O planejamento gera confiança … porque gera estimativas, informações, transparência, entregas precisas, que aumenta a confiança no relacionamento.
O que é Confiança?
Estado de lucidez ou certeza de que uma hipótese ou previsão está correta.
O que é Autoconfiança?
É ter confiança em si mesmo e acreditar, se envolver, ter crenças positivas quanto a capacidade de atingir um objetivo.
Como aumentar a Autoconfiança?
- Planejar e projetar o futuro.
- Dividir para conquistar … dividir o todo em partes.
- Formular objetivos
- Avaliar a situação corrente, desafios, competição, capacidades.
- a siruGerar planos interativos baseados em resultados, fatos e dados.
- Completar as tarefas satisfatoriamente, dentro de faixas de torlrância pré definidas.
- Gerar satisfação.
- Perceber valor = ponderaçãode nbenefícios / custos e riscos.
O que é confiança imerecida?
É ter arrogância.
O que é excesso de confiança?
É presunção.
Qual a diferença entre autoconfiança e autoestima?
Autoestima é ter uma boa avaliação do próprio valor.
Qual a diferença entre autoconfiança e auto eficácia?
Auto eficácia é uma “autoconfiança específica” em ter sucesso em relação a realização de uma tarefa.
Benefícios da Autoconfiança
Vejam alguns resultados de pesquisas sobre benefício da autoconfiança .
- Quanto mais autoconfiante um indivíduo é, menor a probabilidade de se conformar ou ser influenciado aos julgamentos dos outros.
- Pessoas com autoconfiança impressionam os outros, como mais conhecedoras e propensas a fazer julgamentos corretos
- Quando as pessoas estão incertas sobre algo, elas são mais propensas a seguir o conselho daqueles que parecem autoconfiantes.
- As pessoas preferem líderes com maior autoconfiança do que aqueles com menos autoconfiança.
- Profissionais autocontes estabelecem metas mais altas para si mesmos, o que os torna mais propensos a permanecer empregados, gerar receitas mais altas e satisfazer clientes.
- Líderes autoconfiantes tendem a influenciar os outros por meio da persuasão, em vez de recorrer a meios coercitivos.
- A autoconfiança tem um efeito sobre o interesse, entusiasmo e autorregulação.
- Evidências dizem que a autoconfiança é a base do esforço para atingir metas e melhorar o desempenho.
- A baixa confiança torna menos provável que uma pessoa inicie uma ação, porque duvida que possa lidar com o que precisa ser feito.
- Mesmo com habilidade e motivação, sem confiança, as metas dificilmente serão alcançadas.
- Quanto maior a confiança, maiores os objetivos.
- Pessoas com autoconfiança são mais persistentes para atingir seus objetivos.
- Indivíduos mais autoconfiantes mudam seus objetivos para atendê-los, já os menos autoconfiantes ficam desencorajados e abandonam seu objetivo.
Os sintomas de ansiedade estão relacionados à autoconfiança do indivíduo para gerenciá-los.
Por que o Planejamento gera Confiança?
São muitas as razões ou benefícios, para usar o planejamento como método de gerenciar e aumentar a confiança de pessoas e ampresas …
- É um processo de “tomadas de decisão” sucessivas, ao longo do tempo, que permite ganhar informação e reduzir a inceteza ao longo do tempo na tomada de decisão.
- Avalia objetivos, situação, meta, estratégia, plano, execução, controle e ajustes … gera informação, reduz incerteza e gera confiança para a tomada de decisão.
Quando planejamos, projetamos o futuro, conseguimos imaginar, visualizar, preparar o ambiente, prever sentimentos e emoções.
Essa “visão antecipada”, sistemática, permite atender prazos e acordos de níveis de serviços, não dando margem para imprevistos.
Esse costume de planejar, desempenhar, controlar e ajustar, entregar serviços tal como prometido, em ciclos, desenvolve a confiança, para quem provê e par quem usa os serviços.
Essa atração mútua
- Estimativas confiáveis … o planejamento gera entregas confiáveis e relacionamentos confiáveis.
- Permite gerenciar o tempo e projetar e trabalhar num ritmo sustentável e eficiente, que pemita rendimentos máximox.
- Gera economia de tempo pelo fato do não tratamento de situações não previstas.
- Alternativas de soluções … muitas decisões dos clientes interferem diretamente nos resultados da empresa, são difíceis de serem tomadas, principalmente, na contratação ou no início de projetos, a menos que apresentemos um plano bem estruturado e convincente.
- Histórico de relacionamento – nossas opiniões, só serão levadas em conta se provadas confiáveis ao longo do histórico do relacionamento.
Atitudes de Confiança desenvolvidas pelo Planejamento
- Força interior – firmeza, segurança, determinação, certeza, assertividade, convicção, esforço,
- Esperança – otimismo, persuasão, naturalidade, simplicidade, descontração, fluência.
- Familiaridade – proximidade, contato, prática, experiência, intimidade.
- Crédito – boa fama, boa reputação, confiabilidade, credibilidade.