O que é frequência e largura de banda?
Freqüência. A taxa com que os sinais de telecomunicações e as correntes elétricas se alteram é expressa em freqüência. A freqüência refere-se ao número de vezes por segundo que uma onda oscila em um ciclo completo. Quanto maior a velocidade ou freqüência, mais ciclos completos de uma onda são concluídos em um período de tempo. Essa velocidade ou medida de tráfego é expressa em Hertz (Hz) nos sistemas analógicos e em bits por segundo nos sistemas digitais.
Largura de Banda. Em telecomunicações, a largura de banda refere-se à capacidade de transmissão e é expressa de formas diferentes para sistemas analógicos e digitais.
Uma onda que oscila 10 vezes por segundo tem uma freqüência de 10 hertz ou ciclos por segundo. Um sinal digital com 64 K bits por segundo terá uma taxa de transmissão de 64 x 1024 bits por segundo. Quanto maior for a freqüência maior de um sinal maior será a largura de banda ou a capacidade exigida para transmitir os sinais. A voz humana não exige altas capacidades, já comunicação de dados, imagem, vídeo, TV e muitas outras aplicações exigem altas capacidades. Isso explica o porquê que a rede telefônica, originariamente projetada para transmitir voz, apresenta limitações para a transmissão de outros tipos e sinais. Essa limitação e demandas de comunicação do mundo moderno são uma das razões do movimento da convergência.