O título dos conteúdos que você produz tem como objetivo principal despertar a atenção do leitor e convencê-lo a parar o que está fazendo para dedicar seu precioso tempo para ler o que você tem a dizer.
10 Motivos para a Formulação de Títulos em Marketing
Títulos são peças chave da comunicação
- Chamar a atenção e estabelecer uma conexão emocional para a sua marca e ofertas.
- Se diferenciar no mercado.
- Dizer tudo em poucas palavras.
- Ser o ponto de partida de um relacionamento.
- Aumentar o tráfego em até 500% (resultados de pesquisa).
- Aumentar a taxa de aberturas nos e-mails de marketing.
- Aumentar o engajamento nas redes sociais.
- Potencializar a efetividade dos anúncios em qualquer tipo de mídia.
- Adquirir novos compradores potenciais para o seu negócio.
- Melhorar o ranqueamento dos seus artigos nas páginas de resultados de mecanismos de buscas.
80% dos leitores nunca passam do título!
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Estratégias para Formular Títulos
Formular títulos e um misto de ciência e arte … veja a seguir exemplos estratégias úteis para elaborar títulos …
- Conhecer o público alvo do seu conteúdo.
- Formular títulos específicos e únicos.
- Destacar palavras chaves no início do título.
- Otimizar o título para os mecanismos de busca.
- Incluir números no título.
- Usar gatilhos mentais.
- Usar títulos com superlativos negativos.
- Combinar as estratégias anteriores.
- Avaliar o desempenho do título.
Estratégia 1. Conhecer o seu Público Alvo
O primeiro passo para escrever títulos e conteúdos de sucesso é selecionar o público alvo. O segundo é decidir qual ação que você deseja provocar com o seu título.
- Quem são os leitores alvo? Quais as suas necessidades, valores, situação? Quais as suas fontes? Quais os canais de informação? Quais as palavras chave? quais as suas funções na empresa?
- Qual o estágio de relacionamento? Títulos e conteúdos, despertarão maior interesse o quão mais alinhados estejam com o estágio de tomada de decisão de compra do público alvo;
- Qual a chamada de ação? Eu quero conscientizar o público alvo sobre a marca? Pedir autorização para gerar informações de um produto? Propor um contato? Fazer o potencial comprador usar uma oferta de entrada gratuita? Propor uma oferta com alto desconto? Propor uma solução complexa de maior risco?
PÚBLICO ALVO > ESTÁGIO de RELACIONAMENTO > TÍTULO > CONTEÚDO > CHAMADA PARA AÇÃO
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Estratégia 2. Formular Títulos Específicos e Únicos
SEJA específico para ser único e se destacar na multidão. NÃO seja vago ou ambíguo.
- Para você testar se está sendo específico, responda essas duas perguntas: Qual o ponto central do meu conteúdo? Qual a chamada de ação para o leitor?
- Quando você é específico você faz o seu leitor sentir que o seu conteúdo foi escrito para ele ou para a situação em que ele se encontra.
- Defina um objetivo claro na sua em mente e planeje sua mensagem na perspectiva do seu público alvo.
- Fuja da superficialidade! Escolha um conteúdo que você domine para conseguir títulos que despertem a atenção, interesse, desejo e ação.
- Ajuste o foco do título com palavras chave de acordo com o público alvo e situação.
- Deixar claro os benefícios e as atitudes que espera dos leitores (use termos como descobrir, aprender, compreender, etc. para fazer seu leitor sentir que está fazendo uma escolha poderosa ao clicar em seu conteúdo).
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Estratégia 3. Destacar Palavras Chaves no Início do Título
Títulos e palavras chave são componentes de alta relevância para os mecanismos de busca na Internet.
- Identifique as palavras chave do seu conteúdo perguntando para você mesmo: quais as palavras chave que dominam o meu conteúdo?
- Destaque as palavras chave no início do título para que os usuários leiam e saibam que o seu conteúdo tem o que procuram.
- Garanta que as palavras chave estejam relacionadas com seu público alvo.
- Cuide para que as palavras chave criem “pontes”, conectem público alvo, títulos, introduções, subtítulos, parágrafos e conclusões.
- Crie o hábito de pesquisar ideias de palavras chave nos aplicativos disponíveis na Internet.
Saiba mais. Palavras chave, Blogs de Sucesso.
Estratégia 4. Otimizar os Títulos para os Mecanismos de Busca
SEO – Searching Engine Optimization (Otimização de Mecanismos de Busca) é uma das mais importantes ferramentas de marketing online, que usa uma combinação de fatores para gerar os resultados nas páginas de resultados de pesquisa na Internet, tais como: palavras chave, tráfego total da página, tempo de permanência do usuário, desempenho da página, dentre outros … todos esses componentes estão interconectados.
Considere 3 boas práticas para aumentar o desempenho dos seus títulos nos resultados de pesquisas dos motores de busca:
- Destaque palavras chave no início do título.
- Revele a essência do conteúdo.
- Garanta que o seu título não ultrapasse 60 caracteres para que não seja truncado na página dos resultados de pesquisa.
Saiba mais. SEO
Estratégia 5. Incluir Números no Título
Os números são ultra-específicos, evitam ambiguidades e são concisos … os leitores gostam de saber exatamente o que esperar do conteúdo quando clicam em um título.
- Pesquisas apontam títulos com números e estatísticas como os mais efetivos para chamar a atenção.
- Muitos títulos com números estão associados a artigos em forma de lista, mas isto não significa que o post precisa ter a forma de lista.
- Prefira representar os números por dígitos, pois será mais fácil de ler. Por exemplo, use “4” ao invés de “quatro”.
Estratégia 6. Usar Gatilhos Mentais
- ESCASSEZ– evitar a falta ou privação de um benefício.
- URGÊNCIA – não deixar para amanhã o que você pode fazer e lucrar agora.
- RECIPROCIDADE– gerar compromisso mútuo; primeiro gerar benefício e depois obter lucro do relacionamento.
- PROVA SOCIAL – digas com quem andas que eu te direi quem és.
- PERGUNTAS, SOLICITAÇÕES e JUSTIFICATIVAS – explicar racionalmente as decisões e ações.
- ANTECIPAÇÃO – a melhor forma de prever o futuro é criá-lo.
- REFERÊNCIA – a melhor referência são os relacionamentos que desenvolvemos.
- AUTORIDADE – comunicar e explorar a fama, reconhecimento e vantagens competitivas.
- CURIOSIDADE – intensificar a atenção para coisas que tragam melhorias para a vida das pessoas.
- AFINIDADE – buscar semelhanças e respeitar as diferenças.
Saiba mais. Gatilhos mentais
Estratégia 7. Usar Títulos com Superlativos Negativos
Palavras negativas como NUNCA e PIOR chamam mais atenção do que palavras positivas, como , MAIS e MELHOR.
- Por muito tempo, os redatores de manchetes presumiram que um enquadramento positivo era melhor para cliques, compartilhamento, legibilidade e conversões, mas isso não é bem verdade, segundo várias pesquisas.
- “As fontes de informações negativas podem ser mais propensas a serem percebidas como imparciais e autênticas. Enquanto os superlativos positivos podem ter se tornado clichês devido ao uso excessivo, os superlativos negativos podem ser mais inesperados e intrigantes”.
- Superlativos negativos em títulos têm desempenho 60% mais alto do que os títulos positivos!
Estratégia 8. Avaliar o Desempenho do Título
A única maneira de saber quais títulos estão funcionando e quais não estão é rastreá-los. Isso o ajudará a refinar os títulos usados e torná-los mais eficazes.
Para rastrear seus títulos, é importante observar 3 coisas:
- Visualizações. Essa é uma boa indicação de que os títulos que você está usando estão em sintonia com o conteúdo que seu público-alvo está procurando. Também indica que as palavras e o estilo dos títulos que você está usando são eficazes e levam os usuários a agir.
- Ações. Se as pessoas estão reagindo da forma esperada ou proposta por você; ou se estão compartilhando seus conteúdos.
- Comentários. Mostra que você está no caminho certo e engajou essa pessoa na conversa.
Estratégia 9. Combinar Estratégias
- Poucos títulos usam apenas uma estratégia.
- Combine duas ou mais das estratégias para obter o máximo impacto.
- curto (porque as pessoas não leem muito online)
- rico em informações , resumindo claramente o artigo alvo
- carregado com as palavras-chave mais importantes (porque os usuários geralmente verificam apenas o início dos itens da lista)
- compreensível fora de contexto (porque os títulos geralmente aparecem sem artigos , como nos resultados de mecanismos de pesquisa )
- previsível , para que os usuários saibam se vão gostar do artigo completo antes de clicar (porque as pessoas não voltam aos sites que prometem mais do que prometem)
- Qual a importância de um titulo?
- Quais são as boas práticas para formular títulos citadas neste bloco de informação?
- Cite atividades do seu dia a dia onde a habilidade de formular títulos irão ajudar?
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