Criação de uma Página de Vendas
Uma página de vendas tem como objetivo persuadir um visitante do site realizar uma ação muito específica: fazer uma compra; podem ser de vários formatos, mas a maioria das campanhas de marketing digital requer um de dois tipos de página de vendas:
Carta de Venda. Você pode vender serviços, produtos de informação e até mesmo produtos físicos usando uma carta de venda. Cartas de venda são tipicamente longas já que uma pessoa para fazer uma compra deve receber o máximo de informações possíveis para ajudar a sua decisão de compra; deve demonstrar porque o produto agrega valor, bem como prevenir qualquer tipo de objeção que uma pessoa possa ter. Ver um exemplo de carta de vendas de um produto.
Página de detalhes de Produtos. É um tipo de landing page para especificamente vender produtos ou serviços; inclui todas as informações necessárias para fazer a compra de um produto.
Página de Detalhes de Produtos
As páginas de detalhes de produto são as páginas mais importantes em sites de e-commerce. Quando os potenciais compradores visitam a sua página de produtos e olham para as imagens, leem as descrições, as opiniões dos compradores; explicitam que mostram interesse e pensam na compra de seus produtos.
A página de Produto é o ponto que determina quão boa a sua loja de comércio eletrônico é; necessita fazer com que as pessoas comprem; logo exigem uma grande atenção;
Veja os componentes e informações que uma página de vendas deve ter para ajudar um potencial comprador tomar uma decisão e ser uma página de sucesso:
- Nome do Produto. Deve ser descritivo e específico sobre o que está sendo oferecido;
- Chamada para Ação. Inserir o botão “Incluir no carrinho de compra” de forma bem visível, fácil de achar, tanto em desktops quanto em dispositivos móveis; Podem ser usados ícones (carrinho de compra) e botões de forma combinada em vários pontos, dependendo do tamanho da sua página de produto, para facilitar o seu click onde quer que o visitante esteja na página;
- Preço do Produto. Numa localização intuitiva;
- Imagem ou vídeo do produto. Foto de alta qualidade que explicite todas as coisas a serem entregues; as pessoas não podem sentir fisicamente o produto, como numa loja física; As pessoas não compram produtos na internet, elas compram fotos dos produtos; percepções do que o produto parece ser; quanto mais complexo o produto, maior será a necessidade de fotos;
- Descrição do Produto. Visão geral, detalhes e dimensões do produto; É necessário cuidados especiais com as descrições de produto; devem ser bem feitas, visíveis, fáceis de serem lidas; geralmente têm mais do que 250 palavras ou mais; inclua palavras chave para melhorar as pesquisas de marketing de produtos; quanto mais complexo e caro for o produto, mais detalhes serão necessários – use títulos, lista de itens e passos.
- Opções de Quantidade. Capacidade de selecionar mais do que um produto.
- Avaliações do Produto. Devem estar localizados em lugar visível, com avaliações de compradores do produto; pode incluir FAQ (Frequent Asked Questions); funcionam como uma excelente forma de prova social e recomendações pessoais; devem se incentivados, via cupons, por exemplo.
- Lista de Desejos. Capacidade de adicionar um produto a uma lista de compras.
- Botão de Compartilhamento de Mídia Social. Capacidade para compartilhar a página do produto em sites de mídia social, como o Facebook e Pintrest.
- Informações sobre entrega. Posicionar em local fácil de visualizar com políticas fáceis de entender.
- Vídeos do Produto. É um excelente mecanismo para demonstrar o produto em ação; é uma ferramenta excelente para o seu discurso de vendas; é uma excelente forma de prevenir objeções possíveis; deve estar posicionado em lugar visível;
- Upselles/Cross-sells. São sugestões de produtos adicionais que o seu potencial comprador poderia estar interessados e incluir na sua lista de compra, de acordo com o produto que está sendo consultado no momento; é uma excelente estratégia para apresentar alternativas de produtos que possam ser mais adequados para o potencial comprador, aumentar a quantidade de produtos comprados, o tamanho do ticket de venda;
Cartas de Venda
Escrever cartas de venda começa com o entendimento dos componentes fundamentais de uma carta de venda, que se aplicam à todos os tipos de comunicações que você irá fazer, incluindo e-mails, posts de blog, e assim por diante. Na sequência é apresentado uma referência, ou um check list, com elementos que compõem uma carta de vendas, que podem se utilizados em parte ou no todo:
- Título
- Subtítulos
- Abertura
- Usabilidade
- Previsão dos benefícios
- Estabelecimento de credibilidade
- Lista de benefícios
- Prova
- Oferta
- Negócio
- Comunicação da urgência
- Risco reverso
- Proposta de ação
Passo 1. Como fazer títulos ou manchetes das cartas de venda?
É a primeira coisa a ser lista e a parte mais crítica da página. Dos vários tipos de títulos os do tipo “Como fazer” são efetivos e simples e se aplicam a quase todas as ofertas que você irá fazer; Use uma linguagem simples, clara e direta que comuniquem os benefícios da leitura da sua carta de vendas.
Veja a seguir fórmulas para desenvolver títulos e preecha os campos em branco com suas informações pertinentes.
- Como obter [resultados desejados] em [período de tempo]
- Como tornar [ ________ ] em [resultados desejados]
- Como [resultados desejados] quando você não está [ _________ ]
- Como rapidamente obter [resultado desejado]
- Como [ resultado desejado ] mesmo se [algum desafio]
Passo 2. Como escrever os subtítulos?
Os subtítulos estão conectados ao título e o suportam; são opcionais, mas frequentemente necessários para desdobrar o título. Exemplos:
- Descubra quão rápido você pode [resultado desejado]
- Aprenda quão fácil você pode [resultado desejado]
- Você também pode [resultado desejado] no período [tempo desejado]
- O que todos deveriam saber sobre [ _________ ]
- Como [pessoa conhecida] obteve [resultado desejado] em [período de tempo]
Passo 3. Como escrever a “Abertura”?
Uma abertura clássica para uma carta de venda foca no “problema/solução” mais provável na perspectiva do potencial comprador – identifica o problema suposto que o potencial comprador tenha e apresentar uma imagem de solução para este problema; buscar chamar a atenção, interesse, com alinhamento e empatia (entendimento do que o potencial comprador está sentindo); o foco não está em características de produto.
Passo 4. Como mostrar o quão fácil é solução e a obtenção de resultados?
O ponto chave dessa parte da sua carta de venda é comunicar que a sua solução é fácil de ser aplicada e de gerar resultados; usar textos, imagens, ou vídeos para fazer isso.
Passo 5. Como prever o futuro e criar uma imagem de solução?
O objetivo é criar uma imagem de solução na mente do potencial comprador onde ele resolve o problema, para que ele se sinta livre dos problemas, uma forma de fazer isso no início dessa sessão é usar a seguinte frase:
- Imagine o que poderia ser se você pudesse fazer [uma ação] e obtivesse esse [resultado]
Observe que prever o futuro é criar uma imagem de solução que faz o potencial comprador vislumbrar um movimento que o leva de um estado anterior para um estado futuro; isto é, explicitar o valor do estado futuro.
Passo 6. Como estabelecer credibilidade?
Ou seja, porque escolher você? Porque você e sua empresa são qualificadas para resolver o problema? Existem várias formas de provar isso:
- Usar testemunhos – um cliente feliz com o uso dos seus produtos e soluções;
- Apresentar suas credenciais – que fornecem às pessoas uma razão para confiar nas suas soluções, tais como experiência acadêmica, profissional, resultados obtidos com as suas soluções, e assim por diante;
- Apresentar referências – pessoas e empresas que são notoriamente conhecidas e admiradas e aconselham seus produtos e serviços;
- Clientes referência – histórias de sucesso com o uso de seus produtos e serviços;
- Usar números – quantidade de clientes, tempo de mercado, premiações, e assim por diante;
Passo 7. Como usar de benefícios?
A grande maioria das pessoas leem a sua carta de venda de forma superficial; neste ponto você deve ressaltar de 3 a 5 benefícios da sua solução; não é explicar as características da sua solução e sim de ressaltar benefícios que o potencial comprador receberá se comprar a sua solução.
Passo 8. Como mostrar provas que a solução funciona?
Nesta parte da sua carta deve ser desenvolvido o elemento mais importante da carta: a prova, que não é credibilidade em você ou na sua empresa, apresentado anteriormente; até aqui na sua carta, forma estabelecidas promessas para os leitores, agora você necessita demonstrar como o produto funciona, via imagens e vídeos, e demonstrar como os benefícios listados anteriormente são obtidos. Formas de fazer isso:
- Demonstrações de como a solução funciona;
- Provas e como os clientes obtiveram os benefícios;
- Usar datas e pesquisas realizadas pela sua empresa ou fontes com reputação;
- Incluir informações de fontes confiáveis sobre suas soluções.
Quanto maior o risco das suas soluções, maior será a necessidade de provas para os potenciais compradores; uma promessa sem prova não deve ser usada;
Passo 9. Como fazer a oferta?
A oferta a ser ofertada deve incluir exatamente o que os potenciais compradores esperam em troca do custo que eles terão. O mais importante é que a oferta seja clara; dúvidas bloqueiam a compra. Perguntas que você pode fazer a si mesmo, considerando as dúvidas que o seu potencial comprador venha a ter, para tornar a sua oferta clara:
- Como o produto será entregue? Em quanto tempo?
- Quais são as características do produto?
- Quanto custa?
- Quais são as formas de pagamento?
Passo 10. Como facilitar a compra?
Pense formas criativas de promoções, bônus, planos de fidelização, oportunidades e prazos de descontos para aumentar a atratividade e urgência da compra;
Passo 11. Como comunicar urgência?
Pense em formas de motivar os leitores da sua carta de venda tomarem ações imediatas que você deseja; evite dar brecha para que eles tomem decisões num segundo momento; para isso comunique urgência. Veja alguns exemplos que podem (não necessariamente) serem aplicados:
- Recursos são limitados – vagas para um curso, últimas unidades, …
- Prazo limitado – oferta disponível até _____;
- Comunique o custo de oportunidade – “Pense o quanto isso custa para você a cada dia se você não tomar uma ação para solucionar esse problema”;
Passo 12. Como aumentar a percepção de segurança da compra?
Comunicar o risco reverso, que provê uma avaliação para as pessoas sobre a segurança da compra. Existem várias maneiras de abordar essa questão:
- Dar garantia;
- Oferecer um teste gratuito;
- Fornecer uma política de devolução;
Passo 13. Como propor uma ação?
Propor a pessoa exatamente o que você quer que ela faça e como ela deve fazer. É uma declaração simples de comando do tipo: “ Click neste botão e inclua na sua lista de compras”