Blog é umas das ferramentas mais versáteis e poderosas do marketing digital para conquistar potenciais clientes em estágios, ao longo do tempo,
Disponibilizar gratuitamente conteúdo digital e ajudar potenciais compradores a resolver problemas.
Conscientizar o mercado sobre necessidades e problemas que a sua empresa pode resolver.
Usar vários tipos de conteúdo, ou “posts” como texto, gráfico, imagem, áudio e vídeo.
Falar para os potenciais compradores sobre você.-
Check List – Como desenvolver um Blog de Sucesso.
Veja a seguir boas práticas para desenvolver blogs:
Focar nos clientes ideais … garantir que a sua mensagem seja ouvida para pessoas pitencialmente interessadas a ouvir, compreender o assunt, e tomar uma ação de avanço numa jornada de compra de serviços, produtos ou soluções.
Propor Navegação simples … conter categorias de conteúdos, apresentar recurso de pesquisa para encontrar rapidamente uma postagem e compartilhamento de redes sociais.
Usar ferramentas de mídia social … para identificar fontes, influenciadores, palavras chave e interesses do mercado; descobrir qual conteúdo é popular, tópicos que estão ganhando mais atenção, identificar onde os tópicos estão sendo discutidos e quanta atenção esses tópicos estão recebendo; identificar influenciadores para promover seus conteúdos; palavras chave e frases.
Monitorar os Dados de Tráfego … tal como Google Analytics para monitorar dados do seu site; saber quais os conteúdos são de maior desempenho e onde investir no futuro; quais posts recebem mais atenção da sua audiência e de onde o tráfego é originado.
Estabelecer Categorias de Conteúdo … criar uma estrutura previsível de conteúdo que você publica no seu site; facilitar o acesso a informação tal como editorial, produtos, serviços, ferramentas, gestão, e assim por diante.
Posts são usados no marketing digital para fazer ofertas de entrada e aumentar conscientização do mercado alvo sobre produtos, serviços e empresas.
Um Post, é um tipo de texto ou conteúdo digital postado numa página da Internet, seja na mídia social, num blog, dentre outros.
Podem ser de vários tipos – texto, podcast, imagem, vídeo, ou uma combinação desses tipos.
Após produzir um post de blog, uma ação de marketing é gerar uma lista de e-mail para gerar tráfego para esse conteúdo.
Texto ou Post é uma manifestação linguística das ideias do autor, que serão interpretadas pelo leitor de acordo com seus conhecimentos linguísticos e culturais.
Check List – Tipos de Posts
Veja a seguir boas práticas para desenvolver blogs:
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Uma boa forma de criar ideias de posts é entender que existem muitos diferentes tipos de posts … a partir desse entendimento, fica mais fácil desenvolver a sua criatividade.
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Post Formato Lista. Um “list post” é um artigo em formato de lista. Pode listar um número de razões, dicas, métodos, tendências, links para fontes externas, livros, ferramentas, recursos, e assim por diante, que o seu público alvo valorize e facilite a sua chamada para ações; pode ser publicado semanalmente ou mensalmente; tipicamente este tipo de conteúdo tem uma rápida introdução e direcionamento para o corpo do post. Por sua natureza, são textos pesados, que podem intimidar o leitor, diante disso use imagens sempre que puder, que ajudam a quebrar o texto, tornando o seu post mais fácil para a leitura e compartilhamento.
Post Estudo de Caso. Esse tipo de post provê maiores detalhes sobre um assunto e vai além do que um simples testemunho e mostra exemplos reais; possibilita resumir como suas soluções resolvem problemas e transformam potenciais clientes em clientes; os estudo de casos são específicos e falam sobre estratégias; apresentam detalhes de alguma coisa, como projeto, evento ou processo.
Post “Como fazer”. É um tipo de post que você descreve um processo e usa imagens, vídeo ou áudio para enriquecê-lo, facilitar a leitura e tomada de ação para o leitor; tem uma rápida introdução e vai direto para a descrição do processo; para facilitar o entendimento você pode resumir o processo na introdução, em “bullets”; uma boa prática é quebrar em subtítulos para facilitar o entendimento dos leitores.
Post FAQ. Post do tipo “Perguntas Mais Frequentes” é uma forma eficiente de trazer tráfego para o seu site pelos motores de busca, já que muitas pessoas podem estar usando o mesmo tipo de perguntas, via os motores de busca.
Post Checklist. São usados para descrever os passos que uma pessoa deve usar para realizar uma tarefa específica. Você pode, de uma forma geral, quebrar o seu texto em um checklist, que frequentemente desempenham melhor; pessoas gostam desse tipo de formato por serem de fácil leitura; eles também facilitam a tomada de ação.
Post Problema–Solução. É um post de formato fácil: primeiro define o problema e depois apresenta a solução. A solução pode ter o formato de um produto ou solução da sua oferta. É um tipo de conteúdo valioso porque geralmente as pessoas procuram soluções para seus problemas; esse tipo de blog se confunde ou pode ser obtido pela combinação de posts do tipo “como fazer”, “frequente asked questions”, “checklist”.
Post de Pesquisa. Desenvolver pesquisas primárias na sua área de negócio é uma boa forma de atrair a atenção, já que demandam esforço e tempo para serem feitas; Se podemos coletar esses tipos de pesquisas num único local isso agrega valor; você não necessariamente precisa fazê-las;
Post em Série. Uma sequência de posts sobre um mesmo assunto dividido em partes, por exemplo parte 1, parte 2 e parte 3; cada parte pode ser anunciada em avanço para gerar expectativa e engajamento; cada artigo deve compor uma parte do todo de forma harmônica, dessa forma caso alguém perca um artigo, poderá achar as partes anteriores e compor o todo;
Post Definição. Em áreas onde o mercado precisa ser educado, esse tipo de post é muito bem recebido – descrever um termo confuso ou complexo e ajudar a contextualizar o seu segmento de negócios e principais aspectos relacionados;
Post de corte do YouTube. Este tipo de post usa um vídeo popular no Youtube, que pode ser seu, ou se você tiver permissão, de outra pessoa. Para criar esse tipo de post, use “screnshots” (fotografia instantânea da tela de um computador, celular ou outro dispositivo eletrônico) durante os vários estágios do vídeo e acrescente textos explicativos e insira o vídeo de forma completa no seu post;
Post Resumos com Links. Postagens de resumo são postagens que agregam conteúdo ou opiniões de especialistas em seu nicho, você captura vários pedaços de conteúdo de fontes externas que interessam a sua audiência; fornece uma descrição dos conteúdos e faz um link para ele; você pode usar uma ferramenta do tipo BuzzSumo para achar conteúdos de alto tráfego na internet para agregá-los ao seu post; de uma forma geral este tipo de post funciona bem como uma série semanal ou mensal; É uma boa prática avisar os blogueiros ou especialistas;
Post de Citação. Coloque citações de múltiplos influenciadores sobre um tópico específico; se possível notificar aos autores das citações incluídas.
Botões de Compartilhamento social e seus benefícios
- Os botões de compartilhamento social permitem compartilhamento social do seu post e aumentam a exposição da sua marca.
- O sucesso de um blog depende em grande parte de quantas pessoas realmente o lêem.
- Uma forma de aumentar o número de leitores do seu blog é via botões de compartilhamento social.
- À medida que mais e mais pessoas compartilharem seu conteúdo nas mídias sociais, você aumentará as chances de ganhar links naturais.
Palavras chave – blog, post, texto, oferta de entrada, avatares, navegação, planejamento, pesquisa, palavra chave, midia social, categorias de posts, tipos de posts, modelo, método, título, introdução, corpo, subtítulos, parágrafos, palavras de transição, itemização, epílogo, conslução, chamada para ação.
Conclusão sobre Blogs e Posts
Blog é umas das ferramentas mais versáteis e poderosas do marketing digital.
Ajuda a desenvolver a confiança, aumentar a percepção de valor das suas ofertas e empresa e construir relacionamentos.
São pontos de atenção … foco nos clientes ideais, navegação simples, ferramentas de gestão de mídias sociais, monitoramento de tráfego, categorias, parcerias.
Posts podem ser de vários tipos – texto, podcast, imagem, vídeo, ou uma combinação desses tipos.
Após produzir um post, uma ação de marketing é encaminhar e-mails ou uso de redes sociais para potenciais clientes e gerar tráfego para esse conteúdo.
Você pode melhorar a qualidade e a leitura dos seus posts de várias formas, trabalhando título, introdução, mídia de alta qualidade, palavras chave.
Podem ser usados uma variedade de tipos, como formato de lista, estudo de caso, como fazer, FAQ, checklist, problema-solução, pesquisa, definição, resumo e citações.
Usar botões de compartilhamento social aumenta a exposição da sua marca, a quantidade de leitores e à medida que mais pessoas compartilharem seu conteúdo nas mídias sociais, você aumentará as chances de ganhar links naturais.
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Teste seu Conhecimento
- Qual a utilidade do blog?
- Quais são as boas práticas para desenvolver blogs de sucesso?
- Qual a relação entre texto e post?
- O que é um post de blog e qual a sua utilidade?
- Quais são as boas práticas para escrever posts?
- Quais são os tipos de post que você pode usar?
- O que é um posto formato lista?
- Qual o objetivo dos posts de estudo de casos?
- Qual a vantagem do uso de posts do tipo FAQ?
- Quaisos diferenciais dos posts tipo check list?
- O que são botões de compartilhamento e qual o benefício?