Qual o método que devo utilizar conhecer e a oferta com alta percepção de valor?
Conhecer a oferta é um componente da inteligência competitiva que tem como objetivo reunir conceitos, ferramentas e boas práticas para aumentar a eficiência do profissional de marketing nas atividades de: aprendizado de ofertas, criação e desenvolvimento de ofertas, promoção e venda de ofertas.
Atividades e Habilidades fundamentais para
- Avaliar o MIX DE MARKETING 7P das OFERTAS – público alvo, escopo, mistura,pontos fortes e fracos, estratégias, diferenciais, vantagem competitiva da empresa;
- Descrever a Oferta via as NECESSIDADES e PROBLEMAS que ela resolve para despertar interesse e desejo de compra.
- Avaliar e justificar o VALOR DA OFERTA com alternativas concorrentes, na perspectiva do comprador.
- Desenvolver PROPOSTA DE VALOR das oferta de forma clara.
- Conectar a OFERTA com PRODUTOS, SERVIÇOS e SOLUÇÕES da empresa.
Benefícios esperado com o uso das ferramentas
- APRENDER a APRENDER de FORMA CONTINUADA com RAPIDEZ, AUTONOMIA.
- APRENDER FAZENDO com USO DE FERRAMENTAS – integrar aprendizado e trabalho.
- FOCAR em ATIVIDADES, HABILIDADES e COMPORTAMENTOS.
- Obter RESULTADOS IMEDIATOS e ACUMULATIVOS.
- CONHECER a OFERTA na sua visão ampliada – produto, preço, promoção, praça, pessoas, processos e evidências físicas.
- MELHORAR a SELEÇÃO de POTENCIAIS COMPRADORES da OFERTA
- MELHORAR a compreensão do COMPORTAMENTO DE COMPRA da oferta
- IDENTIFICAR mais OPORTUNIDADES de VENDA pela visão ampliada da oferta.
- IDENTIFICAR NECESSIDADES, PROBLEMAS e DESEJOS dos clientes que a oferta atende, com diferenciação.
- CRIAR IMAGENS de SOLUÇÃO que aumentam a PERCEPÇÃO de VALOR da OFERTA
- INFLUENCIAR CLIENTES na SELEÇÃO da sua OFERTA
- AUMENTAR a PERCEPÇÃO de VALOR da sua OFERTA
- JUSTIFICAR VALOR da sua oferta
- Gerar OFERTAS SOB MEDIDA
Kit de Ferramentas
As habilidades e benefícios mencionados podem ser obtidos pelo uso das seguintes ferramentas:
- MIX DE MARKETING – Avaliar os 7P da oferta; decidir a combinação 7P para suportar a PROPOSTA DE VALOR da OFERTA ao CLIENTE.
- MATRIZ DE VALOR – Avaliar a proposta de valor da oferta; 2) Desenvolver a PROPOSTA DE VALOR.
- MENSAGEM DE VALOR – Comunicar o FOCO e SINGULARIDADE da OFERTA com DECLARAÇÕES de BENEFÍCIOS.
- MAPA DE VALOR – Conjunto de ATRIBUTOS de VALOR mais importantes para o CLIENTE e para a EMPRESA.
- Aprender mais rápido uma nova oferta
- Conhecer a Oferta de forma ampliada
- Avaliar o mix de marketing da oferta –
- Avaliar
- Fazer ajustes na Oferta
Saiba mais. Processo de Aprendizado, Inteligência Competitiva, Oferta, Mix de Marketing, Oferta x Produto x Serviço x Solução, Matriz de Avaliação do Valor da Oferta.