- Quais são os principais objetivos da “sua” empresa?
- Quem é que formula objetivos?
- Porque a sua empresa formula objetivos?
- Quando os objetivos da empresa devem ser formulados?
- Onde devem ser formulados?
- Quanto custa formular objetivo na empresa?
- Como formular objetivos na empresa?
Circunstância
É a descrição do FATO
O QUE é o fato … natureza, categoria, filiação, identidade.
QUEM se envolve com o fato.
PORQUE o fato acontece, causa, motivo.
QUANDO , data e hora, frequência; duração, o fato ocorre.
(ver 5W2H).
Contexto é a descrição dos conceitos que cercam um conceito (palavra, frase, situação, objeto, objetivo, fenômeno), para ajudar a significar, comunicar, interpretar e compreendê-lo.
Objetivo é algo ou fim que desejamos atingir; motivo das nossas ações; desdobrar a proposta de valor da empresa ou tarefa (QUALIFICAÇÃO).
Situação é onde nos encontramos em relação ao objetivo (CONTEXTUALIZAÇÃO)
Desafio é a diferença entre o objetivo e a situação atual (NECESSIDADES, PROBLEMAS, HABILIDADES)
Metas quantificam os objetivos e desafios.
Formular objetivos é uma atividade chave da gestão da empresa.
Como mostra no modelo de processo de gestão, Influi em todos os outros estágios da gestão.
Uma empresa é caracterizada por vários objetivos “interconectados em rede”, como um sistema de tradeoffs, onde um objetivo interfere e é interferido por outrsos objetivos.
Objetivos estão conectados a necessidades, situações, metas estratégias, planos , execuções, controles e ajustes, que mudam continuamente.
Todos os objetivos empresariais necessitam de gestão, que significa, planejar, desempenhar, controlar e ajustar, cont=nuamente.
O planejamento, como estágio primeiro da gestão, sempre visa projetar o futuro para alcançarobjetivos.
Objetivo “sempre” está inseridos numa hierarquia de objetivos e soó tem significado, quando conectado a outros objetivos.
Quanto mais relacionamentos um objetivo tem com outro objetivos, mais significante ele é.
Por exemplo, o objetivo de receita está associado, ao objetivo de custo, que está associado ao do retorno do investimento.
O objetivo financeiro depende do objetivo de marketing, objetivo de produção, etc.
Uma empresa, é uma “rede de objetivos” e todos os seus recursos devem estar conectados a objetivos.
Formam um sistema de tradeoff, que demanda análise multi causal, onde varias variáveis aleatórias atuam uma nas outras e no todo, de forma aleatória, mas controláveis e previsíveis..
gestão de processos e informação, que permitam fazer previsões cada vez mais precisas, via teorias, métodos, ferramentas e prática, via ciclos de produção.
- Um objetivo empresarial deve: (1) estar consistentes com o propósito e hierarquia de outros objetivos empresariais.
- Está “sempre” conectados com tempo, necessidades, problemas, recursos, custos e pessoas.
- Objetivos são quantificados por metas, que devem ser eSpecíficas, Mensuráveis, Acessíveis, Relevantes e Temporais (Objetivos e Metas SMART).
- O objetivo, deve desencadear uma série de pensamentos, emoções, sentimentos, comportamentos, ações para alcança-lo.
- Funcionam como gatilhos mentais e motivacionais .. que podem ser: (1) gerados pelos gerentes e / ou (2) pela a própria “pessoa episteme”, aquela mais intectualizada e conscientes dos seus objetivos pessoais e empresariais.
- ,Diante de um objetivo, nós seres humanos, automaticamente somos levados a avaliar a situação atual e o desafio para alcançar ao objetivo desejado, tal como no “silogismo” (*) abaixo:
- PLANEJAMENTO > PROPÓSITO > OBJETIVO > SITUAÇÃO > METAS > ESTRATÉGIA > EXECUÇÃO > AVALIAÇÃO > PLANEJAMENTO.
- Seguir ou não a jrnada e atingir o objetivo é outra história e depende doplanejamento e execução da jornada, em todas as suas etapas.
- Formular objetivo é necessário, é a ponta do iceberg, mas não suficiente, depende de um processo de gestão para que esse objetiv formulado se torne real durante o processo de gestão.
(*)
Silogismo
Raciocínio baseado na ideia da dedução, composto por duas premissas que geram uma conclusão, que podem ser desdobradas como premisas e gerar outras conclusões e assim por diante.
Saiba mais.
Perguntas para Formular Objetivos
Perguntas frequentes no processo de formulação e validação de objetivos empresariais são …
- O objetivo empresarial está claro para todos?
- O objetivo está articulado com os outros objetivos empresariais?
- O objetivo é relevante, agrega valor?
- A situação corrente viabiliza o alcance do objetivo?
- Quais são os recursos e habilidades envolvidos para alcançar o objetivo formulado?
- Quais são os principais desafios?
- Os desafios são motivantes?
- Quais são os indicadores que devo usar para medir desempenho e resultados?
- Em quanto tempo alcanço o objetivo?
- Quais as estratégias para garantir os objetivos e metas?
- Como devo monitorar e comunicar?
- O que devo fazer nas situações de desvios?
- Como avalio os resultados?
Saiba mais. Como fazer perguntas, Perguntas socráticas, Perguntas SPIS, Perguntas SMART.
Importância da Formulação de Objetivos
A habilidade de formular objetivos permite …
- Ser eficaz … definir o que deve ser feito, de forma específica e clara.
- Criar desafios … instigar, provocar, olhar para o presente, antever e direcionar o futuro.
- Identificar necessidades … identificar necessidades e problemas para cumprir os objetivos.
- Atrair pessoas … que têm objetivo ou propósito semelhante.
- Motivar a ação … i
- Servir de referência … para se auto guiar, guiar grupos, empresas e multidões.
- Avaliar o sucesso … de si, das pessoas e empresas.
Exemplos do Uso de Propósito, Objetivo e Meta
A melhor forma de formular propósito, objetivo e metas é analisar a “tripla” em conjunto, já que cada um deles não deve existir sem o outro.
Formulação do Objetivo | Componentes |
---|---|
“Quero emagrecer 8kg em 2021 para melhorar a minha saúde.” | O objetivo é “emagrecer”, a meta é “8 kg” e o propósito é “melhorar a saúde”. |
“Fecharemos esse negócio de R$ 500 mil até o final do ano, para atingir a meta”. | O objetivo é fechar esse negócio meta é “500 mil” e o propósito é “atingir meta”. |
“Fecharei esse negócio de R$ 10 milhões até o final do ano, para viajar pelo mundo …”. | O objetivo é fechar esse negócio meta é “ R$ 10 milhões” e o propósito é “viajar” |
Saiba mais. Objetivos SMART
Saiba mais
O que é Desafio?
Desafio é a diferença entre o custo e habilidades de estar na situação atual versus o custo e habilidades para alcançar a situação futura.
Desafios são importantes para …
- Desenvolver ou refinar habilidades técnicas e emocionais para resolver problemas mais complexos.
- Competir entre pessoas, equipes, empresas para atingir objetivos de forma mais efetiva, com maior qualidade, rapidez, segurança, transparência.
- Ultrapassar obstáculos que se interponham aos objetivos, aumentar a criatividade e quebrar paradigmas.
- Criar motivações para uma pessoa ou empresa sair da situação atual e atingir um objetivo.
DESAFIO = OBJETIVO – SITUAÇÃO CORRENTE
Importância dos Desafios
- Desafios e problemas proporcionam experiências e fazem você aprender.
- O maior problema está em esperar uma vida sem problemas.
- A capacidade de solucionar problemas, depende de lidar com os desafios.
- As lições mais importantes estão quando você enfrenta e lida com um desafio.
- Quando nos desfiamos estamos testando os nossos limites..
- O sucesso para superar um desafio aumenta a sua confiança e habilidade para superar futuros desafios.
- Quando aceitamos desafios e os enfrentamos, sofremos menos, já que não são os problemas que criam sofrimento, mas a sua resistência aos desafios;.
- ‘O que você resiste, persiste (Carl Jung)’.
- Quanto mais pudermos testar nossos limites e capacidades, mais aprenderemos sobre nós mesmos.
- Novos desafios são oportunidades para nós e ao evitá-los, não temos a oportunidade de aprender sobre nós mesmos.
- Sem desafios, nos sentimos presos, como se estivéssemos levando uma vida que não é verdadeira, somos atormentados pelo desconforto, ansiedade e a sensação de que as coisas não estão bem.
A questão não é como levar uma vida em que nunca sentimos medo do fracasso, mas como podemos seguir em frente, apesar do medo.
Saiba mais. Perguntas para avaliar situações, análise SWOT,
O que é Meta?
Meta é um objetivo desdobrado e quantificado.
- Meta é fruto do processo de análise, “dividir para conquistar.
- O estabelecimento de metas empresariais vem imediatamente após à análise de SWOT – pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades.
- Uma vez definidas as metas são definidas, para cada meta devem ser definidas as estratégias, pelo menos uma.
- A soma das metas deve alcançar a meta total que é o objetivo.
PLANEJAMENTO = OBJETIVOS > SWOT > METAS > ESTRATÉGIAS > PLANOS > IMPLANTAÇÃO > CONTROLE e AJUSTES
Importância das Metas
Meta é o resultado que você pretende alcançar, enquanto objetivo são as ações que ajudam a atingir uma meta.
- Os objetivos são intenções amplas e difíceis de serem medidos em unidades quantificáveis …. são qualificadores.
- As metas são mais específicas que os objetivos e devem ter um indicador de desempenho específico associado, e são descritas em termos de tarefas específicas e de curto prazo.
- Os objetivos são qualitativos, definidos num prazo maior (longo prazo) do que as metas, direcionam a ação, conectam-na com o propósito.
- A linguagem dos objetivos é focada no pensamento estratégico, conceitual, ao passo que as metas exploram a criatividade.
As estratégias devem ser formuladas baseadas em metas, não em objetivos, em outras palavras … “o desdobramento de objetivos em metas é o primeiro passo para elaborar estratégias”
Objetivos x Metas
Objetivos
Escopo amplo
Definir direção ou visão
Difícil de medir
Ideias abstratas
Longo prazo
Resultado Final
Metas
Escopo estrito
Definir etapas específicas
Fácil de medir
Atividades concretas
Curto e médio prazos
Meios para o resultado final
Teste seu conhecimento sobre Objetivos e Metas
- Faça um resumo deste bloco de aprendizado utilizando as palavras chaves sobre objetivos, metas, desafio e método SMART.
- O que é um objetivo? Qual o benefício de formular objetivos?
- Quais as principais características dos objetivos de negócios?
- Os objetivos de negócios precisam ser planejados? Explique.
- O que é um desafio? Qual o benefício avaliar o desafio para atingir um objetivo?
- Qual a relação entre objetivo, situação atual e desafio?
- O que é uma meta? Qual o benefício da formulação de metas?
- Qual a relação entre meta e objetivo?
- Qual a relação entre meta e estratégia?
- Quais são as características de uma boa meta?
- Porque as metas são importantes na execução do plano?
- Qual a importãncia da habilidade de formular objetivo e metas?
- Qual a utilidade da ferramenta SMART?
- Cite algumas razões das pessoas não atingirem os seus objetivos?
- Qual o benefício de definir metas específicas?
- Qual o benefício de definir metas mensuráveis?
- Quais são os cuidados que você deve tomar para tornar as suas metas acessíveis?
- O que significa uma meta relevante?
- Qual o aspecto analisado na ferramenta SMART para evitar que atividades diárias prejudiquem as suas metas de longo prazo?
- Dê um exemplo de objetivo de negócios SMART.
- Dê um exemplo de um objetivo de marketing SMART.
- Dê um exemplo de objetivo de vendas SMART.
- Dê um exemplo de objetivo de contato ou visita de venda SMART.