O que é RFID e qual a sua vantagem frente ao sistema de código de barras?
RFID é uma tecnologia que incorpora o uso de rádio frequência para identificar um objeto, animal ou pessoa. Vem em crescente uso na indústria como uma alternativa para o código de barras. A vantagem do RFID é que não requer contato direto nem visada direta.
Um sistema RFID é composto por três componentes: uma antena e um transceptor (muitas vezes combinados em um leitor) e um transponder (uma etiqueta ou tag RFID, pequeno objeto que pode ser colocado em uma pessoa, animal, equipamento, embalagem ou produto, dentre outros. Contém chips de silício e antenas que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora. Além das etiquetas passivas, que respondem ao sinal enviado pela base transmissora, existem ainda as etiquetas semi passivas e as ativas, dotadas de bateria, que lhes permite enviar o próprio sinal.
A antena utiliza ondas de rádio frequência para transmitir um sinal que ativa a etiqueta. Quando ativada, a etiqueta transmite os dados para a antena. Os dados são usados para notificar um controlador que uma ação deve ocorrer. A ação pode ser tão simples como criar uma porta de acesso ou tão complicada como “interfacear” com um banco de dados para realizar uma transação monetária.
Sistemas RFID de baixa frequência (30 KHz a 500 KHz) têm curto alcance (geralmente menos de 2 metros). Sistemas RFID de alta frequência (850 MHz a 950 MHz e 2.4 GHz a 2.5 GHz) oferecem maiores distâncias de transmissão (mais de 30 metros). Em geral, quanto maior a frequência, mais caro o sistema.
Saiba mais. Mobilidade; Mobilidade e Valor, BYOD – Bring Your Own Device, MDM – Mobile Device Management, M2M – Machine to Machine, Mobilidade e Unified Communication, Mobile Payment, Topologia Móvel Corporativa, RFID – Radio Frequency Identification.
Saiba mais. SmartPhones – Comparação de smartphones, Android x IoS, Segurança e Mobilidade, Segurança em smartphones, Segurança de aplicativos em smartphones, Apps de Segurança – Android?