O objetivo das pesquisas de marketing é fornecer informações sobre mercados, produtos e consumidores e relações entre essas categorias para uportar o plano e atividades de marketing da empresa.
Na figura é utilizado o diagrama de Ven muito utilizado na teoria de conjuntos, lógica,
Encontrar clientes para empresa …
Analisar situação competitiva …
Investigar vantagens competitivas
Identificar o melhor foco, singularidade e mensagem para as ofertas de mercado.
Identificar a matriz de valor de necessidades do mercado, ofertas e percepções de valoer
Desenvolver a matriz de valor da empresa e ofertas.
Analisar detalhadamente; examinar, investigar, esquadrinhar essas três categorias de informações.”
São aplicadas em vários planos e situações na gestão de organizações, empresas e negócios.
Veja o conjunto de perguntas fundamentais:
- Propósito … qual a intenção da pesquisa, qual o objetivo e plano por trás da pesquisa?
- Público alvo … quem irá usar os resultados da pesquisa e qual o perfil de uso?
- Informações … quais são as informações necessárias (parâmetros essenciais) que serão modeladas estatísticamente sobre mercado, produtos e consumidores?
- Qualidade … quais são os critérios principais? fatos, dados, relevância, precisão, confiabilidade, atualização?
- Processo … como as atividades de pesquisa serão implementadas? Como será a coleta, análise da qualidade dos dados, apresentação dos resultados, com conclusões e implicações?
- Tomada de Decisão … Quais são tipos de decisão … estratégicas, táticas, operacionais?
- Tipos de Pesquisa … Quais são os tipos de pesquis – quatitativa, quantitativa, primária, secundária, terciária, básica, aplicada, digital?
Pesquisa de Mercado
As pesquisas de mercado avaliam mudanças no cenário competitivo, líderes e novos entrantes, competidores diretos e indiretos, fornecedores e parcerias no mercado alvo … são insumos para especificar modelos de negócio, proposição de valor e objetivos estratégicos da empresa e negócios.
Exemplos de pesquisa
- Mercado … qualificar e quantificar ofertas e demandas; segmentos de mercado, tamanho, crescimento, demografia, geografia.
- Consumidores … investigar o comportamento dos “clientes ideais” nos segmentos de mercado.
- Ofertas … comparar o desempenho das ofertas; mix de produtos, serviços soluções oferecidos no mercado.
- Competição … identificar líderes de mercado, modelos de negócios, concorrentes diretos, substitutos, fornecedores, parceiros.
- Matriz de valor de Mercado … atributos que o mercad mais valoriza e investe.
- Relacionamento … estratégias e modelos de distribuição de informação, vendas e logístic; conteúdos digitais, ofertas, serviços e funil de marketing?
- KPIs … indicadores quantitativos: faturamento, custo, retorno do Investimento, lucratividade, turnover, participação de mercado, preços.
- Campanhas … avaliar o impacto de ações, campanhas e estratégias de negócios e de marketing nos mercados alvo.
- Fontes e Canais … identificar as melhores fontes primárias, secundárias e terciárias que o mercado e clientes alvo usam?
As pesquisas de mercado envolvem sempre 3 perspectivas mercado, produtos e consumidores e suas relações, sendo que a diferença entre pesquisas de mercado, peoduuto e consumidores está na parspectiva e ênfase.
Parametros Frequentes usados nas Pesquisas
A parametrização tem como objetivo, esmiúçar, analisar detalhadamente os pontos fundamentais de uma pesquisa.
São dinâmicos, variam entre domínios e situações.
Veja um exemplo de lista de parâmetros mais comuns:
- Qualidade … atributos, categoria, essência, excelência, natureza, propriedade, capacidade, habilidade.
- Quantidade … participação, fração, número, agrupamento, conjunto, escala, tamanho, medida, capacidade.
- Crescimento … amadurecimento, capacidade, desenvolvimento, evolução, melhoria.
- Distribuição … forma de organizar, posição, categorização, ordenação, divisão, compartilhamento.
- Demanda … quantidade de necessidades, procura, solicitações, pedidos, de produtos e consumidores, em diferentes mercados.
- Economia … processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de produtos e serviços.
- Finanças … previsões estratégias de rentabilidade, lucratividade, giro de capital, alavancagem financeira, fontes e redes de investimento.
- Estrutura … organização, configuração e armação das partes, formato de construção, infraestrutura e serviços basicos.
- Conhecimento … familiaridade, descritivo (teorias, práticas, conceitos, modelos, métodos, ferramentas, técnicas) e procedural
- Vantagem Competitiva … forças e oportunidades para gerar mudanças, ganhar competição, anular a concorrência.
- Parcerias e Concorrências … líderes, participações, fatos e dados.
- Regulamentação … medidas legais ou regulamentares que regem o setor, oportunidades e ameaças.
- Tamanho … quantidades e receitas
- Valor … ações emitidas e cotação.
- Tecnologias … processos, recursos, técnicas, metodologias.
- Tendências e Mudanças
- Estratégias de Marketing.
- …
Pesquisa de Produtos
A pesquisa de produto foca na perspectiva de produto com a visão periférica de mercado e consumidor.
- Características do Produto
- Preços de produtos, serviços e agregados.
- Promoção de produtos. propaganda, venda, campanhas e ofertas.
- Desempenho de marcas e ofertas dos produtos, serviços e soluções do mercado.
- Testar aceitação de um conceito de produto ou campanha de marketing para um produto num determinad mercado.
- Identificar os “clientes ideais para o produto.
- Desempenho da marca frente aos concorrentes.
- Descrever produtos, inovações e diferenciais.
- Estimar demanda de produto.
- Testar a aceitação de produtos.
- Quantificar a elasticidade ou sensibilidade ao preço.
- Auditar canais de distribuição.
- Mix de promoção para gerar a melhor eficácia publicitária.
- Impactos de Mix de marketing (variáveis controláveis) no comportamento do cliente.
Consumidor
- Desempenho do anúncio para chamar atenção.
- Comportamento, motivo, preferências, processo de compra do consumidor.
- Comportamento visual do consumidor para anúncios.
- Pesquisas de segmentação de consumidores e clientes ideais.
- Avaliar a satisfação do cliente (qualitativa / quantitativa).
- Previsão de venda e custos esperados.
- Pesquisa de opinião na Internet e mídias sociais.
- Eficácia de ações de marketing.
- Avaliar corretismo no processo de atendimento ou venda.
- Pesquisa para testar a viralização de mensagens em mídias sociais.
Pesquisa sobre Consumidor
As pesquisas sobre consumidores avaliam o perfil de comportamento de compra dos consumidores para mercados e produtos.
- Consumidores ideais para o seu negócio … nome, segmento, função, valores, necessidades, demografia, poder de compra.
- Perfis de consumidores … identificar “clientes ideais” do mercado alvo e dos produtos alvo específicos.
- Atributos e percepção de valor mais importantes do consumidor ideal … Gerência, Economia, Atendimento, Desempenho, Segurança e “X” (outro).
- Frequência de compra e uso … de bens e serviços … diária, semanal, mensal, anual.
- Fontes de informação … fontes primárias, secundárias e terciárias … qualitativas e quantitativas … especialistas, pessoas influentes, parceiros de negócios, fornecedores e competidores dos clientes ideais.
- Canais de informação … seleção do “mix de comunicação” com o consumidor ideal … pessoal, telefone, whatsapp, e-mail, redes sociais, boca a boca, entidades educacionais e de grupos, revistas, blogs, jornais, etc.
- Canais de compra … mix de canais pessoal (direto / indireto) ou digital (inbound / outbound) que o consumidor usa.
- Estratégia dos Concorrentes … sites de concorrentes, seus mercados, produtos e clientes … fazer análises de SWOT.
- Jornada de compra … configuração de estágios da compra e estratégias de venda.
- Tamanho médio ou valor de compra … avaliação de quanto os consumidores estão dispostos a pagar.
- Faixa de custos e preços de aquisição e uso de produtos, serviços e soluções (poder de compra).
- Medir resultados de campanhas de marketing tradicional via redes sociais num grupo de consumidores.
- Testar lançamento de produtos
- Medir o impacto de uma ação de marketing
- Avaliar o site do consumidor para entender o seu modelo de negócio.
- post
- digital.
- Nível de satisfação
Observe que o check list pesquisa consumidor pode ser usado para avaliar o seu nível de conhecimento sobre o comportamento dos seus clientes ideais e potenciais compradores:
Pesquisas sobre Produto
As pesquisas sobre produtos levantam as informações sobre Produtos (P), Produto x Mercado (PM) x Produto x Consumidor (PC) e Produto x Mercado X Consumidor
As pesquisas de produto identificam para empresa / mercado / consumidor
- Mercados / clientes ideais do produto?
- Participação do produto na empresa / mercado / cliente?
- Demanda do produto na empresa / mercado / cliente?
- Ciclo e frequência de compra do produto mercado e cliente?
- Produtos concorrentes no mercado / cliente?
- Produtos substitutos no mercado?
- Matriz de valor dos produtos no mercado?
- Como é o cenário competitivo SWOT do produto?
- Qual o diferencial do Mix 7P (Produto, Preço, Promoção, Praça, Pessoas, Processos e Evidências Físicas)?
- Qual o ciclo de vida do produto?
- Quais são os produtos para venda up / cross sell?
- Quais os canais de venda do produto?
- Investigar estratégias utilizadas para lançar novos produtos no mercado.
As empresas que realizam pesquisas regulares de produtos estão à frente dos concorrentes. Também ajuda no desenvolvimento de produtos inovadores e de alto valor, porque você sempre saberá o que está na moda e se as tendências vão crescer de forma sustentável.
TIPOS de PESQUISA = MERCADO + CONSUMIDOR + PRODUTO