonga distância; interligação de datacenter, servidores redundantes e balanceamento de carga; SDH, MetroEthernet e Wireless.
- Mobilidade – suportar negócios, sistemas, processos e comunicação em movimento.
- Rádio. suportar redes sem fio, comunicações móveis de todos os tipos e acessos locais.
- Rede Pessoal – acessar uma rede de computadores para interconectar dispositivos centralizados no espaço de trabalho de uma pessoa, computadores, smartphones, tablets e assistentes digitais pessoais.
- Rede Corporativa – formar redes privativas capazes de distinguir e tratar aplicações com requisitos de desempenho diferentes; simplificar a operação; reduzir custos operacionais; alto desempenho.
- Rede Local – formar rede de computadores interconectando dispositivos dentro de uma sala, edifício ou grupo de edifícios adjacentes.
- Rede Metropolitana – também chamadas de redes de acesso; ligam os usuários, localizados em seus endereços geograficamente dispersos às redes de serviço das operadoras, localizados em seus pontos de presença.
- MetroEthernet – redes metropolitanas baseadas no padrão Ethernet; podem atingir velocidades de até 10 Gbps; uma solução alternativa e mais barata às redes SDH.
- Comunicação Unificada – fornecer uma interface única para acesso a e-mail, conferências, videoconferências, chamadas telefônicas e IM corporativo, telefones IP e smartphones.
- Wi-fi – permitir que computadores, smartphones ou outros dispositivos se conectem à Internet ou se comuniquem uns com os outros sem fio, em uma determinada área.
- Wireless – comunicação sem fio; comunicação entre celular e laptops; padrão Wi-fi, redes celulares, rádios e satélites.
- Rádio – permitir comunicação wirelesse ponto a ponto ou multiponto.
- Satélite – sistema de comunicação wireless utilizada para distribuir informação para regiões geográficas muito extensas, como por exemplo sistemas de TV; atingir localidades remotas, como campos de mineração, madeireiras, propriedades rurais, entre outras.
- SDH – sistema de transmissão utilizado para transportar e gerenciar sistemas de transmissão de operadoras de telecomunicações.
- Telefonia IP – prover serviços de telefonia convencional e comunicação multimídia.
- VoIP – comunicação de voz sobre uma rede IP;
- Tecnologia da Informação – a tecnologia da informação é o uso de computadores para armazenar, recuperar, transmitir e manipular dados ou informações.
- Armazenamento de Dados – adquirir dispositivos de armazenamento; alugar espaço de armazenamento; contratar serviços de backup, arquivamento periódicos; obter provimento elástico.
- Call Center – acessar uma estrutura centralizada e especializada para relacionamentos com clientes via a rede e serviços de telefonia; “in company” ou terceirizado, que contam com grandenúmero de linhas telefônicas, atendentes e computadores para acesso às informações contidas nos bancos de dados da empresa.
- Contact Center IP – aproveitar os benefícios das comunicações IP e rotear chamadas demultimídia para qualquer agente que tenha acesso a uma conexão IP (banda larga); reduzir ou eliminar infraestrutura centralizada e altos custos. Espalhar agentes em várias localidades; iniciar à partir de 1 agente; crescer “elasticamente”.
- Cloud IaaS – acessar máquinas virtuais na nuvem. Os administradores de rede são os usuários e têm o “controle virtual dos recursos” da máquina virtual, mas não da máquina física.
- Cloud PaaS – acessar ambiente, funcionalidades e software para desenvolver aplicativos. Os desenvolvedores são os usuários.
- Cloud SaaS – acessar aplicativos hospedados na nuvem, vis browser; o provedor controla a rede, sistemas operacionais, servidores;
- Colocation – alugar instalações físicas e serviços de infraestrutura de TI. Evitar construção, ampliação e manutenção de datacenters; compartilhar conexões, sistemas de climatização, segurança física e arquitetura redundante; manter a propriedade e o controle dos ativos; expandir rapidamente, independente, do tempo do projeto e construção de um novo data center, preservando o capital.
- Datacenter – serviços para reunir aplicações, servidores, recursos de rede, armazenamento, segurança, transporte de dados, recuperação de desastres, de forma centralizada.
- Hosting – contratar infraestrutura e serviços de provedores de serviços de TI, para executar e manter o sistema de computador da empresa, numa estrutura terceirizada; compartilhar servidores.
- Hosting Web. usar um serviço de computação em nuvem ou um provedor de serviços de Internet (ISP) para hospedar sites; servidor web dedicado ou vários servidores;
- PABX IP – incorporar todas as funcionalidades do PABX tradicional; agregar novas aplicações do mundo IP; comunicação unificada, mensagens instantâneas, e-mail, voz, imagem, videoconferência, contact center IP; implantação e custos elásticos.
Saiba mais. Atributos de valor emocionais, Proposta de Valor, Percepção e Valor, Matriz de Avaliação de Valor, Investigar Valor, Justificar Valor da Solução com ROI, Demonstrar Capacidade e Valor da Solução, Pontos de Atenção para Justificar Valor, Mensagens de Valor da Oferta, Fórmula de Valor, Preço x Custo x Valor, Justificar Valor
Quais os atributos de valor mais frequentes?
Atributos de valor são coisas que as pessoas valorizam e investem; são utilizados para avaliar o valor das coisas e tomar decisões de compra de produtos e serviços. Mudam ao longo do tempo e são influenciáveis.
- É um conceito fundamental no marketing e vendas para influenciar via informações e estímulos a PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR e suas DECISÕES durante o PROCESSO DE COMPRA.
- Podem ser princípios, padrões, crenças, normas, regras, opiniões;
- Podem ser ATRIBUTOS de VALOR TÉCNICO ou ATRIBUTOS de VALOR EMOCIONAL.
Check list – Atributos de Valor mais frequentes
Este check list descreve de forma resumida e memorável os atributos de valor mais frequentes considerados pelos potenciais compradores para comprar produtos e serviços; facilita consultas rápidas; cria referências e organiza os atributos de valor em categorias; ajuda a selecionar atributos de valor importantes para desenvolver, comparar e comunicar ofertas; ajuda a propor e influenciar a critérios de seleção de ofertas.
- Gerência – gerir administrar, dirigir, coordenar, comandar, controlar, orientar.
- Administração – organizar, regularizar, disciplinar, gerenciar um negócio, sistema, recursos, etc.
- Autonomia – independência, liberdade, autogoverno, auto suficiência, emancipação, soberania.
- Colaboração – cooperação, sinergia, ajuda.
- Configuração – ajustar, estruturar, ordenar, organizar.
- Consolidação – unificar, fixar, fortalecer, robustecer.
- Controle – fiscalizar, vistoriar, examinar, monitorar, moderar.
- Decisão – resolver, definir, estabelecer, fixar, pronunciar-se, sentenciar, escolher:
- Eficácia – alcançar os resultados (metas planejadas); ter sucesso.
- Inovação – atualizar, modificar, alterar, modernizar, criar, recuperar.
- Integração – incorporar, incluir, adaptar, acomodar, unir.
- Mudança – alterar, trocar por outro, dar outra direção.
- Planejamento – gerar planos, atingir objetivos, elaborar estratégias, reduzir incertezas e riscos, gerar informações, confiança, tomar decisões.
- Previsibilidade – antecipar, prever, estimar, esperar.
- Processo – metodizar, técnica, maneira, organizar, sequenciar, melhorar gradativamente, evolução, progresso.
- Simplicidade – clarear, compreender, facilitar, homogeneizar, normalizar, uniformizar.
- Economia – controlar uso, despesas, desperdícios ou excessos de recursos e serviços, agregar valor.
- Benefício – gerar ganho, vantagem, lucro, melhoria, agregar valor, proteção, serviço.
- CAPEX – CAPital EXpenditure” – despesas de capital, montante de dinheiro despendido na aquisição (ou introdução de melhorias) de equipamentos e instalações para manter a produção de um sistema.
- Custo – valor pago ao trabalho para a produção de bens ou serviços, despesa, preço, dificuldade, demora.
- Lucro – obter vantagem, benefício , economia, ganho, retorno positivo de um investimento.
- Margem de Lucro – garantir percentual de lucro – preço dos serviços ou produtos menos os custos totais;
- OPEX – OPerational Expenditure – custos operacionais contínuos para gerenciar e manter a empresa e seus ativos.
- Pagamento – cumprimento de obrigação, ordem de débito, ordem de crédito, mídias e formas de pagamento, restituições.
- Preço – quantia a pagar por um produto ou serviço, custo, importância, importe, montante, quantia, valia, valor.
- Receita – ganho, lucro, renda, faturamento, rendimento, arrecadação.
- Retorno – avaliar o lucro sobre o investimento, determinar em quanto tempo o investimento será retornado, consequência de uma ação, recompensa.
- Valor – ponderação de benefícios, custos e riscos de um serviço ou produto em relação a outro;
- Atendimento – dar atenção, ouvir, responder e solucionar problemas.
- Automação – comandos programados sem intervenção humana, conjunto de técnicas sobre um processo para torná-lo mais eficiente, maximizar a produção, reduzir consumo de energia,melhores condições de segurança.
- Canais – diferentes sistemas de distribuição, informação e atendimento, para comprar, vender ou escoar produtos ou serviços.
- Comunicação – troca de informações entre dois ou mais interlocutores, estabelecer comunicação, estar ou entrar em contato.
- Contratação – formalizar, ajustar, combinar, tratar.
- Conveniência – comodidade, conforto, praticidade, utilidade.
- Educação – ensinar, disciplinar, instruir, conhecer, praticar, treinar.
- Entrega – transferir, restituir, devolver, submeter, dedicar.
- Inteligência – destreza, habilidade, compreensão, conhecimento, percepção, entendimento.
- Precisão – exatidão, clareza, concisão, pontualidade, presteza, prontidão, regularidade.
- Rapidez – celeridade, ligeireza, brevidade e eficiência.
- Resolução – decifrar, decidir, descobrir, esclarecer, resolver.
- Treinamento – tornar hábil, destro, capacitação, instrução, disciplinar, exercitar.
- Ubiquidade – onipresença, estar presente em todos os lugares, pessoas e coisas.
- Desempenho – atender aos níveis de serviços necessários, contratados e esperados, execução, exercício, funcionamento, prática.
- Capacidade – competência, eficácia, eficiência, aptidão, know-how, conhecimento, habilidade, experiência, inteligência, potencial para armazenar, processar, produzir, executar; rendimento máximo de um sistema ou serviço.
- Confiabilidade – manter os padrões em situações normais e críticas, credibilidade, confiança, crédito, certeza, segurança.
- Disponibilidade – estar acessível e pronto para prover serviços quando necessário, assim que solicitado, com os requisitos de desempenho contratados e/ou esperados,
- Eficácia – alcançar os resultados (metas planejadas); sucesso; reunir organização, planejamento, proatividade, produtividade e liderança.
- Eficiência – tornar qualquer atividade mais rápida, agilizar processos e chegar ao objetivo dentro de um menor tempo possível,
- Elasticidade – adequar oferta a demanda rapidamente, maleabilidade, flexibilidade, agilidade.
- Escalabilidade – capacidade para crescer, multiplicar a renda de um negóciosem ter que aumentar seus custos na mesma proporção.
- Manutenibilidade – manter serviços e produtos com rapidez, precisão, segurança e economia.
- Portabilidade – transferir ou usar aplicativos, serviços e equipamentos entre provedores de sistemas ou localidades.
- Precisão – exatidão, certeza, consistência, pontualidade, presteza, prontidão, regularidade,
- Produtividade – produzir com ganho, eficácia, eficiência, lucro, produção, produto, proveito, renda, rendimento, utilidade, vantagem.
- Qualidade – característica, propriedade, capacidade, aptidão, habilidade, valor, importância.
- Rapidez – celeridade, ligeireza, brevidade, eficiência.
- Robustez – resistente, potente, energia, força.
- Segurança da Informação – Proteger dados, informações, arquivos, dispositivos, aplicações, contra ameaças e vulnerabilidades e reduzir o risco.
- Anti Malware – reduzir infecções por vírus, trojans, worms, spyware, adware, spam e hackers; identificação de assinaturas (padrões) em banco de dados; remoção de vírus e arquivos infectados.
- Assinatura Digital – garantir a “autenticidade dos dados” via criptografia com chaves públicas e privadas, na transmissão e recepção.
- Autenticação – identificar os usuários, verificar a sua identidade e conceder/negar acesso a recursos da rede através de mecanismos como login e senha.
- Autorização – permitir ou não acesso à usuários autenticados.
- Certificação Digital – garantir a autenticidade da origem e/ou destino por entidades certificadoras– via criptografia, chaves públicas ou privadas para garantir que o emissor de uma mensagem ou documento, seja realmente quem ele diz ser.
- Confidencialidade – manter o sigilo da informação e garantir que seja observada ou exposta somente àqueles que têm direito a acessá-las.
- Contabilização – auditar o uso dos recursos e garantir a conformidade com as políticas denegócio e segurança.
- Controle de acesso – verificar a identidade do usuário, restringir o acesso a recursos de rede e auditar o uso; . Três processos de segurança independentes — autenticação, autorização e contabilização.
- Cópia Back-up – fazer cópias de arquivos em diferentes dispositivos de armazenamento, para eventual restauração ou reposição de dados perdidos.
- DDoS – um ataque de negação de serviço ( ataque DoS ) é um ataque cibernético no qual o autor tenta tornar uma máquina ou recurso de rede indisponível para os usuários pretendidos interrompendo temporariamente ou indefinidamente os serviços de um host conectado à Internet . Normalmente, a negação de serviço é realizada ao inundar a máquina ou o recurso com solicitações supérfluas, na tentativa de sobrecarregar os sistemas e impedir que algumas ou todas as solicitações legítimas sejam atendidas.
- Disponibilidade – garantir acesso aos ativos contra ataques de DDoS.
- Filtro de Conteúdo – autenticar o uso de uma aplicação e rastreiar todo o conteúdo. Bloquear aspectos de navegação. Rastrear, bloquear, permitir acesso a informações e enviar notificações.
- Firewalls – controlar o tráfego entre redes e Internet; grupar funcionalidades de controle, como roteamento por filtro de pacotes/porta, Proxy, SOCKS e VPN; garantir a política de segurança; registrar o tráfego e incidentes de segurança.
- IDS/IPS – segurança de rede adicional dentro da rede protegida; monitoramento, sensores e alarmes; identificação de atividades suspeitas, correções de erros de configuração e instalação de armadilhas para intrusos.
- Integridade – manter a informação ilesa, intacta, incorruptível.
- Servidor proxy – um computador ou aplicativo; intermediar solicitações de serviços para outros servidores e/ou facilitar acesso à conteúdos na World Wide Web com anonimato.
- Recuperação – restabelecer, dados, informações, conhecimento, processos de negócio e serviços.
- Fraude – ações de má fé – lesar, não cumprir um dever, falsificar marcas, produtos, documentos, etc.
- Privacidade – controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si mesmo e contatos que se tem com outras pessoas.
- Rastreamento – rastrear sinalizar e localizar pessoas, dispositivos, informações e bloquear acesso.
- VPN – usar uma rede privativa via Internet, segura e isolada de outras redes; contar com mecanismos de segurança; autenticação de dados de origem; não-repúdio; integridade, criptografia, proteção de repetição de pacotes; aumentar o desempenho, disponibilidade e segurança.
- Comunicação – transmitir e receber informações ou diferentes tráfegos, com gerência, economia, desempenho e segurança.
- Acesso Local – conjunto de soluções de acesso de última milha, tais como, fibra óptica, wireless, cabo de pares.
- Banda larga – soluções de transmissão de dados regulamentadas para comunicação multimídia e acesso a Internet.
- Celular – comunicação multimídia com mobilidade, utilizando tecnologia de comunicação celular.
- Conectividade – capacidade de interconectar plataformas, sistemas e aplicações.
- Voz Fixa– comunicação via telefonia fixa ou móvel, em âmbito local, interurbano e internacional.
- Distribuição de Conteúdo – comunicação via TV, rádio, ou rede distribuída geograficamente com servidores e datacenters;
- Internet – acesso à rede pública e global de computadores; variedade de recursos de informação e comunicação; comunicação IP.
- LAN Switching – comunicação transparente entre redes locais; Ethernet delonga distância; interligação de datacenter, servidores redundantes e balanceamento de carga; SDH, MetroEthernet e Wireless.
- Mobilidade – suportar negócios, sistemas, processos e comunicação em movimento.
- Rádio. suportar redes sem fio, comunicações móveis de todos os tipos e acessos locais.
- Rede Pessoal – acessar uma rede de computadores para interconectar dispositivos centralizados no espaço de trabalho de uma pessoa, computadores, smartphones, tablets e assistentes digitais pessoais.
- Rede Corporativa – formar redes privativas capazes de distinguir e tratar aplicações com requisitos de desempenho diferentes; simplificar a operação; reduzir custos operacionais; alto desempenho.
- Rede Local – formar rede de computadores interconectando dispositivos dentro de uma sala, edifício ou grupo de edifícios adjacentes.
- Rede Metropolitana – também chamadas de redes de acesso; ligam os usuários, localizados em seus endereços geograficamente dispersos às redes de serviço das operadoras, localizados em seus pontos de presença.
- MetroEthernet – redes metropolitanas baseadas no padrão Ethernet; podem atingir velocidades de até 10 Gbps; uma solução alternativa e mais barata às redes SDH.
- Comunicação Unificada – fornecer uma interface única para acesso a e-mail, conferências, videoconferências, chamadas telefônicas e IM corporativo, telefones IP e smartphones.
- Wi-fi – permitir que computadores, smartphones ou outros dispositivos se conectem à Internet ou se comuniquem uns com os outros sem fio, em uma determinada área.
- Wireless – comunicação sem fio; comunicação entre celular e laptops; padrão Wi-fi, redes celulares, rádios e satélites.
- Rádio – permitir comunicação wirelesse ponto a ponto ou multiponto.
- Satélite – sistema de comunicação wireless utilizada para distribuir informação para regiões geográficas muito extensas, como por exemplo sistemas de TV; atingir localidades remotas, como campos de mineração, madeireiras, propriedades rurais, entre outras.
- SDH – sistema de transmissão utilizado para transportar e gerenciar sistemas de transmissão de operadoras de telecomunicações.
- Telefonia IP – prover serviços de telefonia convencional e comunicação multimídia.
- VoIP – comunicação de voz sobre uma rede IP;
- Tecnologia da Informação – a tecnologia da informação é o uso de computadores para armazenar, recuperar, transmitir e manipular dados ou informações.
- Armazenamento de Dados – adquirir dispositivos de armazenamento; alugar espaço de armazenamento; contratar serviços de backup, arquivamento periódicos; obter provimento elástico.
- Call Center – acessar uma estrutura centralizada e especializada para relacionamentos com clientes via a rede e serviços de telefonia; “in company” ou terceirizado, que contam com grandenúmero de linhas telefônicas, atendentes e computadores para acesso às informações contidas nos bancos de dados da empresa.
- Contact Center IP – aproveitar os benefícios das comunicações IP e rotear chamadas demultimídia para qualquer agente que tenha acesso a uma conexão IP (banda larga); reduzir ou eliminar infraestrutura centralizada e altos custos. Espalhar agentes em várias localidades; iniciar à partir de 1 agente; crescer “elasticamente”.
- Cloud IaaS – acessar máquinas virtuais na nuvem. Os administradores de rede são os usuários e têm o “controle virtual dos recursos” da máquina virtual, mas não da máquina física.
- Cloud PaaS – acessar ambiente, funcionalidades e software para desenvolver aplicativos. Os desenvolvedores são os usuários.
- Cloud SaaS – acessar aplicativos hospedados na nuvem, vis browser; o provedor controla a rede, sistemas operacionais, servidores;
- Colocation – alugar instalações físicas e serviços de infraestrutura de TI. Evitar construção, ampliação e manutenção de datacenters; compartilhar conexões, sistemas de climatização, segurança física e arquitetura redundante; manter a propriedade e o controle dos ativos; expandir rapidamente, independente, do tempo do projeto e construção de um novo data center, preservando o capital.
- Datacenter – serviços para reunir aplicações, servidores, recursos de rede, armazenamento, segurança, transporte de dados, recuperação de desastres, de forma centralizada.
- Hosting – contratar infraestrutura e serviços de provedores de serviços de TI, para executar e manter o sistema de computador da empresa, numa estrutura terceirizada; compartilhar servidores.
- Hosting Web. usar um serviço de computação em nuvem ou um provedor de serviços de Internet (ISP) para hospedar sites; servidor web dedicado ou vários servidores;
- PABX IP – incorporar todas as funcionalidades do PABX tradicional; agregar novas aplicações do mundo IP; comunicação unificada, mensagens instantâneas, e-mail, voz, imagem, videoconferência, contact center IP; implantação e custos elásticos.
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